Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por filipenogueira »

Luiz Carlos, posta pra nós o link do adaptador que comprou por favor, to querendo montar um scanner pra mim também e prefiro esse com USB normal. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Filipe
O link para o produto é esse:

https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... v3_parcial

Mas parece que não tem mais em estoque. :smt010
Ou havia muito poucos ou o pessoal do fórum correu para comprar.
Deixe seu email lá para ser avisado qdo chegar em estoque novamente.
Mas não fique triste.
Quem sabe, depois do conversor aprovado, o monzeiros não consiga que o fabricante confeccione o conversor já com capa plástica e pronto para ligar no plugue de diagnósticos do Monza/Kadett? :smt020
Acho que só aqui no fórum ele vai vender um monte desses trequinhos!

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 06 Jun 2012, 09:54, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Todiboa

Obrigado pelas dicas sobre os programas.
Como eu escrevi lá em cima, ainda não escolhi os programas e nem li direito o que cada programa faz.
Gostei do visual do FreeScan, me lembra os painéis dos aviões em que eu trabalhei na juventude. Por isso instalei no meu netbook.
Tenha certeza de que, uma vez confeccionado o cabo, vou fuçar nos vários programas que encontrar por aí, e colocarei todos os meus sucessos e fracassos aqui no fórum, para debates e troca de idéias.
Nada melhor do que várias cabeças pensando junto para resolver problemas. :smt014 ...... :smt021 ... :idea: ... :smt023

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

todiboa escreveu:Olá amigo!Quem bom, você conseguiu um mesmo conversor só que sem o cabo e vai funcionar certamente no ElanScan e no EFI Live. O EFI lista 12 parâmetros contra 13 do Elan.
A vantagem do Elan sobre o EFI live é ter 13 parâmetros e com o interpretador que o amigo MonzaClube da pra ter os dados para melhor comparativos.
A desvantagem é que os dados são todos em off, ou seja, você terá que realizar o scanner e gravar num log para posteriormente analisar os dados.
A vantagem do EFi Live que ter os dados em tempo real não necessitando gravar em log para análise posterior. Os 12 parâmetros podem ser analisados em
tempo real e pode te ajudar a ajustar a marcha lenta, TPS, CO e a Temp.
O único parâmetro que o EFI live não lista é se a ventoinha está ou não ligada (apenas um detalhe), sem contatar que a sua aparência é mais agradável que a do Elan.
Na verdade como já disse antes "Parecem OK RPM, Potenciômetro do CO, MAP, TPS, Bateria e Temperatura, ou seja tens 6 parâmetros úteis, o resto precisa testar e saber o que é!"

Traduzindo o resto não é o que diz no software, assim como acontecia no ElanScan

E para uma boa análise só estes 6 parâmetros são insuficientes, falta principalmente o ponto, que é o melhor item para a análise do motor.

Só concluindo, não adianta aparecerem 50 itens se eles nada significam, é como fiz no ElanScan, deu um trabalham mas identifiquei e me certifiquei de cada parâmetro, 1 a 1 com testes específicos.


Quanto a comprar aqui tem uma lista com vários no mesmo site com alguns ainda disponíveis, porém o cara já dobrou os preços está ficando ganancioso, como já tenho um funcional, não vou gastar R$ 85,00 para testar o adaptador.

https://loja-s.tray.com.br/loja/catalog ... -usbserial
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por todiboa »

Ae MonzaClube, desculpa ae cara a minha intensão não criticar ninguém e sim ajudar os companheiros na escolha do software.

Quanto ao EFI Live já percebi que nem todos os dados que ali são apresentados são confiáveis, é justamente por isso que to na luta de tentar desenvolver um software e buscar o fonte do data stream para poder desenvolver um software de diagnostico que nos dê os resultados mais confiáveis possíveis.

O Elan parece ser um software muito completo, mas como eu disse ele é off e quero tipo um Elan em tempo real e claro que grave os logs para que possamos analisar posteriormente.

To tentando, mas tá difícil achar o fonte do data stream do Multec 700.

Recentemente achei na net um Java ALDL que possui o sistema Multec para os Daewoo Racer que é o kadett na coreia, mas não consegui sequer fazer esse softwre funcionar porque não consegui configurar a porta com.

Assim que eu consegui resultados eu postarei...

Abs!
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

A minha melhor sugestão é fazer o que eu fiz com o ElanScan, fixar as variáveis (está descrito como em cada item no tópico) e depois criar outro interpretador, qual a vantagem que isso teria, por óbvio alguns parâmetros já on line, o principal o RPM para quem não tem e poder fazer os testes com mais precisão, só que não estou a fim de passar centenas de horas com testes e análises de centenas de gráficos até descobrir o que é o que, já fiz isso uma vez, se já deixei um funcional, não vejo a necessidade de fazer novamente para outro, isso sem falar nas dezenas de horas programando a automatização do interpretador.

Não me senti criticado, apenas quero deixar claro as limitações de cada um

ElanScan: preciso e confiável, mas dificil de usar e sem atrativos gráficos

EI LIve: Bonito, simpático, atraente porém com poucos parâmetros confiáveis e pouco útil para diagnóstico do motor, como falei antes ótimo para se mostrar aos amigos, mas não vai resolver e localizar os problemas do motor.

Free Scan: semelhante ao EFI Live, porém com ainda menos parâmetros confiáveis, e ainda pior, o log é muito limitado.

Resumindo: para quer se quer um scanner diagnóstico, para analisar o motor ou para aparecer?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

MonzaClub escreveu
Quanto a comprar aqui tem uma lista com vários no mesmo site com alguns ainda disponíveis, porém o cara já dobrou os preços está ficando ganancioso, como já tenho um funcional, não vou gastar R$ 85,00 para testar o adaptador.
Na verdade todos esses conversores que ainda existem em estoque já custavam mais. Eles não são iguais aos que esgotaram, são mais completos e acho que não servem para nós.

Antes de comprar o meu, examinei detalhadamente as características e preços de todos eles.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Hoje como estou com o Monza em Canela fiz um teste analítico com o EFI Live

Vantagens:
- Consegue ler diretamente os códigos de erro, pelo menos para os que testei que foram a falha do MAP e do sensor de CO acusou perfeitamente, não apaga os erros mas basta desligar a bateria por 10 segundos.
- Consegue verificar on-line os seguintes parâmetros: RPM, IAC, MAP, TPS, Temperatura do Motor, Voltagem do alternador/bateria, Voltagem do potênciômetro de CO (testados e conferidos) e provavelmente também o VSS.

Desvantagens:
- Até consegue fazer log, mas é travado cheio de erros, exporta em CSV separado por vírgulas com o sinal decimal também com vírgula, resultado um nó total praticamente inviabilizando qualquer tipo de geração automatizada de gráficos para análise, só acertando manualmente todos os valores com os vistos on-line, rezumindo inviável.
- O que ele diz ser avanço do ponto pode ser qualquer coisa, mas ponto não é fiz o teste específico de travar o avanço em zero para a regulagem do ponto e o sinal nem alterou, ou seja o principal item de análise não está presente, nem mesmo analisando o log individualmente.
- Além de não ter o avanço também não fornece indicação de consumo (apesar de eu achar que o que ele diz ser avanço possa vir a ser o cunsumo, mas não fiz teste de cut off para o teste), indicativo de ar acionado, indicativo da eletro ventoinha do motor acionada, Aceleração, potência desenvolvida (como dinamômetro caseiro), indicador de marcha ascendente acionada, e código lampejante acionado. Ou seja tem 8 parâmetros a menos.

Ou seja a grande funcionalidade extra dele é a verificação dos códigos de erro on-line e poder regular on-line o potenciômetro de CO, apesar de existir uma discrepância de 0,03 V, mas disprezível no real e o acusado.

Vou passar a usá-lo agora só para estas 2 funcionalidades, para o restante o interpretador do ElanScan é superior.

Além disso caso queiram usar o ElanScan on-line é só usar a tabela abaixo:

Real---------------------Parâmetro do ElanScan----------Valor de correção
MAP Volts---------------BatteryVolts----------------------Dividir por 5,14
Potenciômetro do CO--Spark Advance------------------Dividir por 18,21
Voltagem Bateria-------Engine run time----------------Dividir por 10
RPM Throttle %--------RPM------------------------------Multiplicar por 60,1
Velocidade--------------DRP interval--------------------Dividir por 2 para câmbio automático e por 4 para câmbio manual
Consumo---------------Flags 12--------------------------Multiplicar por 0,071453 para l/h
Temperatura-----------Coolant temp.------------------Direto
TPS----------------------TPS voltage---------------------Direto
Ar Cond Acionado------Flags 46-------------------------Direto
Vent Motor Acionado----Flags 48-----------------------(0 desligado 1 ligado)-Atua em faixas ajustadas pelo Excel
Marcha Ascendente-------Flags 58----------------------(0 até 204 desligado, Valor acima de 205 ligado)
Atuador da Lenta----------IAC position-----------------Direto
Avanço da ignição---------Air/fuel ratio---------------Direto
Cód Lamp Acionado---------Flags 52-------------------Direto

Não que eu ache que isso seja eficaz, por isso fiz o interpretador off-line
Responder