Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

todiboa escreveu:Ae monza usamos este hardware: https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb.
Esse hardware é 100% funcional em nossos multec 700, não é necessário realizar a construção do hardware e tem mais é USB e Windows 7 x86 e x64.
No EFI Live e ElanScan funcionou 100%. Ideal para quem não quer passar pela incerteza de montar o esquema e comprar um adaptador de serial to USB que não funciona. (por experiencia própria, fiz o esquema e comprei o adaptador e não rolou).
Primeiro há algo errado na tua citação, não deu para entender direito como teria ligado direto sem o hardware, pois haveria no mínimo a necessidade de ligar diretamente os sinais de 12V, terra e sinal portador, se não usou o hardare do scanner como é que tu fez a ligação destes 3 sinais na ECU como foi a pinagem de conexão?
todiboa escreveu:Aproveitando monza, seguinte cara foi você que fez o datastream do EFI né, então cara estou estando programação e to querendo fazer um software de diagnostico para nossos possantes multec 700.
Tem como você me passar datalhadamente o esquema do datastream de como converter um pulso ou dword em um valor de sensor para que eu possa fazer um software mais adequado?
Se puderes me ajudar eu agradeço e ao cara que fez o scanner com o Elan, se puderes também me passar os detalhes eu arrisco fazer um software na faixa.
Não mexi com o datastream, nunca achei nenhuma referência a respeito, apenas usei o log de saída do ElanScan identificando cada sinal e ajustando os valores através de constantes ou funções de ajuste, para obter os valores finais de referência tabelados.
Avatar do usuário
ronielegervasio
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2010, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por ronielegervasio »

Eu fiz igual o todiboa.

Acho que quando ele disse "não construir hardware" quiz dizer que não precisa fazer os esquemas de plaquinha, soda etc.
Compramos essa plaquinha que converte direto no USB, só precisa ligar os cabos.
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... &start=90


No meu monza funcionou perfeitamente. Gastei R$ 54,00 no conversor.Funciona tanto no EFI Live quanto no Elan.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Pego do Kadetteiros:
liga o negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

todiboa escreveu:Hardware: https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb.
Esse hardware é 100% funcional em nossos multec 700, não é necessário realizar a construção do hardware e tem mais é USB e Windows 7 x86 e x64.
No EFI Live e ElanScan funcionou 100%. Ideal para quem não quer passar pela incerteza de montar o esquema e comprar um adaptador de serial to USB que não funciona. (por experiencia própria, fiz o esquema e comprei o adaptador e não rolou).
Pego a pinagem do site dos Kadetteiros

liga o negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL
Imagem
Imagem

Só acho que não vai rodar a voltagem do alternador, pois não há leitura da voltagem via scanner, mas é só um item perdido.

Vou testar, mas como o Monza está a 120 km da minha casa isso pode demorar um pouco.

Só que não tem mais disponível no estoque! Vou tentar ligar com os que tenho sem a interface de hardware conforme a pinagem acima, isso é, quando eu subir à Canela.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pessoal, acabo de comprar o conversor citado pelo colega Todiboa.
O que eu comprei não é NET, mas é TIPO NET. :lol:
Falando sério, trata-se do mesmo conversor, está à venda na mesma loja, é bem mais barato e não precisa do cabo USB

Imagem do conversor que eu comprei:
Imagem

Imagem do conversor mostrado pelo Todiboa:
Imagem

Se der certo, é só bolar uma caixinha plástica, ligar nele um cabo de mouse velho devidamente modificado e terei um escaner da melhor qualidade. :smt023
O netbook levinho, com alta autonomia de bateria e tela de 10 pol já está aqui, só esperando... :smt025

Imagem

Imagem



Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Luiz o EFI live apesar de mais bonito, não tem todos os parâmetros do ElaScan, também não vi a geração de log de saída, então apesar de mais complicado de usar, como scanner o ElanScan é bem superior e como aparentemente o adaptador funciona em ambos prefira o ElanScan, o EFI Live fica mais para magrão querendo impressionar do que um instrumento de análise e reparação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

MonzaClub20EFICHZ
O programa que eu instalei no netbook foi só para 'figuração'. É o Free Scan:

Imagem
Na realidade só depois de ver se o conversor funciona legal é que eu vou escolher o(s) programa(s).
Começarei relendo todo o seu tópico para saber em detalhes qual software vc recomenda.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por todiboa »

Olá amigo!

Quem bom, você conseguiu um mesmo conversor só que sem o cabo e vai funcionar certamente no ElanScan e no EFI Live. O EFI lista 12 parâmetros contra 13 do Elan.
A vantagem do Elan sobre o EFI live é ter 13 parâmetros e com o interpretador que o amigo MonzaClube da pra ter os dados para melhor comparativos.
A desvantagem é que os dados são todos em off, ou seja, você terá que realizar o scanner e gravar num log para posteriormente analisar os dados.

A vantagem do EFi Live que ter os dados em tempo real não necessitando gravar em log para análise posterior. Os 12 parâmetros podem ser analisados em tempo real e pode te ajudar a ajustar a marcha lenta, TPS, CO e a Temp.
O único parâmetro que o EFI live não lista é se a ventoinha está ou não ligada (apenas um detalhe), sem contatar que a sua aparência é mais agradável que a do Elan.
O EFI live você também pode gravar logs para analises posterior sendo tudo assistido no EFI live. O problema é a velocidade que o log que corre é quase na velocidade da luz e dificulta a analise em off.
Você pode também no EFI live exportar os dados para para os formatos CVS, TXT, XLS, DOC... a desvantagem é que os dados ao exportar para CVS ou qualquer outro formato não sai formatado igual ao Elan dificultando o entendimento via arquivos.

O que você pode fazer amigo é usar os dois de acordo com sua necessidade. Tanto o Elan quanto o EFI live vai te trazer os resultados que você deseja coletar.

Agora não é querer desanimar não, mas vejo que estás muito afim de usar o FreeScan, mas eu não tive sorte com ele e com nenhum outro nem mesmo o Auto OpelScanner.
Se conseguir usar o FreeScan com sua placa, me diga como fez pois que usar no meu também...

Quanto a ideia de quem fez o Elan e o interpretador e o EFI live eu só tenho a agradecer, pois finalmente temos um scanner mesmo que somente leitura mas já da pra se ter noção de um possível defeito em algum sensor e saber se realmente os mexanicos estão nos enrolando...
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
Responder