Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

prjerry escreveu:Valeu Carlos! vou fazer este teste amanhã, fiquei preocupado pq queimou mais um modulo hey esta semana e percebi que o motor tava quente demais após eu ter rodado menos de 5 Km qdo fui trocar o módulo quase não conseguia segurar o parafuso que prende a tampa do distribuidor, de tão quente. Comprei Hey Delphi, nova tampa de distribuidor Delphi, Bobina impulsora Delphi e Bobina eletrica GM, pra ver se para de queimar o Hey, mas essa temperatura num deve ta normal, tenho que ver esse lance da válvula.

abs

Jerry

O motor em temperatura normal e uso, não se consegue segurar em suas peças mesmo. É muito quente para toque de pele humana.
Está trocando peças boas por peças novas. Não recomendo esse procedimento. Recomendo que faça avaliação para descobrir qual é o motivo da queima do HEI ou se o defeito é outro e a queima do HEI está sendo mal avaliada.

Os principais motivos de queima do HEI é o alternador fornecendo tensão superior a 14,5v, muitas vezes esse sintoma ocorre de forma intermitente, o que dificulta a avaliação do reparador. Por isso, deve monitorar a tensão através do voltímetro do painel. Fuga e vazamento de alta tensão, cabos e velas com aplicação incorreta, ou seja, não supressivos e falta de pasta térmica no HEI também contribuem para queima do componente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por prjerry »

Obrigado Carlos, esta novela do HEY ja vem me irritando a um tempo, já medi a tensão e sempre carrega dentro dos padrões, fico de olho no voltimetro do painel e ele ta sempre entre o meio e pouco antes do 3/4, já procurei por fulga de corrente nos cabos e tampa do distribuidor e não localizei nada anormal, os cabos de vela e velas foram trocadas conforme as especificações em janeiro, e eu pessoalmente apliquei a pasta térmica no HEY conforme todas as dicas dos tópicos aqui do monzeiros... mas mesmo assim o ultimo HEY< um magneti marelli durou exatos 4 meses... Vejo vc e outros colegas aqui do monzeiros dizer que ficam anos sem trocar o HEY e não consigo me conformar com a queima constante no meu monza, é terrível sair com o carro sem segurança... Por isso resolvi trocar td por marcas Delphi e GM, como última tentativa de resolver, caso não dê certo, vou economizar e comprar um vectra, queria deixar o monza como patrimônio da família, mas como tá não compensa, um módulo hey Delphi é R$150,00, imagina um a cada 3 ou 4 meses!!!! Bom é isso, to enchendo o tópico com o assunto errado rsrsrs, foi só um desabafo.

abs

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom pelo que entendi, será a primeira vez que colocará o HEI da Delphi. Tenho amigos que tiveram problemas com HEI Magneti Marelli e outros que não chegou nem a funcionar o carro. Bom... depois dessas experiências de amigos eu não confiaria nesta marca para o HEI do Monza, embora seja uma marca reconhecida no mercado de reposição.

Ocorre muitas vezes, como já comentado aqui no fórum de erro de avaliação. É comum o carro parar e os reparadores já condenarem o HEI, mesmo sem fazer avaliações ou ainda fazendo avaliações erradas. Muitas vezes resolvem o problema, pois trocam tudo por segurança, mas culpam o HEI. Nem sempre é o HEI o problema e nem sempre está com defeito.

Penso que deve descobrir o defeito, se há algo causando o problema suposto no HEI, ou se o defeito é outro e sempre usar peças de boa qualidade, recomendada pela montadora.

Quanto a outros veículos, devo informar que tanto o Vectra/Astra/S-10, bem como o Corsa tem defeitos comuns nas suas bobinas de ignição e peças de boa qualidade não são tão mais baratas que o HEI do Monza. Esse exemplo é só para mostrar que todos os carros de qualquer marca ou modelos tem seus problemas mais comuns.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por prjerry »

Salve Carlos, é sim a primeira vez que vou colocar o Delphi, aqui nas lojas perto de casa só acho MTE e Thomson, encomendei na Nafil o conjunto todo Delphi e a bobina de ignição original GM, morri em quase 500 reais mas se resolver o problema ficarei feliz! Comprei um regulador de tensão também mas não conferi qual a marca do meu alternador, portanto não sei se será utilizado inicialmente, mas esta parte de alternador vou deixar para um eletricista checar para mim. Quanto aos problema do HEY sempre que parou troquei na hora (vacinado sempre carrego um modulo reserva) e funcionou o carro imediatamente, por isso julgo que seja problema no HEY mesmo, agora a causa da queima ainda é mistério, sempre que peço um eletricista ele fala a mesma coisa, "agora ta tudo certo essas coisas tem que olhar quando dá o defeito" assim nunca consigo descobrir a causa, a bobina impulsora pode ser a causa haja vista ter uns piques na capa do fio o que pode indicar problemas internos nos fios, a tampa do distribuidor está com os polos bem gastos também é da marca Delco desconfio que original do carro. Comprei também o chicote de 4 vias que sai da bobina de ignição que foram amarrados a bobina por estarem frouxos, e a bobina GM comprei pra completar... Quando a encomenda chegar vou trocar td (já to pensando na luta para tirar o tal pino pra trocar a impulsora rs) e vou improvisar fios da bateria para dentro do carro com um multimetro digital para vigiar o carregamento um tempo, enfim.. quanto a trocar o monza, é só desabafo afinal fora o HEY ele nunca me dá trabalho rsss

Obrigado pela atenção e abs.

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Jerry, ao trocar o HEI e funcionou, colocou a peça velha novamente para ver se o carro não funciona? Se não o fez não tem 100% de certeza de que o HEI estava com defeito. Um defeito muito comum é de mal contato na bobina impulsora entre os fios e os terminais, onde são prensados. Ao fazer movimento restabelece o contato e tudo volta a funcionar.

Por isso sempre digo para fazer as avaliações corretas. Quando digo que ao veículo para de funcionar, primeiro devemos verificar se há ou não faísca.

No caso do Monza e Kadett EFI, se não há faísca saindo da bobina de ignição, verificar ainda se a bomba de combustível gira ao dar a partida, ou seja, no momento em que o motor de arranque está virando e se o bico pulsa. Apenas verificar se a bomba funciona ao ligar o contato não serve para avaliação.

Se esses 3 itens não está funcionando, está claro que o defeito é de falta do sinal de rotação e 99% é de defeito da bobina impulsora. Se um desses três itens funcionam, a bobina impulsora pode ser descartada para o defeito.

São testes simples e rápido onde se toma um rumo para avaliação e reparo do problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por prjerry »

Carlos, guardei o ultimo modulo HEY "queimado" vou coloca-lo de volta e ver se funciona, os demais testes nem adianta fazer agora pq o carro ta pegando que é uma beleza, bateu pegou!!! Espero que tão cedo de problemas novamente, mas se der farei todos os testes, a bomba aciona sempre, mas vou verificar o bico, e verificar se tem faísca na bobina de ignição. Abs.

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lembre-se que a bomba funciona normalmente ao ligar o contato. Esse momento não serve para essa avaliação. Tem que ser no momento em que liga o motor de arranque. EX. ligou o contato a bomba de combustível funciona emitindo o ruído e para segundos depois. Ao dar a partida, motor de arranque gira, mas a bomba de combustível não gira e não emite ruídos.

Ao ligar o contato a bomba vai funcionar sempre desde que o defeito não esteja nela.

Para ouvir a bomba funcionando ao acionar o motor de arranque, vai precisar de mais uma pessoa. Uma dá a partida e a outra fica ao lado da roda traseira direita para ouvir a bomba funcionando.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
sjmoreno
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 150
Registrado em: 15 Jun 2010, 17:36
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por sjmoreno »

consegui calibrar o marcador de temperatura segui passo a passo o que o leocastro postou e deu td certo ficou muito bom .
Responder