Sistema ABS monza 92, é possivel?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:vc diz para colocar o sistema do vectra b 5.0 e disse que teria que adaptar o eixo (alargando) porem se colocar o sistema de freio a disco do vectra evitaria essa adaptação de eixo nao eh?
de qualquer forma é preciso fazer essa modificação no eixo do monza. tanto faz se é o 5.0 ou 5.3 vectra B, é preciso aumentar o diametro do eixo pra poder entrar o sensor do ABS. nesse imagem mostra oque se deve fazer. se aumenta pra 65mm como o do vectra,astra,zafira. a questao nao é o freio em si e sim o sensor. depois é preciso fazer um suporte pro cabo de freio do monza. apenas isso se faz e ja ta instalado o sistema do vectra traseiro. ABS + Disco Traseiro
Imagem

nessa outra explica bem oque se pq se deve alargar o furo pra 65mm
Imagem
LeandroConstantino escreveu:Eh possivel adaptar os discos de freio com eixos no quadro do monza (plug and play) ou tenho que trocar tudo incluindo o quadro?
nada disso, como expliquei acima, fazendo o aumento do diametro do eixo original do monza ja se instala o sistema de disco traseiro do vectra que pode ser vectra B ou C.
LeandroConstantino escreveu:Ja na dianteira vc me informa que teria que troca o homocinetica e adaptar os sensores sera que tambem nao seria possivel adaptar isso ja do vectra?
a instalação do suporte do sensor e o sensor tem que ser do vectra B. ou seja tem que instalar do vectra com homocinetica ABS mesmo senao nao funciona.

obs: de preferencia pra modulo ABS Bosch 8 dos vectra C 2009-2011. esse ABS é moderno e a instalação e captação do sensor dianteiro é via homocinetica. bem mais simples sua instalaçao.
obs: pode colocar a pinça dianteira do vectra B sem adaptar nada, tanto a pinça-pastilha-disco-defletor. apenas isso e teu carro ta completo com ABS nas 4 rodas e com freios muito eficientes bem mais que qualquer monza ja fabricado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo esses módulos tem o EBD ou só o ABS,
Para quem não sabe, o ABS significa Anti Break System traduzindo é Sistema Anti Travamento, não permite que as rodas travem em situações de emergência onde as pessoas normalmente enfiam o pé no freio evitando assim a derrapagem ou aquaplanagem e deslisamento em condições de chuva.
O EBD é electronic brake distribution que significa, distribução eletronica do freio, tem a função de distribuir a frenagem em várias condições uma delas é em curvas onde a roda interna a curva não necessita de tanta pressão no freio quanto a externa a curva que está suportando todo o peso da inércia, e ainda girando em maior velocidade, este sistema ajuda muito com isso, inclusive pode aumentar a vida útil dos pneus nestas condições...

ABS e EBD é um sistema completo de freio... se for assim nesses módulos o monzão fica show com isso... é uma coisa que todo monzeiro apaixonado pelo carro poderia investir, mesmo que ache o freio do monza suficiente, mas fazendo isso ganha-se e MUITO em segurança, colocar um sistema desses vai muito além de segurar o carro em altas velocidades, muitos pensam que quem coloca isso é porque anda em alta velocidade, e não é, é um conforto a mais no carro e que o Rafaelo há de concordar, VALE MUITO O $$$ investido... quando eu deixar meu monzão zero bala quero colocar isso... talvez ano que vem eu consiga, este ano estou levantando o carro, pois ele está num estado de dono relaxado, condição de antigos donos cúpins de carro, sorte que caiu na minha mão a tempo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Sou leigo no assunto, mas acredito que um sistema desses ficaria bem mais eficiente que qualquer monza hi tech. Estou certo?!

Imagina um monzão rodando de ABS e EBD ein.... show de bola! rsrs
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ficaria muito bom mesmo. Mas, não tenho muitas informações sobre o assunto, se não estiver enganado, quando com os dois sistemas (ABS e EBD) o módulo se comunicam com a UCE via CAM, o que na teoria não daria certo no Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo esses módulos tem o EBD ou só o ABS
o modelo 8.0 apartir 09 a 2011 tem EBD e nao tem comunicaçao com a ECU-IE. agora o 5.0 e 5.3 ate 2005 me parece que nao.
detalhe o 8.0 >09 ja nao tem mais controle de tração. os outros que citem tem.
vrsilva escreveu:fazendo isso ganha-se e MUITO em segurança, colocar um sistema desses vai muito além de segurar o carro em altas velocidades, muitos pensam que quem coloca isso é porque anda em alta velocidade, e não é, é um conforto a mais no carro e que o Rafaelo há de concordar, VALE MUITO O $$$ investido...
exatamente, se parecer um pobre cachorro na tua frente pode meter o pe do pedal do freio que nao trava as rodas. e detalhe quando estiver freiando se pode é DEVE cortornar com o pe freiando... ou seja se pode fazer curvar com o pe do freio e nao derrapar. o ABS do monza era um versao bem limitada de 3 canais, 2 frente individual, 1 traseiro total esse ABS poderia fazer o carro derrapar... alem que nao possuia distribuição. assim o com o Omega A nao sao ABS "100% confiaveis" sao de baixa precisao. devido a limitação tecnologica da epoca mas era melhor que nada isso podem ter certeza.

o ABS funciona em tudo, desde gelo na pista ate saibro e nao so chuva. é um otimo item de segurança

vale sim, nao so pelo ABS mas pelo poder de frenagem maior que o vectra tem sao discos maiores e tem pinça dupla na traseira e todo o sistema é atualizado vale muito o investimento que nao é pouco.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Ficaria muito bom mesmo. Mas, não tenho muitas informações sobre o assunto, se não estiver enganado, quando com os dois sistemas (ABS e EBD) o módulo se comunicam com a UCE via CAM, o que na teoria não daria certo no Monza.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, nao existe comunicaçao com a ECU(injeçao ou modulo extra) é totalmente autonomo isso na versao 8.0. a instalaçao eletrica é mais simples que um alarme. se liga os 4 sensores,fio do pedal do freio(indicando que esta freiando), luz abs, negativo, positivo, pos chave, e só. muito facil a eletrica... por isso vale apena instalar se tive-se comunicaçao com a ECU da IE na versao manual dai nao daria certo com certeza.

essa versao que su se refere portas CAN L-H so é aplicada ao ABS automatico <5.3. por isso tem que ficar atendo ao comprar o equipamento e escolher de vectras,zafira,astra manual.

a bomba(ABS) e o modulo ECU(ABS) sao uma unica peça incorporadas. isso foi implementado desde a versao 5.0 ate hoje versao 8.0

*o monza e o omega A sao versao 2.0 de 3 canais e usam ECU separadas da bomba hidraulica. bem inferiores em desempenho que os atuais ABS 5.3 ja que esse é bem leve apenas 2,5kg e bem pequeno.

pra quem curiosidade de ver onde instalei o meu. usei o suporte original modificado e utilizando os parafusos do coxim traseiro. ficou bem firme,sem furar nada,discreto,e de facil manutençao.
Imagem
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então Rafaelo, andei lendo algumas matérias sobre ABS e EBD de última geração, e pelo que entendi a UCE de IE se comunica com a UCE do ABS via CAN. Vou tentar procurar essas matérias para tirar essa dúvida. No sistema ABS creio que não teria problemas, mas ABS com EBD seria o problema e foi o que entendi. Em todo caso, não tenho muito conhecimento sobre essa assunto.
Hoje, os carros modernos estão vindo com módulo de motor, módulo de câmbio e módulo de carroceria e todos se comunicando entre eles através do CAN.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema ABS monza 92, é possivel?

Mensagem não lida por teste »

Rafelo.. caramba ate abs no monza... seu monza não vai ter pra ninguem...
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Responder