EFI álcool, quando esquenta falha muito

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

ok Carlos, bem notei algo de estranho no esquema que postei mesmo.

vou tentar tempo amanhã para checar fiação, reles, scanner na injeção, troca do sensor da temperatura. Vamos ver se algo se altera, postarei novidades.

por hora agradeço com a ajuda.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

como podem ver, nem eu sei de onde tirei tanta vontade de estudar carro hoje :smt021 , é incrível como uma injeção rotulada como burra possui tantas informações, bem, afinal até carburador tem.


queria postar aqui novo esquema, encontrado no dr ie, que comprova o que o Carlos disse, o sinal de alta da ventoinha vai do rele de alta direto para ela.
Imagem

agora que intendi um pouco mais desse sistema, vou conferir o seguinte: (o problema acredito estar relacionado ao mau funcionamento da CTS ou elétrico geral)
-troca do CTS
-fiação da ventoinham, do CTS, do alternador
-aterramento carro
-estado da caixa de fusível
-eletrônica da UCE
-comutador de partida e rele auxiliar.

claro partindo do mais simples.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não troque peças sem antes testar e avaliar. Todas as peças do sistema elétrico e de injeção eletrônica dá para fazer medição. Trocar peças boas por peças novas, além de aumentar o custo e tempo da manutenção, pode adicionar mais um defeito ao que já está, complicando ainda mais a avaliação e reparo.

PS: Nesse segundo esquema, deve ficar claro que a ventoinha não tem 3 fios. Os dois de cor verde é na verdade um só, pois a ventoinha tem dois fios, uma só velocidade, e a 1ª velocidade é feita pela resistência em série com circuito.
Outra coisa, somente os modelos com ar condicionado tem funcionamento em duas velocidades e por conta disso, 2 relês.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Algumas coisas não ditas:
1) Pergunta trocou o bico injetor de gasolina para álcool? Se não trocou está com a vazão errada de combustível, 30% menos aproximadamente, quando frio tudo bem porque a ECU "enxarca" para compensar o motor frio e "afogar" o sistema, mas quando entra em regime de temperatura normal, o motor vai ficar devendo, bem como tu relatou.

2) Achei muito estranho esta questão de o motor enlouquecer com o acionamento da ventoinha, pelo que entendi, funciona normal se deixar a ventoinha desligada. Parece-me que está retornando um sinal a ECU e ela está "pirando", sugiro que monte o meu scanner (link na assinatura) e faça os testes padrões 1 e 2 e veja como se comportam os gráficos da temperatura e do acionamento do ventilado, dúvidas pergunte. e quiser usar o Kaptor, olhe com calma os logs de temperatura x tempo e ventilador x tempo, coloque-os em gráfico para melhor observação, se não souber como me mande o log do Kaptor. Mas peça o log ao mecânico, só olhar os números do scanner de mão não serve para quase nada, é sinal de falta de conhecimento em análise, para não dizer diretamente incompetência.

3) Já que tem os esquemas elétricos confira-os com multiteste e paciência.
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

Boa noite.
Carlos a. Freire, as peças trocadas que citei, são peças que eu tenho guardada, testadas e funcionando, sobraram tudo de revisão preventiva exagerada que realizei. rsss.
Utilizo para substituir para ver se acontece alguma alteração nos sintomas.

MonzaClub20EFICHZ, o bico foi substituído pelo bico branco do monza álcool para compensar o combustível,
a muito tempo já tenho intenção de construir o scanner do seu projeto, infelizmente não poderá ser nesse momento, mas confesso que já me cocei aqui com essa ideia.
vou utilizar o kaptor pois tenho acesso por um grande amigo mecânico, sobre os logs, eu vou providenciar sim.

de novidades, segunda feira muito corrida, fui ao mecânico para pegar um sensor CTS que o mesmo tem parado lá, mas reparamos que o carro só deu uma leve ameaçada de falhar, e já não aconteceu como antes. Então acabei nem trocando ainda.
combinamos de eu ir testando, se voltar acontecer, ai ligaremos o kaptor e rodar com o carro para analisar o defeito.

eu sei que o problema não foi solucionado, pois até chegou a falhar por um momento, o estranho ele teve variação, antes era sempre na mesma temperatura, não tinha erro, agora está irregular e acontece bem de vez em quando.

por enquanto, esse post serve apenas de informação, vou seguir testando para não ser precipitado, levando em consideração que hoje está mais frio aqui na cidade.

obrigado pela atenção
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Muitos dos problemas tem causa em mal contato em chicote ou aterramento deficiente. Se trocar peças sem fazer os testes de seus funcionamentos, pode complicar a avaliação, pois entende que a peça está boa, mas a UCE não está recebendo o sinal corretamente. Por isso sempre digo para fazer os testes e não trocar peças boas por peças novas.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Carlos A. Freire em 10 Abr 2012, 11:45, em um total de 1 vez.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por waldir »

Lembro que se não fizer o sangramento de ar no pé do sensor CTS ele passará informação indevida sobre a temperatura e a UCE
vai 'embaralhar' um pouco.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

olá pessoal, estou retornando novidades sobre o que verificamos.
o problema de falhar ao esquentar desapareceu no momento que abasteci gasolina.
já tenho convicção que meu módulo EFI de gasolina não aceita por algum motivo o álcool.
isso foi grande surpresa para mim, eu esperar que fosse como dizem injeção burra, eu não consigo imaginar o pq de quando chegar a 80º o carro começar a falhar.
será que diminui tanto assim a mistura?

vou falar com um pessoal da cidade que meche com injeção e remapeamento, ver se trabalhar a EFI, caso contrário esse investimento pode ser melhor aproveitado trocando todo o sistema já por um mais eficiente.

obrigado pela colaboração até o momento.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Responder