EFI álcool, quando esquenta falha muito

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

então, estou pensando em um esquema aqui, pois no efi é o módulo de injeção que ativa a ventoinha.
acredito que o carro não deu nenhum defeito novo, mas sim foi causado em algo que foi mexido nesse trampo que ele passou.
desconfio entre sensor, aterramento, alternador.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

entao amigo
no EFI o mudulo de injeçao aciona um rele que fica na caixa de fusivel.dele vai para a ventuinha.
pode ser problemas de aterramento ou mesmo na caixa de fusivel.faça o teste de ligar direto que fica descartando o rele.
sobrando alternador e aterramento do motor.faça a ligaçao direta que fica mais façil identificar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Enquanto a pressão da linha de combustível estiver baixa, disse que está com 1,6 bar, o motor não funcionará corretamente. A pressão deve ficar entre 1,9 e 2,1 bar. Depois de resolver esse problema se parte para nova avaliação caso ainda tenha algum sintoma anormal.
Para ajustar o índice de CO, deve colocar o analisador de gases no escapamento e fazer o ajuste. Colocar por tensão nunca saberá se está no ideal para o seu motor. Se tiver algum problema de queima, parte elétrica a tensão pode não ficar dentro da média entre 1,5 e 1,8vcc.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

ok carlos, eu tenho sonda instalada, vou ficar de olho.

mas agora mesmo mexendo ali, estou começando a desconfiar de problemas bestas, pois de mexer nos conectores da ventoinha, do sensor de temperatura, foi tudo que fiz e já teve alteração no carro.

sei lá, não vou me precipitar, vou deixar ele descansando, e amanhã começo o dia para ver se ele vai estar do mesmo jeito.

sobre a pressão do combustível, eu acredito que o MANOMETRO (edit: disse erradamente dosador) não esteja fiel, pois eu liguei ele na linha de retorno, eu não liguei ainda o dosador hpi, está o original, e o engraçado é que quando eu solto o parafuso dele, dá mais pressão, então imagino eu que ele esteja pressurizando a linha antes dele, por fim eu tornei a aperta-lo, e o carro acelerando agora com turbo alimentou muito melhor, deu para dar umas pisadas.

amanhã espero ter novidades.
Editado pela última vez por leonardo_foz em 08 Abr 2012, 21:53, em um total de 1 vez.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Coloque o manômetro na entrada do TBI para conferir a pressão vazão e estanqueidade. Em outro ponto que não seja entre a bomba de combustível e entrada do TBI a leitura será falha. Nessa condição, deve ficar entre 1,9 e 2,1 bar, sendo ideal em 2,0 bar.

Estando a pressão e vazão corretos, passa para outro ponto na avaliação. No caso, teste de funcionamento de todos os sensores, testando um a um e confrontando os valores com a tabela fornecida pela montadora. De preferência, que esses testes sejam feitos com veículo em movimento ou simulando as condições em que ocorre o sintoma. O que me preocupa são as adaptações que vai nos contando aos poucos:

" possuo agora um kadett efi 95/96 gasolina que agora está rodando no álcool ... acredito que o carro não deu nenhum defeito novo, mas sim foi causado em algo que foi mexido nesse trampo que ele passou... ok carlos, eu tenho sonda instalada, vou ficar de olho..."

Outra coisa, aterramento se faz inspeção visual e a confirmação medindo tensão. Sem medir tensão não podemos afirmar se o aterramento está ou não com problemas.

Quem aciona a ventoinha no sistema EFI é a UCE, com base nas informações do sensor de temperatura CTS, que fica no alojamento da válvula termostática. Se por algum motivo não receber o sinal do CTS, como por exemplo mal contato no chicote, o que é comum, a UCE entrará em modo emergência, disparando a ventoinha na 2ª velocidade.

Se a 1ª velocidade está com defeito ou não está funcionando, que em geral a causa é a resistência que fica junto com a ventoinha, faça o reparo. Um problema ou mal funcionamento da duas velocidades, poderá comprometer o sistema de ar condicionado.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

carlos, eu disse dosador e não manômetro, mas você interpretou corretamente.

sobre as adaptações, a sonda está a parte da UCE, ela apenas está ligada a um multímetro com a função de hallmeter para eu analisar a mistura.
do trampo que eu disse que ele sofreu, está incluso troca de velas por mais frias, trabalho no alternador preventivo trocando peças, retifica do cabeçote, troca total de mangueiras, lavagem do compartimento do motor, troca de juntas e retentores, troca de bomba da água... enfim, apesar de turbo prezo por originalidade do conjunto, e a manutenção em dia e bem feita.

como naturalmente recomendado, não substitui os pistões, para propositalmente ficarem destaxados devido turbo.

o manômetro no meu caso vai ficar após a TBi, pois vai possuir um dosador HPi na linha de retorno, sendo assim ele vai monitorar a pressão entre bomba e dosador.

sobre o que você citou sobre o CTS, algumas coisa eu sabia, mas interessante pois no meu caso ele não ativou o segundo estágio da ventoinha, e pelo que sei se a UCE não receber sinal nenhum dele tipo cabo desconectado, o carro desliga.

É possível que na revisão que foi feita no alternador, alguma peça interna dele pode ter relação com esse problema?

amanhã quando eu testar o carro a partir de frio, espero dar novas noticias, mas eu imaginei que quando ativa a ventoinha, ele afeta corrente ou aterramento do carro, som continua ligado, mas ele pode estar sobrecarregando a UCE. sei lá.. vou resolver e vamos compartilhar isso.

abração e obrigado pela atenção
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

esquema elétrico da ventoinha do efi
Imagem

se a ignição passa pelo relê e vai para o UCE, como vai fechar o relê para bateria até a ventoinha?
a resistência deve possuir uma linha em paralelo, pois desliguei ela e o segundo estagio ativou.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse esquema está errado. A resistência deve ficar apenas após o relê de baixa velocidade, e no caso, os dois relês estão entrando na resistência. Ou seja, na configuração desse esquema, qualquer um dos dois relês vai passar pela resistência e só terá a 1ª velocidade. A tensão é direto da bateria e pós chave como pode ver nesse esquema. Quem aterra o relê é a UCE através dos terminais "A3" e "C1', conforme a necessidade de velocidade 1 ou 2. Vale lembrar que apenas os veículos com A/C tem duas velocidades.
Eu disse para colocar o manômetro a fim de teste e avaliação para sanar um sintoma que postou. Aferiu a sonda com analisador de gases para saber realmente se a mistura está dentro do ideal?

Agora disse que o carro o carro está adaptado ou sendo adaptado para o turbo... mais outra informação que não tinha passado...

Com relação a adaptações, não posso ajudar. Todos aqui sabem que não sou adepto a modificações que alterem o projeto do carro (Turbo, álcool X gasolina, rebaixar suspensão, tunning...), mas respeito a todos.

Você disse:

"- sobre o que você citou sobre o CTS, algumas coisa eu sabia, mas interessante pois no meu caso ele não ativou o segundo estágio da ventoinha, e pelo que sei se a UCE não receber sinal nenhum dele tipo cabo desconectado, o carro desliga."

Sua informação está errada ou equivocada. No Monza e Kadett EFI, sem o sinal do CTS o carro funciona normalmente, onde a UCE adota os valores médio, liga a ventoinha e acende a luz de anomalia, para que o carro chegue a uma oficina para fazer o reparo. Com carro funcionando, desligue o cabo do CTS que deve acontecer isso que disse. O que pode acontecer é de o motor está frio e, desconectar o motor ficar instável e podendo até morrer, pois os valores médios não se aplica com motor frio. Com motor devidamente aquecido, com chicote do CTS solto, ele funciona normalmente e com a ventoinha sempre ligada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder