Marcel Murai escreveu:Se não estou errado, é um fio azul que fica na carcaça do termostato, acima da valvula termostatica.
Fala Marcel!!
Até ai, tudo bem..... o q eu queria saber é como q esse sensor emcima da vávula termostática envia o sinal.... se é fechando curto, ser é abrindo, se é por terra.......(ou por água!!!!! ahahahahahaha!!!! )
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
Baseado no meu pensamento...hehe
Acho q qnado tá frio a água, esse sensor contrai. aí fica aberto. quando tá quente, pela pressão, ele tende a afastar um pouco onde ele fecha o circuito aí ele dá massa.
Só lembrando que tem vários sensores p/ aplicações diferentes, tais como sensor do painel, sensor da ventoinha;...etc....e Pode ser que um deles funcione invertido ao que eu descrevi anteriormente.
Meu caro, ele seeeempre está certo, nem precisava comentar...
Apesar de q só tem uma pessoa nesse mundo que é mais certo que nosso oráculo Carlos Freire:
Chuck Noris!!!!!!! Esse sim, NUNCA erra!!! :smt028
.... brincadeiras à parte, um dia eu queria saber como q o sensor de temperatura p/ partida à frio no Monza carburado (1988) manda o sinal de q o carro tá frio... é por massa? (terra)
Obrigado pelo elogio!
O sensor de temperatura de partida a frio do Monza até 91 (carburado), varia sua resistência conforme a temperatura. Infelizmente não tenho os valores dessa variação.
Bom, eu reativei esse relé no meu monzão. Como o suporte do fusível estava todo derretido não tinha como usá-lo. Então comprei um soquete e um fusível mais "parrudo", porém com a mesma amperagem de 30A.
Como comprei o carro com esse relé desativado, uma mudança que notei foi que a luz de temperatura q fica no painel passou a acender por 1 segundo junto com a luz do óleo e do freio quando giro a chave para o primeiro estágio. Mas depois essa da temperatura apaga e ficam só as outras duas acesas. Ai pergunto, é assim mesmo?
Abraços!
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
mattador escreveu:Como comprei o carro com esse relé desativado, uma mudança que notei foi que a luz de temperatura q fica no painel passou a acender por 1 segundo junto com a luz do óleo e do freio quando giro a chave para o primeiro estágio. Mas depois essa da temperatura apaga e ficam só as outras duas acesas. Ai pergunto, é assim mesmo?
Abraços!
Mattador, depois de eu ter lido este tópico fui verificar se estava ok no meu carro (eu também não sabia da função desse relê até então) e também estava sem o fusível (30a) mencionado, já o encaixe do mesmo está bom. Notei que a luz de temperatura apaga exatamente como no painel de seu carro, creio que seja esse o funcionamento correto, ou temos o mesmo problema. :smt017
abraço!
Beto S.
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Monza SL/E 86/87
2.0 - Álcool - 2P - Prata Andino
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