Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por vrsilva »

Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Ta vendo já vi que o meu está errado, pois a luz deveria acender lá em cima de acordo com o desenho do prof. Waldir, mas o meu está acendendo a luz no 3/4, e a ventoinha só aciona no meio da escala e desliga no 1/4, logo está marcando abaixo do real...

Vrsilva,

Verifique com uma lupa as trilhas atras do painel. Quando eu fiz pela primeira vez a colocação dos led's aproveitando os conectores da lampada bananinha eu ao recolocar para testar ainda com o painel desencaixado aproveitando o chicote, eu causei um curto... fiz um by pass, mas não verifiquei detalhes pq acendeu e tudo estava funcionando.

Só que pelo painel a ventoinha ligava em 3/4 e desligava no meio ou um milímetro abaixo e a carga da bateria marcava a menor.
Pelo scanner a temperatura que acionava a ventoinha era 101° e desligava em 91°C e a bateria/alternador acusava voltagem normal para lenta e outra normal para aceleração.

Quaando eu substitui os led's novamente, usando tubo de borracha como conector e interligações entre eles (os de iluminação constante) perceebi que a trilha que estourou, escorreu metal para outra trilha e curtocircuitava gerando alteração nos mostradores citados.

Raspei o curto e voltou ao normal tanto o indicador da bateria como o indicador de temperatura e funciona conf apontado no diagrama. Eu estava preparado para "fuçar" na regulagem dos ponteiros, mas, não foi preciso.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por danilo-sn »

entao fiz essa calibragem hj no meu kadett e deu certinho deixei igual ta no desenho do Waldir, VRSILVA entao eu ja troquei sensor de valvula termostatica antes de fazer esse serviço ok.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por vrsilva »

Legal Waldir, o meu voltimetro mede corretamente, ou seja bem próximo do meio da escala que julgo ser o correto, mas o meu ponteiro de temperatura que está medindo errado, pois está marcando meia escala a menos... vou pedir pro meu mecanico passar um scanner no carro quando ele montar hj....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Belerofonte
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Dez 2011, 10:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Belerofonte »

Bom dia, sernhores.

Já tive um monza, e infelizmente tive que me desfazer dele, mas continuo olhando os sites por ai. Hoje tenho um verona, e me chamou a atenção esse tópico pq tive um problema com o marcador da temperatura. Acontece que levei o carro no mecânico para um conserto no painel. Percebi que o dito cujo fez besteira, e resolvi eu mesmo desmontar o painel. Fiz tudo corretamente, e corrigi o problema (que era no velocímetro). Ocorre que enquanto fui ao banheiro, meu garoto (criança pequena) apareceu de supreta e PUXOU o ponteiro da temperatura... Enfim, voltei e estava o ponteiro solto, com um óleozinho saindo dele... Agora ele não se mexe mais. Alguém sabeque líquido é esse que saiu? Acredito que seja ele que, quando esquenta, faz o ponteiro se mover... Alguém sabe como posso fazer para consertar? Ou só tentando comprar um pronto? Desde já, muito obrigado!
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por prjerry »

Gente, lendo o tópico e conferindo o manual no proprietário percebi que meu problema é o contrário, segundo o manual o ponteiro deve ficar na escala central quando a temperatura for a normal de funcionamento, e na escala vermelha quando superaquecido, contudo, o ponteiro do meu monza nunca sai do azul, nunca mesmo, nos 2 anos que tenho o carro, já viajei duas vezes para o RJ (600Km) e nunca vi o ponteiro chegar a 1/4 do percurso. Como geralmente ando apenas 6Km de casa para o trabalho e de volta outros 6Km confesso que não vejo o ponteiro sequer se mexer... Agora to na dúvida se esse ponteiro ta funcionando, alguma dica???

abs

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Deixe o carro parado e motor funcionando e observe quando a ventoinha ligar, onde está o ponteiro. Se estiver no meio de escala, está correto. Contudo, deve ter um defeito ou falta da válvula termostática, sendo o motivo do ponteiro não subir e motor não entrar na temperatura normal de funcionamento, que deve ser acima da marca azul do painel de instrumentos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Calibrar ponteiro da temperatura do painel

Mensagem não lida por prjerry »

Valeu Carlos! vou fazer este teste amanhã, fiquei preocupado pq queimou mais um modulo hey esta semana e percebi que o motor tava quente demais após eu ter rodado menos de 5 Km qdo fui trocar o módulo quase não conseguia segurar o parafuso que prende a tampa do distribuidor, de tão quente. Comprei Hey Delphi, nova tampa de distribuidor Delphi, Bobina impulsora Delphi e Bobina eletrica GM, pra ver se para de queimar o Hey, mas essa temperatura num deve ta normal, tenho que ver esse lance da válvula.

abs

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
Responder