Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
ltrakina
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por ltrakina »

conselho tbm... compre a bobina impulsora da delphi tbm prq as paralelas alem de queimarem rapido muitas vezes ficam falhando.
Surfin
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Surfin »

E quando o carro simplesmente apaga do nada sem falhar e só funciona denovo depois de alguns minutos?
A uns tres anos ja tive esse problema, no começo ele só apagava, depois ele começou a falhar e dar estouros antes de apagar (ultima vez antes de ir pro mecanico arrumar). Mas quando tentava dar partida ele pegava e morria, tinha que esperar um tempo.
Mas agora não tenho certeza, porque na época foi trocado o modulo hei e a bobina impulsora.

Ontem o carro simplesmente apagou e depois de 10~15 minutos pegou e rodou perfeitamente uns 20km, hoje depois de andar quase 50km, denovo morreu sem falhar nem nada, depois de quase meia hora (tentativas a cada 5 min +/-) funcionou como se nada tivesse acontecido e andou mais 5km antes de morrer denovo, aí não teve jeito: voltou pra casa no guincho, acha paciencia ficar andando 'parcelado'... xD
Chegando em casa deu partida e manobrei ele pra vaga certinho (denovo como se nada tivesse ocorrido, funcionando liso), de manhã (daqui a pouco :D ), vou levar no mecanico, mas tou pensando em mandar trocar só a bobina impulsora, já que como o modulo ta a mais de 3 anos no carro deve ser Delphi (foi o que mandei colocar na época) e ele não ta falhando.
Faz sentido meu raciocínio?
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Carlos A. Freire
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando ocorrer o sintoma, deve verificar se o motor parou por falta de faísca nas velas ou por pane de combustível. Os dois casos tem o mesmo sintoma e, por isso, deve isolar o problema, para seguir uma linha de raciocínio na avaliação.

No primeiro caso que teve problema, os estouros são causados em geral por defeito no módulo HEI ou bobina de iganição. Como trocou o módulo HEI e resolveu, entendemos que ele era o causador do problema.
Agora, tem o sintoma e não foi isolado o problema, ou foi avaliado. Como o defeito é intermitente, pode dificultar a avaliação do reparador, se não se manifestar o defeito no momento da avaliação, que seria simples de verificar pelo condutor do veículo.

A bobina impulsora pode estar com mau contato, o aterramento ou a própria bomba de combustível podem estar com problemas, que em todos esses casos são comuns para o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Surfin »

Carlos A. Freire escreveu:Quando ocorrer o sintoma, deve verificar se o motor parou por falta de faísca nas velas ou por pane de combustível. Os dois casos tem o mesmo sintoma e, por isso, deve isolar o problema, para seguir uma linha de raciocínio na avaliação.

No primeiro caso que teve problema, os estouros são causados em geral por defeito no módulo HEI ou bobina de iganição. Como trocou o módulo HEI e resolveu, entendemos que ele era o causador do problema.
Agora, tem o sintoma e não foi isolado o problema, ou foi avaliado. Como o defeito é intermitente, pode dificultar a avaliação do reparador, se não se manifestar o defeito no momento da avaliação, que seria simples de verificar pelo condutor do veículo.

A bobina impulsora pode estar com mau contato, o aterramento ou a própria bomba de combustível podem estar com problemas, que em todos esses casos são comuns para o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Detalhe importante, na outra vez o defeito também era intermitente.
obrigado pelas dicas, vou levar lá agora!
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Carlos A. Freire
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então, quando o defeito é intermitente, devemos coletar o máximo possível de informações do que funciona e o que deixa de funcionar no momento em que ocorre o sintoma. Assim, a avaliação fica mais fácil e com menos itens a serem avaliados.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Surfin »

A 4 quadras da oficina o carro morreu denovo :( empurramos pra um lugar sem movimento (~30 metros) e esperamos 1h, tentando dar partida a cada ~10 minutos, nada feito, nem sinal. Então meu pai quis comprar uma bobina nova porque percebemos que a do carro tava com uma mancha branca tipo um zinabre na lateral (entre a bobina e o suporte) e parte da tinta preta perto dessa região estava estufada.
Mas colocada a bobina nova (e com o carro sem funcionar por quase 3 horas), continua não pegando.
A bomba de combustivel funciona, quando liga a ignição e quando tenta dar a partida também.

Como a bomba funciona e com outra bobina nova continua com o mesmo sintoma, seria a bobina impulsora?

Muitíssimo obrigado Carlos!

Edit: achei um post seu explicando, obrigado novamente! :)
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Carlos A. Freire
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

E a faísca nas velas? Tem faísca nas velas?
Se a bomba de combustível funciona no momento da partida o problema não pode ser da bobina impulsora. O fato da bomba emitir barulho ao dar partida, não tira a possibilidade de problemas na bomba. Para ter certeza tem que medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Funciona na lenta, qdo acelero corta giro. RESOLVIDO!

Mensagem não lida por Surfin »

Carlos A. Freire escreveu:E a faísca nas velas? Tem faísca nas velas?
Se a bomba de combustível funciona no momento da partida o problema não pode ser da bobina impulsora. O fato da bomba emitir barulho ao dar partida, não tira a possibilidade de problemas na bomba. Para ter certeza tem que medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire
Então bobina impulsora descartada? Modulo Hei tbm? o mais provavel é no sistema da bomba então? :(
Não testamos faísca ainda :(
Mas acho q não deve ser bomba (ou não tão grave), pq nem ameaça pegar e depois de 3 tentativas seguidas chega a cheirar gasolina de leve :smt017
*edit: Sendo que de manhã pegou rápido de primeira (assim como quarta de manhã, que levou 10 minutos pra pegar denovo e rodou vários quilometros com algumas paradas/partidas no caminho.

O que faria não ter faísca nas velas? bomba de gasolina funciona, bobina de ignição funcionava até sair de casa.
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