econômetro / vacuômetro não funciona

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
andre.nizer

econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por andre.nizer »

Galera...

O econômetro do meu monza não sai do topo, tá sempre no alto do painel na faixa vermelha....
prefiro acreditar que tah travado do que meu carro bebe até em marcha lenta!!!! haushaush

zuera... o bichinho faz 9 na cidade .... \o/

ajuda ae... como posso saber o que está errado ?

tem mto tópico a repeito disso... mas a maioria tah com o econometro travado na area verde e não na vermelha !

abraçosss
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

André,

o vacuômetro funciona através de vácuo do motor. Há uma magueira que está conectada no motor até o instrumento do painel. Verfique se essa mangueira se soltou do motor ou do painel, verifique também se não está obstruída.
No seu caso, essa mangueira deve estar conectada no distribuidor de vácuo entre o TBI e a proteção da correia dentada, lado direito do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por 500EF »

Lembrando que se ela estiver solta, ou furada, além do problema no instrumento você estará com uma entrada falsa de ar, que prejudica bastante o desempenho do motor. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Exatamente, falei isto, para saber é simples, basta tirar a mangueira de vácuo do motor, e puxar o ar dela c/ a boca, e pedir para alguem olhar no painel, o ponteiro deve descer obrigatóriamente. Se não descer, ou o ponteiro pode ter travado, ou a mangueira se partido no meio, neste caso, teria que tirar o painel e ver se ela ainda está conectada. Uma entrada falsa de ar, prejudica e muito o consumo do carro.
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Mai 2008, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por jolusiri »

sei que o tópico é meio antigo mas se o colega monzeiro ainda estiver com o problema lá vai a dica: o meu monzão tava com aquela pecinha que distribui o vácuo entupida (que fica no coletor de admissão), levei o carro na oficina onde faço manutenção no carburador pra fazer uma lavagem quimica, ficou 10!!! passei a gastar menos gasolina :smt023
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

vai a dica: o meu monzão tava com aquela pecinha que distribui o vácuo entupida (que fica no coletor de admissão), levei o carro na oficina onde faço manutenção no carburador pra fazer uma lavagem quimica, ficou 10!!! passei a gastar menos gasolina
Só complementando a informação.
Essa conexão citada pelo "Jolusiri", é utilizada no Monza carburado até 1991, o Monza EFI tem distribuidor de vácuo.
É comum esse conector do Monza carburado obstruir por sujeira ou oxidação, principalmente os modelos movidos a gasolina. No Monza carburado, esta conexão que vai para o vacuômetro, é a mesma que vai para hidrovácuo e, muitas vezes restringe passagem para o hidrovácuo também, deixando o freio pesado. Fica aí o alerta!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
josue faccin
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 132
Registrado em: 27 Mai 2008, 22:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por josue faccin »

o pessoal da para controlar a economia atravez do econometro
ou nao? :smt017
ImagemImagemImagem
CLASSIC, 1.8 GASOLINA 1986, AR,DIR,VIDRO, TRAVA ELETRICA,4P
Atual sl/e 1.8 91/92 2p
Victor Ferdias
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 06 Fev 2009, 12:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: econômetro / vacuômetro não funciona

Mensagem não lida por Victor Ferdias »

Fala ae galera!!
É o seguinte, sei que esse tópico já foi aposentado, mas vou utiliza-lo novamente!
O vacuômetro ou Econômetro do meu carro ta ao contrário. O normal dele seria você acelerar e ele subir da parte verde até a parte vermelha de acordo com a aceleração. Porém o meu ta saindo do vermelho, desce até o verde e depois que acelero muito ele sobe até o vermelho indicando que ele esta consumindo, depois quando não tem aceleração ele retorna até o vermelho e para!!
Esses dias prá traz um fusível responsável por essa área queimou e eu troquei imediatamente, mas só que parou de funcionar.
Bom, se não tiver queimado nada mais grave, por que que ele parou e porque que ele está invertido?
Se alguém puder postar uma foto explicando o esquema para fazer ligação das mangueiras eu agradeço.
Vlw :smt023
Responder