[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

Diego Paiva escreveu:Dentinho, desculpa desvirtuar um pouco o teu tópico pra tirar uma dúvida... mas vamos lá...
Que issu parcero!!...

aqui é pra tirar todas as duvidas mesmo,talves sua duvida possa servir pra mim

se bem que ja não é mais um topico simples de mudança de comando,ja virou preparação,se voces quiserem mudar pra sessão correta é so fazer...

:smt023
Rafaelo escreveu:pra gasolina é arriscado. pq nao faz alcool de uma vez? tu tem gnv ne? vai fica bom com uma taxa maior que 10:1 nesses 2 combustivel. faz uma nova medição ve quanto tem da base da vela ate o topo e calcule quantos ml tem ate ali e volte com o resultado que calculamo aqui. seria o maximo permitido em cabeçote.

estavam muito espelhados o corpo interno? senao so uma limpeza e reutiliza eles. se complicar, e facil de troca depois por novos sem desmontar o cabeçote.
no caso o que eu teria que fazer,mudar os pistões tambem?ou daria pra por alcool nesses pistões a gasolina,teria que mudar o ponto,certo?
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Que da', da'...

Eu rodo com alcool no meu monza veio que tem 8,8:1 de taxa (ele e' turbo, mas mesmo na fase aspirada anda bem...).

Mas se tiver condiçoe$ de mudar os pistoes tambem, seria o ideal... Ai nem vai precisar tirar muito do cabeçote... Teria que recalcular, mas creio que com menos de 1mm ja passe dos 13:1

E qualquer coisa acima de 13:1 de taxa para rodar com alcool e gnv ia ficar muito file'...

E para nao ter que fechar as velas e jogar fora boa parte do ganho que tera', principalmente com gnv e esta taxa, uma igniçao seria primordial...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

então Eduardo,no caso de 43ml teria que tirar quanto pra atingir a taxa desejada...


no caso eu teria tambem que ver como esta meu motor,pq não sei se ele ja foi feito retifica,no caso de eu andar com esses pistões o que que tenho que fazer,em ralação a mudanças...?
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Para chegar nos 13:1 so pelo cabeçote fica complicado... Eu consegui isso no 2.4 mas no 2.0 precisaria tirar muito:

Vamos aos calculos:

( 499,56ml + v ) / v = 13
499,56 + v = 13v
499,56 = 13v - v
499,56 = 12v
v = 499,56 / 12
v = 41,63 ml

Como o "v" original e' de 64,046, entao 64,046-41,63 = 22,416 ml que precisa tirar do cabeçote... Nao da'...

Mas se usar os pistoes do a alcool, que tem taxa original de 12:1 e "v" = 45,41 (nao vou demonstrar estes calculos, mas e' igual eu fiz ai em cima, so mudando o 13 para 12), fica mais facil... ai faltaria tirar mais 45,41-41,63=3,79ml

Ate aqui e' matematica... A menos que eu tenha cometido algum erro nos calculos, podem medir que tem que bater...

Quanto a fazer alguma coisa na parte debaixo, obviamente, se seu motor estiver batendo, ou prestes a bater, com a taxa mais alta pode ser que venha a ter problemas... Ai, so avaliando o estado dele para saber... (lembrando que tenho turbo no meu monza veio, que tem 220.000 km e motor STD, e taxa de 13:1 nao e' nada perto de um turbo... :wink: )
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu faria o mais simples agora. taxar ao maximo o cabeçote deve conseguir algo de 10,8:1 oque ja estaria razoavel pra andar no alcool. vai gastar nada pra fazer isso, mas se o motor ta meio capenga fumando e se batendo ae ja vale apena mesmo e partir pra retifica mas é questao de grana né.

oque posso dizer que com alcool acima dos 10,5:1 ja é lucro. principalmente no gnv
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

o motor não ta ruim,ta muito bom,so o cabecote que ta com um retentor de valvula rim e ta fazando pra camara do 4º cilidro...

ja que vou fazer essa troca ja aproveito e dou um up...
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

Tem como saber uma medida perdida de retifica,é pq meu pai fez retifica em um vira brequim que ele tem,mas ele perdeu a medida da retifica,tem como saber qual a medida que foi feita,ou tem que retificar de novo?
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Se medir com um paquimetro e comparar com a tabela de medidas STD da para saber...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder