regulagem CO
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regulagem CO
seguindo um manual que achei na net, resolvi medir a regulagem do co dele no potenciometro que fica no para-lama direito com um multimetro e constatei que estava em 3.32, constatei tambem que o danado estava quebrado e não baixava a tensão, tive que trocar e coloquei um de radio com as mesmas funcoes, agora ersta regulado em 1,9 e espero que isso diminua o consumo excessivo do monzao.
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Re: regulagem CO
O ideal é ajustar utilizando o analisador de gases.ELTON LUIZ escreveu:seguindo um manual que achei na net, resolvi medir a regulagem do co dele no potenciometro que fica no para-lama direito com um multimetro e constatei que estava em 3.32, constatei tambem que o danado estava quebrado e não baixava a tensão, tive que trocar e coloquei um de radio com as mesmas funcoes, agora ersta regulado em 1,9 e espero que isso diminua o consumo excessivo do monzao.
O potenciômetro de nível de CO do Monza tem que virar bastante para alterar o valor, uma peça de rádio pode geral mal contato e alterar os valores muito fácil, não sei se é bom utiliza-lo.
Abs,
Carlos Freire
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Re: regulagem CO
Como posso fazer esta medição em casa? Explique melhor com o multímitero para eu ter apenas uma noção.Carlos A. Freire escreveu:O ideal é ajustar utilizando o analisador de gases.ELTON LUIZ escreveu:seguindo um manual que achei na net, resolvi medir a regulagem do co dele no potenciometro que fica no para-lama direito com um multimetro e constatei que estava em 3.32, constatei tambem que o danado estava quebrado e não baixava a tensão, tive que trocar e coloquei um de radio com as mesmas funcoes, agora ersta regulado em 1,9 e espero que isso diminua o consumo excessivo do monzao.
O potenciômetro de nível de CO do Monza tem que virar bastante para alterar o valor, uma peça de rádio pode geral mal contato e alterar os valores muito fácil, não sei se é bom utiliza-lo.
Abs,
Carlos Freire
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ta ai um esquema:
resumindo, com o multimetro no modo voltimetro:
foi amarelo e preto: negativo
fio cinza: 5 v
fio azul claro: 1 a 4,9 v
8-Como ajustar o CO.
AJUSTANDO.
O ajuste do CO é feito por um potenciômetro que fornece uma voltagem que pode ser ajustada através de um parafuso. Essa voltagem é enviada a centralina que controla o nível de CO. Carros com nível de CO fora das especificações podem ter excesso de consumo, marcha lenta irregular e sem desempenho. Se este potenciômetro estiver com defeito ou quebrado ou ainda com mau contato pode causar mudanças no nível de CO.
TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio (preto/amarelo) terminal A11 da centralina ou A do potenciômetro > Deve ter massa(-).
2- Com a ignição ligada e o motor parado coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio (cinza) terminal C14 da centralina ou C do potenciômetro > Deve ter aproximadamente 5V.
3- Com a ignição ligada e o motor parado coloque o gafanhoto com a ponta(verde) do MUTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio (azul claro) terminal D8 da centralina ou B do potenciômetro > A voltagem neste ponto deve variar entre 1 e 4,9 V conforme se gira o potenciômetro.
mais mal contato que a porcaria que estava la, é tudo a mesma coisa a gm so faz diferente pra cobrar mais caro, sem contar que aqui eu nao acho, muito menos analisador de gazes.
i
resumindo, com o multimetro no modo voltimetro:
foi amarelo e preto: negativo
fio cinza: 5 v
fio azul claro: 1 a 4,9 v
8-Como ajustar o CO.
AJUSTANDO.
O ajuste do CO é feito por um potenciômetro que fornece uma voltagem que pode ser ajustada através de um parafuso. Essa voltagem é enviada a centralina que controla o nível de CO. Carros com nível de CO fora das especificações podem ter excesso de consumo, marcha lenta irregular e sem desempenho. Se este potenciômetro estiver com defeito ou quebrado ou ainda com mau contato pode causar mudanças no nível de CO.
TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio (preto/amarelo) terminal A11 da centralina ou A do potenciômetro > Deve ter massa(-).
2- Com a ignição ligada e o motor parado coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio (cinza) terminal C14 da centralina ou C do potenciômetro > Deve ter aproximadamente 5V.
3- Com a ignição ligada e o motor parado coloque o gafanhoto com a ponta(verde) do MUTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio (azul claro) terminal D8 da centralina ou B do potenciômetro > A voltagem neste ponto deve variar entre 1 e 4,9 V conforme se gira o potenciômetro.
mais mal contato que a porcaria que estava la, é tudo a mesma coisa a gm so faz diferente pra cobrar mais caro, sem contar que aqui eu nao acho, muito menos analisador de gazes.
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Re: regulagem CO
No nosso não tem esse recurso, Heero...Marcell 500 EF escreveu: Como posso fazer esta medição em casa? Explique melhor com o multímitero para eu ter apenas uma noção.
Existe um parafuso de regulagem de CO que fica no VAF (ou MAF, ou debímetro, ou medidor de fluxo, como alguns chamam).
Este parafuso nada mais é que uma "entrada falsa" regulável.
Com o auxílio de uma sonda lambda no escape (já devo estar ficando chato de tanto falar que você deveria colocar uma, né? heehe) é possível fazer um ajuste em casa. Eu inclusive usei este recurso para acertar a mistura em condições de pouca carga (marcha lenta e "pé em cima").
Mas o certo mesmo é com um analisador de gases.
(só acrescentando, passei pela vistoria do detran, onde são medidos os níveis de poluição com um analisador de gases)
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Re: regulagem CO
Putz e eu sem grana para gastar agora!!!500EF escreveu:No nosso não tem esse recurso, Heero...Marcell 500 EF escreveu: Como posso fazer esta medição em casa? Explique melhor com o multímitero para eu ter apenas uma noção.
Existe um parafuso de regulagem de CO que fica no VAF (ou MAF, ou debímetro, ou medidor de fluxo, como alguns chamam).
Este parafuso nada mais é que uma "entrada falsa" regulável.
Com o auxílio de uma sonda lambda no escape (já devo estar ficando chato de tanto falar que você deveria colocar uma, né? heehe) é possível fazer um ajuste em casa. Eu inclusive usei este recurso para acertar a mistura em condições de pouca carga (marcha lenta e "pé em cima").
Mas o certo mesmo é com um analisador de gases.
(só acrescentando, passei pela vistoria do detran, onde são medidos os níveis de poluição com um analisador de gases)
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Re: regulagem CO
É sempre assim, Marcell....quando aparece uma coisa legal pra fazer, a grana tá curta....coisas de monzeiros!!!!Marcell 500 EF escreveu:Putz e eu sem grana para gastar agora!!!500EF escreveu:No nosso não tem esse recurso, Heero...Marcell 500 EF escreveu: Como posso fazer esta medição em casa? Explique melhor com o multímitero para eu ter apenas uma noção.
Existe um parafuso de regulagem de CO que fica no VAF (ou MAF, ou debímetro, ou medidor de fluxo, como alguns chamam).
Este parafuso nada mais é que uma "entrada falsa" regulável.
Com o auxílio de uma sonda lambda no escape (já devo estar ficando chato de tanto falar que você deveria colocar uma, né? heehe) é possível fazer um ajuste em casa. Eu inclusive usei este recurso para acertar a mistura em condições de pouca carga (marcha lenta e "pé em cima").
Mas o certo mesmo é com um analisador de gases.
(só acrescentando, passei pela vistoria do detran, onde são medidos os níveis de poluição com um analisador de gases)
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Re: regulagem CO
no comentsMonzaSC escreveu:É sempre assim, Marcell....quando aparece uma coisa legal pra fazer, a grana tá curta....coisas de monzeiros!!!!Marcell 500 EF escreveu:Putz e eu sem grana para gastar agora!!!500EF escreveu:No nosso não tem esse recurso, Heero...Marcell 500 EF escreveu: Como posso fazer esta medição em casa? Explique melhor com o multímitero para eu ter apenas uma noção.
Existe um parafuso de regulagem de CO que fica no VAF (ou MAF, ou debímetro, ou medidor de fluxo, como alguns chamam).
Este parafuso nada mais é que uma "entrada falsa" regulável.
Com o auxílio de uma sonda lambda no escape (já devo estar ficando chato de tanto falar que você deveria colocar uma, né? heehe) é possível fazer um ajuste em casa. Eu inclusive usei este recurso para acertar a mistura em condições de pouca carga (marcha lenta e "pé em cima").
Mas o certo mesmo é com um analisador de gases.
(só acrescentando, passei pela vistoria do detran, onde são medidos os níveis de poluição com um analisador de gases)