como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
José Leal
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por José Leal »

Rafaelo e avvsilva, para resolver esse problema sem alterar muito a elétrica, poderia ser usado um relé comum, sem temporização. Assim, ao girar a chave, o relé atraca e os vidros funcionam normalmente. Desligando a chave, desliga-se os vidros.

No meu Monza era assim, pois com os vidros temporizados, o módulo automatizador não funcionava.
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Rafaelo
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Ze o problema que eles nao querem usar o rele, pq ele causar esse problema de mal contato. sim o monza antigo é assim 4 pino rele de buzina etc s/temporizador. a questao do mal contato e facil de se solucionar, mas querem usar jumper. sou contra a isso prefiro um rele bem instalado. inclusive no soquete original.
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avvsilva
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por avvsilva »

Rafaelo escreveu:Ze o problema que eles nao querem usar o rele, pq ele causar esse problema de mal contato. sim o monza antigo é assim 4 pino rele de buzina etc s/temporizador. a questao do mal contato e facil de se solucionar, mas querem usar jumper. sou contra a isso prefiro um rele bem instalado. inclusive no soquete original.
Olá Rafaelo, pelo menos no meu caso (no sei quanto ao dian, criador desse tópico) fiz o jumper só provisoriamente, para evitar que em um dia de forte chuva os vidros insistam em não fechar... :? Mas é claro, você tem razão, assim que arrumar um novo vou instalá-lo de novo, prefiro tudo do jeito que saiu da fábrica :smt023
Off-topic: Outra coisa que estou querendo arrumar no meu carro é o solenóide de abertura do porta-malas, aquilo é muito chique! :smt023
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por Rafaelo »

ah sim e provisorio no teu caso... entao nem esquenta em fica trocando e acrescentando fio. e mais facil ligar no pino 30 oque é feito pra alimentar os vidro e pronto ta resolvido. o unico incoviniente que mesmo com o carro desligado os vidros podem ser usados.
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por brignol »

BOM DIA PESSOAL SOU DE CANDIOTA RS TENHO UM MONZA SLE 1990 E O TEMPORISADOR DOS VIDROS DEU PAU SO Q NAO CONSSIGO ACHAR ELE PORAQUI E AI FICA ROUBANDO CARGA DA BATERIA TEM COMO FASER ALGO PRATICO PARA ELEMINAR ESSE TENPORISADOR OBRIGADO.
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avvsilva
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por avvsilva »

brignol escreveu:BOM DIA PESSOAL SOU DE CANDIOTA RS TENHO UM MONZA SLE 1990 E O TEMPORISADOR DOS VIDROS DEU PAU SO Q NAO CONSSIGO ACHAR ELE PORAQUI E AI FICA ROUBANDO CARGA DA BATERIA TEM COMO FASER ALGO PRATICO PARA ELEMINAR ESSE TENPORISADOR OBRIGADO.
Olá amigo, o que você pode fazer temporariamente é retirar o relé (o original é laranja, fica atrás da caixa de fusíveis) e fazer um jumper onde ele vai encaixado, como explicado acima em uma postagem anterior nesse mesmo tópico. Mas é necessário substituir o fio marcado em vermelho na foto abaixo porque a bitola dele é muito pequena para aguentar a corrente que vai para os vidros. Provavelmente qualquer eletricista saiba fazer isso... Tive que fazer isso no meu também, até achar um relé compatível, existe um no mercado de uma marca chamada DNI, se não me engano.

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José Leal
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por José Leal »

avvsilva, acredito que não é preciso substituir o fio citado, a não ser em caso dele estar rompido. Esse fio serve apenas para energizar o relé dos vidros. Toda a carga solicitada pelos motores dos vidros vem do fio que chega ao pino 30 e vai pelo fio do pino 87. Estes sim, devem ter a bitola maior (1,5mm pelo menos).
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Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por avvsilva »

José Leal escreveu:avvsilva, acredito que não é preciso substituir o fio citado, a não ser em caso dele estar rompido. Esse fio serve apenas para energizar o relé dos vidros. Toda a carga solicitada pelos motores dos vidros vem do fio que chega ao pino 30 e vai pelo fio do pino 87. Estes sim, devem ter a bitola maior (1,5mm pelo menos).
Entendo José Leal, mas no caso de fazer jumper interligando o pino 30 ao pino 87, os vidros funcionam com a ignição desligada e ligada né?
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