VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por José Leal »

Veja como está o radiador do seu carro. Pode ser que ele esteja parcialmente entupido, dificultando a circulação de água. Veja tb se o chicote do sensor de temperatura, em especial o plug, está em ordem. Pode ser que ele esteja com mal contato, fazendo a ventoinha ficar disparada o tempo todo. Esse mal contato pode ser ocasionado pelo zinabre ou até pela dilatação térmica de seus terminais.

Quando vc trocou o sensor de temperatura da IE (sobre a carcaça da termostática), vc colocou um original? Se não experimente colocar. É garantia de leitura ideal da temperatura do motor.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
klangoswi
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Fev 2011, 23:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por klangoswi »

Amigo valeu pela dica, vou verificar o radiador, mas a respeito do sensor, pois é fiz a troca, e o problema persistiu, ai fiz um teste de voltar com o sensor velho e o carro ficou do mesmo jeito, resumidamente troquei o sensor átoa.
Se al´guém tiver mais alguma dica eu aceito, tb estou procurando nos tópicos anteriores, toda ajuda é valida.
klangoswi
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Fev 2011, 23:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por klangoswi »

Galera desmontei o radiador e nada, troquei os relés e nada, bom eu não queria, mas estou indo comprar uma bomba d'a água, espero que esse seje o causador do problema, porque conversei com um mecanico essa semana e segundo as informações que passei pra ele, ele também foi na bomba, é engraçado, pois o carro está com as ações corretas, ele esquenta a ventuinha arma, a temeperatura abaixa um pouquinho e só, da a intenção de que a agua resfrigerada pelo sistema não ser sufificente para abaixar mais a temperatura do carro, e pr isso a ventuinha não desarma, e também por isso ele esquenta mais rápido que o normal.
Depois de desmontado o radiador, um amigo me disse para deixar a mangueira de retorno aquela fina que sai de cima do radiador para o redeservatório solta para retirar o ar do sistema, com o carro ligado, e essa mangueira desconetacada saia um miginho de água nela tão fraco, e depois que a temepratura subiu e a ventuinha ligou a vazão dessa água não aumentou muito, pergunto essa água não deveria sair com um jato mais forte?
Hungriahiphop
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 02 Jan 2014, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Hungriahiphop »

Amigos sou novo aqui no fórum ! Fiz uma busca e não achei. Minha resposta da minha dúvida ! E aproveitei esse tópico
Mas e o seguinte eu comprei um monza a poco tempo primeiro carro e sou muito leigo sobre carro !
Sai com meu monza segunda e percebi que a veintuinha armava beleza e tudo ! Mas chegando em cara com carro quente ,quando eu desligo ele a minha ventuinha desliga junto mas não era pra ela continuar ligada até o carro volta a temperatura normal ? .? E quando eu ligo ele de novo só viro a chave sem da a partida a ventuinha arma e desarma Beleza !
Oq pode ser isso ?
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Sai com meu monza segunda e percebi que a veintuinha armava beleza e tudo ! Mas chegando em cara com carro quente ,quando eu desligo ele a minha ventuinha desliga junto mas não era pra ela continuar ligada até o carro volta a temperatura normal ?
seu carro esta certo.todo monza desliga a ventuinha ao desligar o carro

leia este topico que vai entender mais sobre o assunto amigo :smt023

viewtopic.php?f=9&t=19855
Avatar do usuário
alfacar
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jan 2014, 21:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por alfacar »

boa noite estou com um problema no meu monza, ele é carburado e não tem a/c , a ventoinha aciona normal mas fica mais de 15 minutos ligada o motor praticamente esfria todo a temperatura fica encostada no azul no painel , o fuzil no painel chegou a derreter de tanto que fica ligada, a bomba de água é nova a valvula termostática também não consigo localizar o relê da ventoinha alguém pode me dizer onde fica localizado , ou devo instalar um relê auxiliar para a ventoinha ???????
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

alfacar escreveu:boa noite estou com um problema no meu monza, ele é carburado e não tem a/c , a ventoinha aciona normal mas fica mais de 15 minutos ligada o motor praticamente esfria todo a temperatura fica encostada no azul no painel , o fuzil no painel chegou a derreter de tanto que fica ligada, a bomba de água é nova a valvula termostática também não consigo localizar o relê da ventoinha alguém pode me dizer onde fica localizado , ou devo instalar um relê auxiliar para a ventoinha ???????

Esse problema já foi muito discutido aqui no fórum. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Esse sintoma, em geral é por conta de interruptor térmico e válvula termostática com aplicação errada para esse modelo ou motor. Veja qual a temperatura de trabalho dos dois componentes e vai perceber que um deles é incompatível com o outro.

Quanto a dúvida do relê, fica na parte de traz da caixa de fusíveis. Mas não tem relação com defeito, já que está acionando a ventoinha.
Com relação ao fusível, se está derretendo é por conta de aquecimento na linha que ele protege. Em geral, esse sintoma ocorre por mau contato no chicote ou nos seus conectores.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder