VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
klangoswi
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Fev 2011, 23:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por klangoswi »

Galera sou novo aqui andei lendo alguns tópicos sobre o assunto, mas não me localizei, vou tentar explicar o que acontece com meu monza, há alguns dias notei que após a temperatura chegar ao 1/2 do mostrador no painel, a ventuinha ligava e não desligava mais, porém a temperatura segundo o mostrador também não baixava, ficando posicionada no 1/2, bom troquei a VT, e continuava do mesmo jeito, mandei o carro ao mecanico e ele por sua vez foi verificar a bomba d' água, segundo ele a bomba estava normal, o problema persistia, bom torquei o senso de temperatura, qdo o mostrado chega ao 1/2 a ventuinha liga, a temperatura abaixa um pouco, mas a ventuinha não desliga, durante estas tentivas, por duas vezes a ventuinha funcionou normalmente ligando ao 1/2 e desligando a 1/4, porém ela não está desligando mais, uma vez acionada ela permanece ligada, porém ela baixa um pouco a temperatura. Alguém poderia me ajudar, não estou conseguindo arrumar os mecanicos aqui tb não identificam o problema, já estou ficando irritado com essa situação.
Andei lendo que a ventuinha tem dois estágios, quais seriam esses, e como identifica-los, sera que isso tem haver com meu problema?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza com ar condicionado de fábrica, a ventoinha do radiador tem duas velocidades. No Monza sem ar condicionado tem apenas uma velocidade. Não foi informado se seu Monza tem ou não o ar condicionado. Esse assunto já foi muito discutido e usando a ferramenta de busca terá muitas informações.

É comum nos modelos com ar condicionado, ter problemas com acionamento e a ventoinha não desligar. Se a UCE não tiver sinal do sensor de temperatura do motor (CTS), que fica no alojamento da válvula termostática, a ventoinha fica acionada direto e com a luz de anomalia da IE no painel acesa.
Quem faz o controle de acionamento e desligamento da ventoinha é a UCE, com base nas informações do sensor de temperatura (CTS).

Agora é só verificar em qual situação se enquadra seu Monza e, caso não tenha chegado a solução, nos passe mais informações sobre o sintoma, veículo e o que fez para solucionar o problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Leocastro »

Carlos, pegando de Carona o tópico, é possível que o relé da ventoinha, fique "colado"?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leocastro escreveu:Carlos, pegando de Carona o tópico, é possível que o relé da ventoinha, fique "colado"?
Também é possível, mas acredito ser pouco comum. Lembrado que veículos com A/C tem duas velocidades na ventoinha e dois relês.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Leocastro »

Carlos A. Freire escreveu:
Leocastro escreveu:Carlos, pegando de Carona o tópico, é possível que o relé da ventoinha, fique "colado"?
Também é possível, mas acredito ser pouco comum. Lembrado que veículos com A/C tem duas velocidades na ventoinha e dois relês.

Abs,

Carlos Freire
Correto, caso o dele tenha Ar Condicionado, é interessante ele verificar qual a velocidade que a ventoinha está armando, se é na primeira ou na segunda. Apesar do diagrama ser do Monza sem IE, nele constam os 2 relés, ajuda, pelo menos para se ter uma idéia de como é o sistema.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por Alex »

No meu Monza tive problemas constantes com o sensor da ventoinha (a tal "batatinha"), tive que troca-la duas vezes. Utilizando a busca você deve encontrar diversos tópicos sobre o assunto. Boa sorte!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Avatar do usuário
jr1983
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 87
Registrado em: 21 Abr 2009, 20:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por jr1983 »

esses tempos eu tive um problema parecido, o meu caso foi aquele sensor q vai no suporte da valvula termstatica..
....a velocidade que emociona é a mesma que mata...
....dirija com responsabilidade.....
klangoswi
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Fev 2011, 23:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VENTUINHA NÃO QUER DESLIGAR

Mensagem não lida por klangoswi »

Galera desculpe por não ter mencionado, mas o meu monza tem A/C, hoje estava andando com o carro, na Rodovia Achieta aqui em SBC, e o que me deixa encabulado é que a temperatura estava entre o 1/2 e 1/4, pra mim isso é estranho, pois em alta velocidade a temperatura deveria se manter baixa, após sair da rodovia peguei um pouco de transito ai a temperatura chegou ao 1/2, a ventuinha ligou, a temperatura ficou entre o 1/2 e 1/4, e a ventuinha não desligou mais, e é isso o que vem acontecendo, ja troquei a valvula termostática, e o sensor que vai em cima dela, dei uma olha nos reles e um deles estava bem quente por sinal, pergunto: se esse rele estivesse colado a ventuinha não ligaria, no momento que eu ligasse o caro?
Já andei lendo os tópicos a respeito e até este momento não achei algo que me ajudasse.
Conto com a colaboração de todos, e muito obrigado.
Responder