como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dian robson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 24 Dez 2010, 16:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por dian robson »

gostaria muito de saber como eu faço esse jumper no rele do vidro do carro,onde eu devo fazer o jumper(qual o numero q devo ligar o jumper,de onde vem o jumper,etc)
alguem pode me ajudar?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por Rafaelo »

jumper em rele do vidro? nunca vi isso. o maximo que existe la é um disjutor termico e mesmo assim nao se pode "jumpear" ele. explique melhor isso
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por avvsilva »

Rafaelo escreveu:jumper em rele do vidro? nunca vi isso. o maximo que existe la é um disjutor termico e mesmo assim nao se pode "jumpear" ele. explique melhor isso
Olá Rafaelo, talvez você possa confirmar uma inforação que passei ao nosso amigo dian. Se ligar as tomadas marcadas em vermelho na diagrama abaixo (isso na tomada onde vai o relé, ele deve ser retirado, obviamente), o vidro funcionaria normalmente com a ignição ligada? A intenção do dian é retirar a função de temporização, fazendo com que o vidro pare de funcionar imediatamente ao desligar a ignição. Isso porque o relé está com mal contato (às vezes tem que ficar dando uns tapinhas para ele "acordar", após ligar a ignição). Muito obrigado. :smt023

Imagem
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por Rafaelo »

blz, ata é que nao sabia qual era a ideia. sim sem problemas pode usar sem o temporizador... vale lembrar que eu nao concordo com isso, eu prefiro deixar original com tudo funcionando é so trocar o rele que nao custa 15,00 o mal contato pode ser os conector do soquete abertos de mais e acaba dando esse mal contato.

bom pra ligar sem rele tem como, mas tem que pegar o postivo do lugar certo(é o fio vermelho 30 o mesmo que alimenta o rele) tem que fazer um jumper do terminal 30 ao 87 do soquete do rele(no proprio soquete tem os numero DIN grafado nele). so que isso faz com que sempre vai tar energizado a linha mesmo sem a chave na ignição é por isso que nao aconselho tal instalação. e tb por esse motivo tem o rele pra ligar so quando a ignição estiver energizada pos chave.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por avvsilva »

Rafaelo escreveu:blz, ata é que nao sabia qual era a ideia. sim sem problemas pode usar sem o temporizador... vale lembrar que eu nao concordo com isso, eu prefiro deixar original com tudo funcionando é so trocar o rele que nao custa 15,00 o mal contato pode ser os conector do soquete abertos de mais e acaba dando esse mal contato.

bom pra ligar sem rele tem como, mas tem que pegar o postivo do lugar certo(é o fio vermelho 30 o mesmo que alimenta o rele) tem que fazer um jumper do terminal 30 ao 87 do soquete do rele(no proprio soquete tem os numero DIN grafado nele). so que isso faz com que sempre vai tar energizado a linha mesmo sem a chave na ignição é por isso que nao aconselho tal instalação. e tb por esse motivo tem o rele pra ligar so quando a ignição estiver energizada pos chave.
Entendi Rafaelo, obrigado. Mas quais conectores do soquete teriam que ser interligados para funcionar apenas ligando-se a ignição?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao tem como, ligação so com a ignição apenas com rele pq o fio 15 violeta c/branco é fino demais pra ser usado com motores do vidro. ele nao foi projetado pra isso, é fino... somente pra ligar a bobina do rele ele serve. oque poderia fazer e puxar um fio 1.5mm preto la da chave comutadora e ligar no pino 87 do soquete responsavel do vidro eletrico. é mais seguro tem esse caminho tb nesse caso vai usar so quando a ignição estiver ligada.

pra saber qual conector do rele é é preciso olhar bem na face do soquete esta grafado cada numero de cada conector responsavel.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por avvsilva »

Rafaelo escreveu:nao tem como, ligação so com a ignição apenas com rele pq o fio 15 violeta c/branco é fino demais pra ser usado com motores do vidro. ele nao foi projetado pra isso, é fino... somente pra ligar a bobina do rele ele serve. oque poderia fazer e puxar um fio 1.5mm preto la da chave comutadora e ligar no pino 87 do soquete responsavel do vidro eletrico. é mais seguro tem esse caminho tb nesse caso vai usar so quando a ignição estiver ligada.

pra saber qual conector do rele é é preciso olhar bem na face do soquete esta grafado cada numero de cada conector responsavel.
Entendido Rafaelo, obrigado. Só confirmando se eu entendi, o que você está querendo dizer é equivalente a substituir o fio marcado em vermelho abaixo por um fio de 1,5mm e interligar as tomadas 86 e 87 do plugue do relé? Desculpe a amolação...

Imagem
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: como eu faço o jumper no rele do vidro eletrico?

Mensagem não lida por Rafaelo »

que isso silva. sim exatamente assim, desse jeito fica mais seguro e sempre que a ignição ficar ligada os vidros iram funcionar, é claro sem o temporizado do rele. no caso nao precisa remover o antigo, é so puxar do comutador de partida fio preto 15. mas alerto que é preciso usar um fusivel de 20A pra dar mais segurança.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder