Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
negativo Eduardo, nao e bem assim...
nao é o bico que injeta "a mais" e sim o mapa VE(mapa de combustivel) que determina o quanto vai ser injetado... é diferente uma coisa de outra. tu pode ter um bico que tenha A capacidade de trabalhar ate 300cc/min e uma VE montada pra bicos e combustivel gasolina so pq o bico tem maior vazao nao significa que vai injeta os "300cc/min" isso e bobagem. agora por ter uma maior capacidade de vazao o bico acaba injetando um pouco a mais em relação ao bico original(gasolina) isso eu sei e vcs tb né, isso nao tem o que discutir. mas nao é o suficiente pra uma mistura em todas as situaçãoes(lenta,arranque,cruzeiro,wot,desc) correta pra se usar no alcool, isso é fato no manual da MS tem varios calculo de exemplo explicando como fazer o mapa correto da VE conforme o combustivel,bicos,etc usado. se fosse assim nao existiria centrais alcool e gasolina e bem simples.
abaixo fiz um exemplo rapido de calculo.
a sim diferença de largura do pulso entregue da gasolina pra alcool. precisa aumentar o tempo de injeção(Req fuel) do pulso nao é so troca o bico por um de maior vazao nao... tanto é que no calculo pede pra por o bico ja com a vazao, alem do combustivel usado: uma ferramenta da MS pra calculo de pulso.
na memoria da ECU ja ta gravado o pulso determinado pra ser usado gasolina. se mudar o bico pra um de maior vazao flex no caso a central nao tem como saber e vai se perde nos calculo vai continuar achando que tem um bico a gasolina la. entao usar uma ECU gasolina em motor alcool é preciso mudar alem dos bico a configuração da memoria como expliquei acima.
quanto ao ponto continua sendo mais avançado por causa do alcool que precisa ser mais avançado(outra vez a central original nao sabe que vcs trocaram de combustivel). o ponto inicial é referencial pra curva de avanço. a curva é baseada atraves do ponto inicial, entre outros fatores.
se o inicial é de 6º APMS gasolina vai ser outras variaveis + 6º
se o inicial é de 10º APMS alcool vai ser outras variaveis + 10º
mais uma continha: adv_deg = ign_table(rpm, kpa) + adv_offset + cold_adv_deg
adv_deg = avanço final ja calculado.
adv_offset = ponto inicial (distribuidor,roda fonica,etc).
ign_table(rpm, kpa)= tabela ignição, ainda setada como se fosse gasolina
cold_adv_deg= tabela ignição fase fria, ainda setada como se fosse gasolina(fase fria de um motor a gasolina nao e o mesmo de um alcool)
viu so como nao e so troca um simples bico e acha que ta com motor redondinho? é da é pra pior o negocio. por isso que falo, troca apenas o bico nao é nem o começo pra deixar funcional.
nao é o bico que injeta "a mais" e sim o mapa VE(mapa de combustivel) que determina o quanto vai ser injetado... é diferente uma coisa de outra. tu pode ter um bico que tenha A capacidade de trabalhar ate 300cc/min e uma VE montada pra bicos e combustivel gasolina so pq o bico tem maior vazao nao significa que vai injeta os "300cc/min" isso e bobagem. agora por ter uma maior capacidade de vazao o bico acaba injetando um pouco a mais em relação ao bico original(gasolina) isso eu sei e vcs tb né, isso nao tem o que discutir. mas nao é o suficiente pra uma mistura em todas as situaçãoes(lenta,arranque,cruzeiro,wot,desc) correta pra se usar no alcool, isso é fato no manual da MS tem varios calculo de exemplo explicando como fazer o mapa correto da VE conforme o combustivel,bicos,etc usado. se fosse assim nao existiria centrais alcool e gasolina e bem simples.
abaixo fiz um exemplo rapido de calculo.
a sim diferença de largura do pulso entregue da gasolina pra alcool. precisa aumentar o tempo de injeção(Req fuel) do pulso nao é so troca o bico por um de maior vazao nao... tanto é que no calculo pede pra por o bico ja com a vazao, alem do combustivel usado: uma ferramenta da MS pra calculo de pulso.
na memoria da ECU ja ta gravado o pulso determinado pra ser usado gasolina. se mudar o bico pra um de maior vazao flex no caso a central nao tem como saber e vai se perde nos calculo vai continuar achando que tem um bico a gasolina la. entao usar uma ECU gasolina em motor alcool é preciso mudar alem dos bico a configuração da memoria como expliquei acima.
quanto ao ponto continua sendo mais avançado por causa do alcool que precisa ser mais avançado(outra vez a central original nao sabe que vcs trocaram de combustivel). o ponto inicial é referencial pra curva de avanço. a curva é baseada atraves do ponto inicial, entre outros fatores.
se o inicial é de 6º APMS gasolina vai ser outras variaveis + 6º
se o inicial é de 10º APMS alcool vai ser outras variaveis + 10º
mais uma continha: adv_deg = ign_table(rpm, kpa) + adv_offset + cold_adv_deg
adv_deg = avanço final ja calculado.
adv_offset = ponto inicial (distribuidor,roda fonica,etc).
ign_table(rpm, kpa)= tabela ignição, ainda setada como se fosse gasolina
cold_adv_deg= tabela ignição fase fria, ainda setada como se fosse gasolina(fase fria de um motor a gasolina nao e o mesmo de um alcool)
viu so como nao e so troca um simples bico e acha que ta com motor redondinho? é da é pra pior o negocio. por isso que falo, troca apenas o bico nao é nem o começo pra deixar funcional.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
hehe esse é sensor/cabo sei la do velocimentro no cep mostra cabo no vectra A olhem la.dbzronaldo escreveu:l
agora tem um problema....
o markehl la do vectra clube disse que o vss do vectra so vem junto com o velocimetro. acho q é dentro, sei la.
fudeuuu. srrs
como faremos agora?
como q vo saber a velocidade q eu to?
Mensagem dele:
Pelo que vi no CEPchev ele so vem com o velocimetro completo,numero 90504382 e
a instalacao dele eh junto com a do painel.[/b]
abrass
a minha duvida é existe sensor VSS pra motronic 1.5.1 ou 1.5.2 ? eu vo olhar no manual de serviço do omega 2.0 no diagrama eletrico e depois falo. se tem ou nao sensor de velocidade VSS
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
blzzz... q ..., pra que mudar tanto assim de uma pra outra. aff
e pra quer esses ... num fizeram essa m... de injeção a alcool tmb neh? aff
mas eu num vo deixar de uzar meu painel digital por causa de uma ... de injeção.
se for cabo eu to lascado. e dai? sera q eu num consigo usar usar meu painel normal com meu sensor?
pior q é mesmo. olhei la no cepchev. e aparece. cabo de velocimetro.
afffffffffff
e pra quer esses ... num fizeram essa m... de injeção a alcool tmb neh? aff
mas eu num vo deixar de uzar meu painel digital por causa de uma ... de injeção.
se for cabo eu to lascado. e dai? sera q eu num consigo usar usar meu painel normal com meu sensor?
pior q é mesmo. olhei la no cepchev. e aparece. cabo de velocimetro.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
nao tem VSS fica tranquilo o teu vai fica usando no PD tu tem ne. o cara la do vectra tava viajando ou nao te intendeu bem.
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- dbzronaldo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
então meu sensor vai ficar no lugar que ta, e ele sera responsavel por mandar informaçoes pro meu painel digital, ?
ex: velocidade atual e talz?
abrass
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
isso mesmo nao vai ser precio mexe nele, apenas pro PD sera seu uso agora como ja esta. sim velocidade do velocimetro nao vai ser afedata ja que nao vai ser mexido nele. esse sensor do monza VSS sai 3 fios pra mesma função. PD ou CB é ECU EFI.dbzronaldo escreveu:então meu sensor vai ficar no lugar que ta, e ele sera responsavel por mandar informaçoes pro meu painel digital, ?
ex: velocidade atual e talz?
abrass
a ja descarte essa... menos uma coisa.
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- dbzronaldo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
Ufa.. Menos gastoss... srrsrs
to ... com aquele tal de sonda lambda. cara, 250 reais uma da bosh.
oq me aconselha?
tem alguma semelhante boa?
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oq me aconselha?
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?
tem varios caminho, compra usada... compra paralela MTE funciona bem pro teu caso.
compra uma universal da bosch é ta feito. eu vo pega uma pra pro monza http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7191 é so troca os conectores que vem junto, pelo do chicote da IE e usar. sim, pode usar sem problema.
compra uma universal da bosch é ta feito. eu vo pega uma pra pro monza http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7191 é so troca os conectores que vem junto, pelo do chicote da IE e usar. sim, pode usar sem problema.
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