Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

mas é complicado jose, se foce do geito q a gente tava pensando seria uma boa, meter a injeção do vectra A, e bicos flex. mas o problema é q a ... da injeção do vectra num tem o sensor de detonação, agora já a do vectra b tem, mas meu kit é completamente diferete...
teria coragem de comprar até o modulo dovectra B, porem. oq eu faria com

Flauta, Regulador Pressão,Coletor Admissão, Tbi Corpo Borboleta
Gaiola do comando De Valvulas, Caixa do filtro de ar + mangueira

o markehl la do vetra clube, disse que as peças são totalmente diferente, e se for assim fica imposivel de eu por a do vectra B.
não jose, prefiro usar meu 8 valvulas mesmo.
gastaria muito em um 16 valvulas, sem contar o consumo.. .
mas se eu colocace o cabeçote 16v, qual injeção eu usaria?
abras
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

muda algumas coisa o chicote muda todo ele, a bobina de ignição é diferente e muda, valvula da lenta tb, tem um tal de imoblizador ainda. sei la viu se ja compro as peças do A continue no A.

eu tentaria fica mesmo no 1.5.1 ou 1.5.2 preferencia.

oque tu pode fazer e pega o 1.5.1 e mapear pra os mapas,configuração basica do 1.5.2 alcool. so nao vai usar o sensor knock... é uma tb

achei a 1.5.2 nova por 600,00
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Esse sistema de IE, como qqer um digital que usa sonda lâmbda (malha fechada), roda no álcool sem problemas. Como conversamos no Vectra Clube, vc colocando os bicos do Vectra flex, já roda no álcool tranquilamente. Inclusive, naquele post sobre conversão que te indiquei lá, e como já relatei N vezes, meu carro é flex devido ao uso dos bicos do Vectra 2.4 16V flex.
nao é bem assim Jose, fazer um motor ligar e andar no alcool apenas trocando os bico flex onde somente a vazao é maior, funciona porem nao funciona como é pra funcionar. e explico pq
na ECU existe varios mapas ja setados pra gasolina(central gasolina). quando tu troca os bico pra flex, ainda continua sendo gasolina o comportamento da IE, em todo.

*mapa VE(eficiencia volumetrica), neste mapa é configurado o combustivel injetado. lembram dos gigles? aqui é feito o ajuste de tempo de injeção do pulso. se o mapa ainda for gasolina original ela vai usar obviamente a configuração gasolina. injetando como se fosse pra gasolina(menos combustivel em relação ao alcool)... o alcool precisa de mais combustivel(ou seja maior tempo na largura do pulso). a sonda ela tenta corrir ate um certo ponto mas ela nao faz milagre.

*mapa Spark(ponto ignição), neste mapa esta setado os graus da ignição, como sendo gasolina e menor que sendo a alcool é claro em todo o mapa vale isso. no carburador era so adiantar e tava pronto a conversao.

*fase de enriquecimento do motor frio,retardo do ponto na fase quente,acionamento da ventoina, tambem muda entre outros menos importante.

é claro trocando os bico e usando a central ainda mapeada pra gasolina vai funcionar e poder andar sem problemas, mas pode ter certeza que a potencia e o conforto vai cair comparado com gasolina.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

nossa, não vale a pena....
depois tem o chicote ainda.
o melhor mesmo vai ser usar o do A. Aff

mas queria porque queria usar o know.
fiquei triste por isso.

quanto vale um 16v do vetra GSI?
abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: na ECU existe varios mapas ja setados pra gasolina(central gasolina). quando tu troca os bico pra flex, ainda continua sendo gasolina o comportamento da IE, em todo.

*mapa VE(eficiencia volumetrica), neste mapa é configurado o combustivel injetado. lembram dos gigles? aqui é feito o ajuste de tempo de injeção do pulso. se o mapa ainda for gasolina original ela vai usar obviamente a configuração gasolina. injetando como se fosse pra gasolina(menos combustivel em relação ao alcool)... o alcool precisa de mais combustivel(ou seja maior tempo na largura do pulso). a sonda ela tenta corrir ate um certo ponto mas ela nao faz milagre.
O que você disse não tem sentido.

Se colocar um bico que injete X% a mais de combustível que o original, então com a mesma duração de pulso que a central mandar vai injetar X% a mais de combustível no cilindro.

O Leal mediu os bicos na máquina e encontrou vazão de 37% a mais (me corrija se eu estiver errado, Leal :wink:). Portanto, supriram a necessidade maior que o álcool demanda e alimentaram o motor.
*mapa Spark(ponto ignição), neste mapa esta setado os graus da ignição, como sendo gasolina e menor que sendo a alcool é claro em todo o mapa vale isso. no carburador era so adiantar e tava pronto a conversao.
Via de regra, o ponto de ignição inicial do à gasolina é menor, mas a curva é até mais agressiva que o do à álcool.

Para a conversão sem elevação da taxa, basta adiantar o inicial em mais 6 graus que o problema está resolvido.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

mas como irei mecher no ponto inicial se o dist. do vectra não tem regulagem?

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

dbzronaldo escreveu:mas como irei mecher no ponto inicial se o dist. do vectra não tem regulagem?

abrass
Ajusta pela roda fônica.

Mas eu estava falando do carro do Leal, ou de qualquer outro convertido sem elevação de taxa original DO Á GASOLINA.

Você não deve precisar mexer nisso. Seu carro não está sendo convertido e já tem taxa mais alta.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

legal, menos mauu. ao menso não terei que mecher na roda fonica, srsrsr
é so instalar ele e boa.
decidi que vo colocar a injeção do vectra A mesmo, ela normalzinha como é. srsrsr
mas usar o alcool. (usando apenas os bicos flex)

atualmete já comprei esse kit:
Flauta + Regulador Pressão, 4 bicos + Módulo de Injeção+ chicotes + plugs
todo mes eu vo compar um kit. o cara disse q deixa eu comprar um por vez.

assim acho q em março ou abril vai dar pra montar... vai demorar , mas.. a grana é curta e num da pra mim pisar a onde eu não alcanso. srsr, e futuramente talvez ainda mude dinovu pra uma masi recente. xD
se o cara achou um doido igual eu q compro, converteza tem outro q vai compar o meu tmb. srsrrssr

o resto do kit é assim:
1° Coletor Admissão + Tbi Corpo Borboleta 200,00
2° Tampa Gaiola De Valvulas Cabeçote + Comando + Distribuidor + Cabos de Velas 250,00
3° Caixa do Filtro de AR+MANGUEIRA+FILTRO (usado) 120,00

dai o resto é peças separadas. srsrsr

agora tem um problema....
o markehl la do vectra clube disse que o vss do vectra so vem junto com o velocimetro. acho q é dentro, sei la.
fudeuuu. srrs
como faremos agora?

como q vo saber a velocidade q eu to?

Mensagem dele:
Pelo que vi no CEPchev ele so vem com o velocimetro completo,numero 90504382 e
a instalacao dele eh junto com a do painel.


abrass
Editado pela última vez por dbzronaldo em 12 Nov 2010, 15:33, em um total de 1 vez.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Responder