Instalação da Sonda Lambda

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fhabyo Dias Neves
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

José valeu ai, no caso eu tenho que regular o CO, até a sonda marcar 500mV, ai eu sei que a mistura está certa, meu carro é alcool, e o dono também, KKKKKKK.
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Carlos A. Freire
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fhabyo Dias Neves escreveu:José valeu ai, no caso eu tenho que regular o CO, até a sonda marcar 500mV, ai eu sei que a mistura está certa, meu carro é alcool, e o dono também, KKKKKKK.
Não é bem assim... sabemos que a tensão de referência do potenciômetro de CO do Monza EFI, fica entre 1,3 a 2,0V. Se baixar para 500mv terá grande problema ao funcionamento do motor.

Se conseguir fazer um circuito, onde a tensão de referência da UCE fique como com o potenciômetro ajustado corretamente, no melhor nível de CO, e ao mesmo tempo o sensor trabalhe dentro dos parâmetros também para melhor nível de CO, aí sim pode dar certo. Imagine que o sensor de oxigênio com 500mv consegue ajustar a referência do potenciômetro ao módulo em 1,5V (é só um exemplo). Assim seria o correto.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Rafaelo »

impossivel! sao 2 circuitos distintos. como o Carlos bem explicou. mesmo que a sonda indique mistura rica de mais 1.5V o modulo vai receber 1.5V oque seria pobre demais pra ela... como pode ver nao tem como usar pra nada uma sonda dessa em ligação no CO. a nao ser que faça um circuito paralelo oque acho inviavel. e mais facil troca de modulo.

agora usar uma sonda aquecida no escape pra regular a mistura base acho valido, mas ja adianto a multec 700 usa mistura travada! é como um carburador, usando malha aberta. a sonda so vai ajudar o acerto basico geral depois disso nao tem função alguma ela.
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Fhabyo Dias Neves
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Galera, penso que a intensão dos companheiros é conseguir uma forma para acertar a regulagem de CO, dessa forma todo esforço é válido, meu carro estava com 1.82 de voltagem ai baixei para 1.80 dei uma volta da nave e senti a diferença, mas como eu tenho a certeza que a regulagem está boa, ai só fazendo a medição dos gases, mas há situações que não se tem esse recurso, ai acho válido a idéia da sonda lambda. Abraços
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dbzronaldo
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por dbzronaldo »

pra trocar de modulo é simples assim?
plug and play?
ou tem q mudar o coletor, e algumas peças de dentro do motor?
abrass
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Rafaelo
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fhabyo Dias Neves escreveu:Galera, penso que a intensão dos companheiros é conseguir uma forma para acertar a regulagem de CO, dessa forma todo esforço é válido, meu carro estava com 1.82 de voltagem ai baixei para 1.80 dei uma volta da nave e senti a diferença, mas como eu tenho a certeza que a regulagem está boa, ai só fazendo a medição dos gases, mas há situações que não se tem esse recurso, ai acho válido a idéia da sonda lambda. Abraços
Fhabyo, pra acerto da mistura base é um otimo recurso vale apena instalar esse sensor.

caso vc queira instalar compre sonda bosch 4 fios planar ela é a mais precisa das sondas narrow.
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Rafaelo
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:pra trocar de modulo é simples assim?
plug and play?
ou tem q mudar o coletor, e algumas peças de dentro do motor?
abrass
ronaldo, simples nao é, mas tb nao é dificil. somente migrando pra MPFI do Espero que ainda usa distribuidor EFI e possui sonda, so teria que troca de ECU e coletor de admissao e derivados alem que alguns ajuste na eletrica. motor internamente continua intocavel nada de alteração, apenas a instalação do coletor MPFI
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Marcel Murai
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Marcel Murai »

rogertecmec escreveu: ...E apartir de 1995 a multec 700 veio com o sistema de recovery. Em caso de falha de algum sensor ou componente, ela entrava em um programa especifico e mantinha o carro rodando (com um consumo maior) até vc realizar o diagnóstico e a manutenção.
Acho que não é exclusivo da multec pós 1995, tenho quase certeza que desde 1992 a multec possui este recurso de recovery.

Meu ex-monza 93 consegui retornar de viagem sem o TPS, aceleração estática em 2500 RPM +/- nao me lembro.
Seria bom se o HEI tivesse um recovery nao? hehe... Apesar que os MPFI modernos se acontecer de romper o fio do sensor da roda fônica pode chamar o guincho tambem.
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