Pistola de ponto

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Além da dica do Luiz Carlos, a correia dentada com um ou dois dentes fora da posição correta, vai deixar o motor fora de sincronismo e o ponto de avanço inicial nunca ficará correto. Ou seja, para não perder em desempenho, terá que adiantar muito o ponto para que o motor funcione de forma razoável.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Rafaelo »

se a pistola tem avanço o mais rapido e preciso e pela polia de comando, como expliquei no "1º post". é claro se a dica do pessoal tiver todas conferidas, senao nao adianta de nada. revise antes o sincronismo e se a polia nao esta torta, se tiver torva use a do comando como referencia na medição que ela nao mente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Paulo cesar m
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Set 2010, 18:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

E como eu faço pra saber se essa borracha descolou?
Abraço
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por waldir »

Paulo Cesar,

Penso que somente tirando a polia de serviços e exaaminando, prendendo numa morça e tentando virar pelo diâmetro maior.
Porém, ela pode ter 'corrido' um pouco e acentado novamente. Se estiver frouxa ela giraria em falso.
Valeria a pena tirar a polia de serviços, o esticador da correia do alternador, a capa e verificar se tem nela o referêncial do ponto zero.
Em seguida checar o posicionamento da correia dentada/sincronização se está correto com as marcações. Antes disso, tire a vela do primeiro cilindro e insira uma chave de fenda longa no buraco e peça para alguem apoiar a chave e não deixar que ela fique presa qdo movimentar a polia colocando o primeiro pistão em PMS.
Se a do virabrequim vc posicionar corretamente e a superior do CV estiver também virada para baixo (180º) gire mais uma vez pela CV até posicionar corretamente e verá que as duas estão sicronizadas. (ou não como diria Caetano <:o) Se não estiverem sincronizadas há que se posicionar corretamente a Correia dentada.
Isto posto, corretamente, e verificado se o pistão está em PMS, recoloque a polia de serviços. E a partir daí poderá ser verificado se os 'dentinhos' da polia correspondem com alguma marcação na capa plastica.
Se não tiver marcação na capa, faça uma com tinta branca, corretor de texto como foi dito acima.
Onde eu levei para conferir o avanço me disseram que é o ponto zero é o rebaixo maior e central, ficando 5 dentinhos à esquerda e 5 à direita.
O meu, por ter sido trocado o distribuidor à base de troca há quase 2 anos, e acertado o ponto 'de ouvido' a pistola mostrou que estava com 12º e foi ajustado para 7º e ficou lisinho.

É isto, mas aguarde outras confirmações... foi o que eu fiz por não ter mais a marca na capa antiga e a capa 'genérica' de $56,00 também não havia marcação.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Como o Waldir escreveu, com uma chave de fenda (pode ser grossa) dá para se determinar perfeitamente o PMS do cilindro 1 e verificar se a marca na polia está correta.
Acho a opção mais fácil.
O problema é que necessita de um ajudante competente. :(
Se houver por perto uma oficina que possua um indicador de PMS (toda boa oficina tem de ter um, pois alguns carros (motores Fire, por ex.) precisam dessa ferramenta para troca de correia dentada),é a melhor opção.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Rafaelo »

outra maneira muito facil de indentificar o PMS do 1º e tirar a tampa do distribuidor e localizar o rotor. se a ponta do rotor apontar pra cima e pra esquerda(olhando ele de frente), vc ta em PMS do 1º cilindro. ao meu ver é o mais pratico, visualmente sozinho ja identifica.

olhando ele de frente. "+" indica o 1º cilindro.
+ 0
0 0
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Paulo cesar m
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Set 2010, 18:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Então, eu fiz como o Rafaelo falou, regulei pela polia do comando deixando o avanço da pistola em 10° e alinhando a marca da polia com a marca da capa plástica.
Desta forma, a marcação da polia de baixo em 10° ficou exatamente no ressalto do meio, com 5 dentinhos à esquerda e 5 à direita.
Será que agora tá certo?
obrigado
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Está errado. Na polia do Monza 0º é a primeira marcação. Se não ficaria 10/ 5/ 0 / -5 /-10 não acha?

O marcação do comando coincide com a marca na chapa de proteção traseira da correia.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder