3 MARCHA PULANDO

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 309
Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por diogoleenze »

Fala pessoal, ja to de saco cheio toda vez que a 3 esta engatada e tiro o pe do acelerador a marcha ula e eh so ela, ja pensei em garfo ou luva, alguem poderia ser mais especifico pra eu nao ter que ficar kebrando kbca procurando?
vlw
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Antes de mexer no câmbio, verifique primeiro como estão os coxins de motor e câmbio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diogo, nos cambios modernos o que mantém as marchas engatadas (não deixa elas escaparem) são pequenas esferas carregadas por molas, que atuam nos eixos dos garfos de mudança de marchas, dentro da caixa de câmbio.
Essas esferas podem emperrar ou, mais comumente, ter sua mola quebrada.
Mas, para que essas esferas atuem de acordo, é preciso que o sistema de engate de marchas fora da caixa esteja OK.
Se a alavanca estiver com muita folga, o liame, um calço de caixa que mude a posição da caixa, tudo isso pode impedir a esfera de encaixar no seu buraco.
Pode acontecer também do furo da haste desgastar demais, aí a esfera não consegue mais reter a haste na posição. Aí só abrindo a caixa e substituindo a haste com problema.
Essas esferas e molas geralmente são acessadas pelo lado de fora da caixa, não é preciso desmontar a caixa para mexer nisso.
Desconfie do mecânico desavisado que disser que a causa disso é engrenagem gasta, isso não se aplica mais a caixas de marchas desde algumas décadas atrás.
Nas caixas jurássicas de antigamente podia acontecer dos dentes desgastarem com o uso e as marchas escaparem.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 309
Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por diogoleenze »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Diogo, nos cambios modernos o que mantém as marchas engatadas (não deixa elas escaparem) são pequenas esferas carregadas por molas, que atuam nos eixos dos garfos de mudança de marchas, dentro da caixa de câmbio.
Essas esferas podem emperrar ou, mais comumente, ter sua mola quebrada.
Mas, para que essas esferas atuem de acordo, é preciso que o sistema de engate de marchas fora da caixa esteja OK.
Se a alavanca estiver com muita folga, o liame, um calço de caixa que mude a posição da caixa, tudo isso pode impedir a esfera de encaixar no seu buraco.
Pode acontecer também do furo da haste desgastar demais, aí a esfera não consegue mais reter a haste na posição. Aí só abrindo a caixa e substituindo a haste com problema.
Essas esferas e molas geralmente são acessadas pelo lado de fora da caixa, não é preciso desmontar a caixa para mexer nisso.
Desconfie do mecânico desavisado que disser que a causa disso é engrenagem gasta, isso não se aplica mais a caixas de marchas desde algumas décadas atrás.
Nas caixas jurássicas de antigamente podia acontecer dos dentes desgastarem com o uso e as marchas escaparem.

Abraços
Ok realmente o liame esa bem gasto vo trocar pra ver se para, vlwww

masi sugestoes postem abaixo
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
ecorrea
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 16 Abr 2008, 19:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por ecorrea »

Bom dia, quando fiz um curso basico de mecanica geral eu aprendi sobre essas esferas e que ficava pelo lado de fora mais era uma caixa de delrey (ford) mais não sei se a do monza é tambem, o do meu pai tambem tem o mesmissimo poblema trocamos todos os calços e continua pulando a 3 e o trambulador esta justinho então deduso que seja o essas esferas, eu estava pensando no sincronizador mais quando o carlos sitou as esferas eu me lembrei do curso.
seria interesante colocar se realmente o monza usa este sistema e onde elas ficam pois não são dificeis de trocar, pois no mecanico que mexe no carro do meu pai disse que não mexe em caixa, ai sabendo onde fica eu posso fase-lo ou se tiver que tirar a caixa levo pra ele fazer.
mais gostaria de saber do Carlos Freire se prosede essa informação.
Ecorrea
Monza Class 93 efi Gasolina/GNV
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para ser sincero... a caixa de marchas do Monza é muito difícil apresentar problemas. Já vi muitas caixas de marchas aberta, como toda a linha nacional da Volks e da Fiat, Chevette e Opala, e algumas da Ford.

Falei com mecânico amigo meu que trabalha com mecânica geral, inclusive câmbio, e me disse o seguinte:

No Chevette, é comum escapar marchas e o defeito pode estar no mesmo nas esferas ou molas sem pressão dessas esferas.
No Monza, também usa essas esferas, que ficam perto da tampa lateral, onde tem três selos, cada um para uma esfera. Mas o mais comum para esse sintoma é gastar a luva ou engrenagem. Olhando no catálogo de peças Chevrolet (CepChev), não encontrei as esferas tão ditas aqui. Encontrei no local especificado os pinos retentores e suas molas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
maciel_diego
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 04 Set 2010, 19:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por maciel_diego »

A minha caixa de marcha está arranhando a primeira e a segunda.... a terceira também escapole se desacelerar...

:smt017 - Fico preocupado em ter esse trabalho todinho (mão de obra que não é barata), para tirar caixa trocar molas e esferas e depois continuar o problema. Pensei em comprar uma caixa no ferro velho e substituir... vai depender do preço que me cobrarem...

abs,

Diego Maciel
Abraços,

Diego Maciel

Sao Luís-MA
paitz
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Abr 2010, 12:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3 MARCHA PULANDO

Mensagem não lida por paitz »

fala galera do monzeiros !!!!

Vou tentar descrever o que está acontecendo com o meu monza e o que eu vi e suspeito estar com defeito. Pra começar é o seguinte, de 1º até a 3º a impressão que eu tenho é que está com uma folga enorme nas engrenagens, tipo andando em 2º se eu soltar o pé do acelerador o carro fica naquele vai e vem e naum para enquanto eu naum acelerar de novo, tenho que andar sempre chutado por causa disso saio acelerado passo segunda e acelero e terceira tambem acelero pra não acontecer isso, soltou o pé fica nesse vai e vem em 4º e 5º tambem percebo mas bem menos do que em 2º e 3º, é bem provável que não seja ''folga nas engrenagens'' mas andando da essa impressão, aí ontem eu dei um murro no pneu dianteiro do lado passageiro e fez um barulho de ferro batento.....puuuttzzz ja fikei encanado, ergui o carro no jacaré botei no cavalete entrei debaixo e mandei um amigo meu meter uns murros no pneu, ai vem o susto !!! a haste de ferro que sai da caixa de cambio e e vai pra homocinética que vai pra roda está folgada....seugurei ela com a mão e fiz movimentos empurrando a haste para a caixa de câmbio e para a roda, realmente está com folga e muita folga +/- uns 7mm, entrei mais fundo embaixo do carro e fiquei de cara com a caixa de câmbio segurei a haste e fiz movimentos dessa vez pra cima pra baixo, tbem tem folga e vem diretamente da conexão entre a caixa de câmbio e a homocinética ( não sei se é mesmo homocinética aquilo, sei que perto da roda tem uma, acredito que na saída da caixa tbem tem ) e ainda mais !!! engrenei 1º com o carro desligado e virei essa haste............puuutttzzz quase deu uma volta completa pra travar e escutar o barulho das engrenagens na caixa de câmbio. A homocinética é novinha da pra ver que não exite folga nenhuma entre as duas homocinéticas e a haste, tudo vem da caixa de câmbio, não sei ao certo que tem dentro da caixa na saída se e um rolamento uma bucha não sei mas tem folga e muita pra qualquer lado e no lado motorista tbem acontece isso mas a folga é bem menor. Vou levar o carro no mecânico mas antes quero saber de vocês o que exatamente pode estar acontecendo..... Agradeço mesmo galera
Responder