Éder escreveu:
Essa diferença de 03º, será q é perceptivel no rendimento do carro?? :smt017
Pois c/ 07º APMS, a mistura ar/combustivel vai estar um pouco mais comprimida na camara de explosão
3 graus de avanço ou retardo de centelha em qualquer motor vai dar diferença...e muita.
O avanço de centelha existe porque qdo a centelha dispara na câmara de compressão, a mistura ar+combustível demora um pouco para inflamar totalmente. Então, ANTES que o pistão atinja seu ponto superior máximo, a centelha já é disparada. Qdo a mistura inflamar totalmente, o pistão já terá atingido esse ponto, de forma a que a energia da explosão ocorra no momento em que o pistão já está começando a descer.
Se adiantarmos demais a centelha, essa explosão pode ocorrer antes, enqto o pistão ainda está subindo, o que provoca batida de pino e pode até detonar o motor.
Se atrasarmos demais, a explosão ocorrerá qdo o pistão já desceu um pouco, o que tirará rendimento do motor.
Abraços