Pistola de ponto

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Paulo cesar m
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Set 2010, 18:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Primeiramente gostaria de agradecer aos irmãos monzeiros por me receberem nesse fórum.
Bom, aí vai uma dúvida pra quem manja de monza:
tenho um monza 1.8 1995 EFI álcool, e consegui emprestado uma pistola de ponto...
Alguém pode me mostrar um desenho da polia com a marcação de 10°?
E a pistola tem regulagem para 1 bobina ou 2, qual devo usar?
Desde já agradeço
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Rafaelo »

benvindo ao forum, entao primeiramente é preciso saber se essa tua pistola de ponto tem avanço se tem otimo. se ela nao tiver avanço nao vai servir pro ajuste. pela tua descrição leva a crer que a pistola tem regulagem de avanço.

obs: pistola s/avanço so serve pra motores com marcação de graus no proprio corpo do motor oque nao é o caso do monza. o monza so tem marcação 0º pra regulagem do ponto.

antes de começar a regular, esquente o motor ate ligar a ventoinha na lenta, deixa desligar a ventoinha e faça um jumper nos terminais do conector ALDL A-B assim travaremos o ponto a 10º.

1º coloca o plug indutivo no cabo do cilindro 1º e observar uma setinha indicando a posição correta da garra induiva e ligue na bateria os cabos.
2º coloque 0º na pistola no regulador de avanço.
3º aponte a pistola pra polia do comando e aperte o gatilho e observe os flash's.
4º verifica se a marca da polia, está antes da marca 0º do 'bloco' no teu caso é um plastico protetor a marca, se tiver antes da marca quando der o flash esta otimo.
5º agora coloque 10º na pistola... e denovo aponte a pistola pra polia do comando e aperte o gatilho e observe os flash's.
6º com o gatilho apertado e olhando a "marcação do flash" peça pra alguem mexer no distribuidor ate observar quando as marca mostrada pela pistola "flash" conicedirem com 0º do 'bloco', feito isso teu motor esta a 10º.

desligue o jumper e ta pronto. use apenas 1 bobina na pistola (single coil)

obs: talvez o teu monza tenha uma marcação de graus em numeros la na polia auxiliar, oque facilita mais a etapa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Paulo cesar m
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Set 2010, 18:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Agradeço ao amigo pela resposta, mas ainda tenho uma duvida...
Apontando para a polia tem 3 marcações: uma na ponta em direção ao parabrisa, uma no meio e uma na outra ponta em direção á frente do carro.
Qual delas é o 0° e qual é o 10°?
Tenho essa imagem, mas quando faço deste jeito o distribuidor fica todo atrasado (virado para o parabrisa)...
http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
Éder Vian
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Nov 2009, 09:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Éder Vian »

Ola Paulo Cesar!
O ponto inicial de avanço, jampeado A+B, ñ seria 07° APMS, no monza a alcool?
No Manual do meu monza esta desta forma!
10° APMS, p/ Gasolina.
07º APMS, p/ Alcool.
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Rafaelo »

Paulo cesar m escreveu:Agradeço ao amigo pela resposta, mas ainda tenho uma duvida...
Apontando para a polia tem 3 marcações: uma na ponta em direção ao parabrisa, uma no meio e uma na outra ponta em direção á frente do carro.
Qual delas é o 0° e qual é o 10°?
Tenho essa imagem, mas quando faço deste jeito o distribuidor fica todo atrasado (virado para o parabrisa)...
http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
ve se na capa plastica estao com os graus estampados ali.

basta saber qual o grau usado no seu EFI, desse jeito entao e mais facil ainda do qual eu expliquei acima.

antes de começar a regular, esquente o motor ate ligar a ventoinha na lenta, deixa desligar a ventoinha e faça um jumper nos terminais do conector ALDL A-B assim travaremos o ponto...

1º coloca o plug indutivo no cabo do cilindro 1º e observar uma setinha indicando a posição correta da garra induiva e ligue na bateria os cabos.
2º coloque 0º na pistola no regulador de avanço.
3º aponte a pistola pra polia do auxiliar e aperte o gatilho e observe os flash's.
4º com o gatilho apertado e olhando a "marcação do flash" peça pra alguem mexer no distribuidor ate observar quando as marca mostradas na pistola se conicedirem com a marca do "capa da proteção da correia dentada"

aqui tem mais informações : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... %A7%C3%A3o
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Paulo cesar m
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Set 2010, 18:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

No manual do meu está 10° para álcool e 7° para gasolina.
A dúvida é: qual ressalto da polia deve ficar em 0° e qual é em 10°?
obrigado
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza EFI, 7º APMS é usado apenas nos motores 2.0 álcool. Os motores 1.8 álcool ou gasolina e 2.0 gasolina todos EFI usam 10º APMS, conforme orientação do manual do proprietário.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Paulo cesar m
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Set 2010, 18:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Então eu posso seguir esse desenho: http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
Colocando a pistola em 0° ela terá de ficar no ressalto do meio e em 10° no ressalto da esquerda?
Responder