Válvula termostática onde fica?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
chinesinho
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Ago 2010, 19:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por chinesinho »

Estou com esse monza 1.6 1982 a uns 2 meses e ele é super confortável, depois que comprei e comecei a rodar paguei uma boa grana para trocar algumas peças desse carro (ficou 5 anos parado) e estava rodando super bem, só que essa semana estourou o radiador e descobri que deveria ter pedido para revisar o sistema de arrefecimento, a temperatura nunca marcava quente e a ventoinha quase não ligava, como rodo pouco só percebi essa semana... lendo alguns tópicos aqui parece ser fácil de trocar essa valvula e as cebolinhas, mas estou meio em dúvida onde fica a válvula e para que serve as 2 cebolinhas que tem na saida de água do motor para o radiador... Agradeço a ajuda dos colegas...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ImagemImagemImagem
Monza 1982 1.6 4 marchas 2º Dono
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

amigo, pelo q eu sei e conhesso, é o numero 3.
olha.

http://www.amarascoautopecas.com.br/pro ... i-91-.html
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 211
Registrado em: 29 Abr 2010, 08:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por John Cleiton »

O meu eu deixei sem vávula termostática mesmo, não sofro nada com ele nem em dia frio, foi conselho de um ex-mozeiro pois teve q trocar junta do cabeçote duas vezes por causa da maldita valvula termostática, que hora funcionava bem e hora não...Então preferi não arriscar, e tem outra pelo menos sei que a agua ta correndo sempre pelo motor, não tenho a preocupação de ferver...Valew!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A válvula termostática de qualquer Monza de qualquer ano modelo ou motorização fica onde está assinalado na foto, na posição 3.

Trocar a válvula termostática, interruptor térmico do radiador (cebolão) que fica no radiador dos modelos carburados e MPFI, sensor de temperatura de partida a frio (carburado álcool) ou sensor de temperatura do Monza EFI (álcool ou gasolina) são simples, porém, deve sangrar o sistema de arrefecimento para retirada de ar. Se não o fizer ou não saber como fazer, a bomba d'água terá dificuldade em fazer o líquido de arrefecimento circular e, poderá provocar super aquecimento no motor. Fique atento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por kraudyu »

John Cleiton escreveu:O meu eu deixei sem vávula termostática mesmo, não sofro nada com ele nem em dia frio, foi conselho de um ex-mozeiro pois teve q trocar junta do cabeçote duas vezes por causa da maldita valvula termostática, que hora funcionava bem e hora não...Então preferi não arriscar, e tem outra pelo menos sei que a agua ta correndo sempre pelo motor, não tenho a preocupação de ferver...Valew!
Se ferveu, é porque faltou manutenção ou atenção do propietário, mas é mais fácil tirar a válvula termostática e mascarar um real problema no sistema de arrefecimento. Eu digo com veemência: Use a válvula, ela só traz benefícios ao motor, e quando ela dá problema é muito fácil de descobrir e solucionar, é só manter o sistema em ordem e ficar de olho no ponteiro da temperatura. Quando o ponteiro da temperatura do meu SL/E passa do marcação do meio (aconteceu 2 vezes por causa de mal contato no fusível da ventoinha) eu paro o carro e verifíco, meu motor nunca ferveu, e sempre usei válvula termostática :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por Rafaelo »

kraudyu escreveu: só manter o sistema em ordem e ficar de olho no ponteiro da temperatura. Quando o ponteiro da temperatura do meu SL/E passa do marcação do meio (aconteceu 2 vezes por causa de mal contato no fusível da ventoinha) eu paro o carro e verifíco, meu motor nunca ferveu, e sempre usei válvula termostática :smt023
verdade, o motor precisa aquecer pra ficar economico e ter um desempenho melhor. andar com o motor frio gasta mais combustivel e nao desenvolve. vale o mesmo pra carburado. so que com IE a correçoes e ajuste em tempo real oque acaba melhorando ainda mais esse aspecto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por José Leal »

China, bem vindo!

Vamos ver se posso ajudar:
chinesinho escreveu:(...)Imagem
1- Sensor de temperatura do painel.
2- Sensor de temperatura da partida a frio. Certamente esse carro é álcool.
3- Corpo da válvula termostática.
Imagem
4- Tubo de distribuição de água, que passa por trás do cabeçote e por baixo do coletor de admissão. Recomendo que, já que o carro ficou muito tempo parado, vc troque esse tubo, pois certamente estará ressecado.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 211
Registrado em: 29 Abr 2010, 08:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagem não lida por John Cleiton »

Então galera o q tenho a dizer q cada um cada um né...Eu prefiro deixar assim, e nem por isso meu Monza perde Potência, qnto ao consumo faz média de 12km/l na estrada ( solex simples) a base de 80km a 100km, mesmo sem a válvula ele anda muito bem, ( ainda q em SC tem feito frio nesses dias) antes de sair pela manha só deixo uns 5 min ligado na lenta, e não tem crise, não se embanana em nada sei q a recomendação é usar a valvula pois o proprio fabricante recomenda né...Então é isso, q ninguém ande sem a valvula termostatica porque leu o q eu escrevi, eu faço isso no meu carro!, o correto é a valvula, mas eu não confio nas atuais....ja vi muito carro novin fervendo aí...
Um abraço a todos ai..
Responder