Computador de Bordo

Assuntos específicos relacionados à rodas, spoilers, pára-choques, etc.
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Jun 2010, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por lobo2 »

Agora eu entendi sim. :smt023

Apesar de meio OFF Topic, vamos lá.
Nos santanas antigos realmente tinha um marcador de consumo. Até onde me lembro, era um manômetro a vácuo. Pelo menos num painel que consertei deles uma vez tinha um ponteiro que marcava km/l e ali ia ligado uma mangueira de vácuo...
Aqui tem ele:

http://www.vwsantana.net/vwsantana.old/ ... to_11.html

Agora no monza a situação é completamente diferente. E é o caminho que vc deve seguir mesmo. O sensor de velocidade, como é para adaptação, possivelmente servirá o de outro carro. O que seria interessante no seu caso é encontrar alguém que saiba como é o sinal que o medidor de vazão manda para o CB e tentar achar outro sensor que faça a mesma coisa. Existem vários tipos de sensores para automação industrial que se bobear deve dar certo.
Boa sorte na sua adaptação!!
Imagem
alissonlino
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Ago 2010, 20:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por alissonlino »

lobo2 escreveu:Agora eu entendi sim. :smt023

Apesar de meio OFF Topic, vamos lá.
Nos santanas antigos realmente tinha um marcador de consumo. Até onde me lembro, era um manômetro a vácuo. Pelo menos num painel que consertei deles uma vez tinha um ponteiro que marcava km/l e ali ia ligado uma mangueira de vácuo...
Aqui tem ele:

http://www.vwsantana.net/vwsantana.old/ ... to_11.html

Agora no monza a situação é completamente diferente. E é o caminho que vc deve seguir mesmo. O sensor de velocidade, como é para adaptação, possivelmente servirá o de outro carro. O que seria interessante no seu caso é encontrar alguém que saiba como é o sinal que o medidor de vazão manda para o CB e tentar achar outro sensor que faça a mesma coisa. Existem vários tipos de sensores para automação industrial que se bobear deve dar certo.
Boa sorte na sua adaptação!!
Obrigado mais uma vez lobo2 por sua valiosa informação e pelo esforço em me ajudar. não tinha visto ainda o do santana, só ouvi de um amigo que já dirigiu um, e conforme visto não vai dar mesmo. muito melhor o do monza. tenho consciência que não vai ser muito fácil fazer o que quero, mas acredito que da pra fazer sim. peço desculpas pelo assunto fugir do assunto previsto inicialmente no tópico, mas achei melhor do que abrir um novo. E peço que se ficar sabendo de algum sensor que possa dar certo, comunique-me por favor, já que tem mais conhecimento.

Tudo de bom e assim que conseguir eu lhe comunico pra mostrar como ficou, pois derrepente alguém se interesse pra por no monza que não tem ou trocar pelo que já tem. veja o video desse CB montado, com alguns ajustes ainda a serem feitos. é muito legal:
http://www.youtube.com/watch?v=iMt70wrWsNQ

Abs.
Alisson!!!
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Jun 2010, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por lobo2 »

Aproveitando que o tópico anda mais ou menos ativo... Dei uma lida no geral aqui mas tenho duas perguntas ainda.
Sei que o computador de bordo do carburado num serve no EFI... Mas... Tem um amigo meu que tem um CB do Kadett carburado encostado com a extensão do chicote e tudo (foi trocado do carro dele alguns vários anos atrás pois estava com problemas nos botões e depois ele mesmo arrumou...) e queria por no carro só pra servir de relógio e termômetro, vai estragar alguma coisa se ligar nas tomadas que tem já no painel? O carro dele é um GLS 94 e tem os plugs no painel...
E o do Kadett EFI, é o mesmo do Monza EFI?
Muito obrigado por qqer ajuda!!
Imagem
-Wilton-
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1298
Registrado em: 07 Fev 2007, 07:44
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por -Wilton- »

Ja que a galera desenterro e ta discutindo.

Sei odne tem o sensor de vazão pro CB do monza carburado...cerca de R$150..NOVO.. o CB novo e original tb..mas senta que a paulada eh forte..R$980.. hEUEHueaH...
negocio eh comprar usado msm...
GM Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 - Azul Enseada - Original
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]
Imagem[/b]
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Diego Paiva »

lobo2 escreveu:Aproveitando que o tópico anda mais ou menos ativo... Dei uma lida no geral aqui mas tenho duas perguntas ainda.
Sei que o computador de bordo do carburado num serve no EFI... Mas... Tem um amigo meu que tem um CB do Kadett carburado encostado com a extensão do chicote e tudo (foi trocado do carro dele alguns vários anos atrás pois estava com problemas nos botões e depois ele mesmo arrumou...) e queria por no carro só pra servir de relógio e termômetro, vai estragar alguma coisa se ligar nas tomadas que tem já no painel? O carro dele é um GLS 94 e tem os plugs no painel...
E o do Kadett EFI, é o mesmo do Monza EFI?
Muito obrigado por qqer ajuda!!
Não estraga nada não, pode colocar. Só as marcações que serão erradas no consumo, velocidade e autonomia.
Do kadett EFi, não é igual.... pois ele usa sensor de velocidade de 16 pulsos e o monza de 8 pulsos! :) A velocidade indicado no CB seria o DOBRO.. e o consumo médio, e, consequentemente a automia serão afetados tbm.

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Jun 2010, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por lobo2 »

Muito obrigado Diego!
Ele vai gostar de saber. Tá me falando desse tal de CB tem um bom tempo já. :)
A moldura pro CB do kadett servir no monza ele fez usando uma daquelas tampas que vem nos monza sem relógio... Até que ficou bom!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Além da moldura do CB do Kadett ser quadrada e do Monza ter uma inclinação do lado direito por conta do desenho e forma do painel.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Jun 2010, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por lobo2 »

Muito obrigado pela ajuda!! Liguei o CB dele hoje, funcionou! Tá contente pra caramba. Pediu até pra ver se acho pra ele o correto pra funcionar no carro dele... Tentar não custa nada, não? :lol:
Imagem
Responder