Água destilada

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

mmurai escreveu:isso é facil fazer em casa.
Poe pra ferver numa panela cheia de agua e fica segurando uma calha em cima da panela.. aquele vapor que escorre é a agua destilada. :D

Hahaha! ! Eu até pensei nisso... mas HAJA gás e paciencia pra fazer isso até extrair os 10 litros de água.... fora a possibilidade de 99,945566799% de fazer lambança na cozinha...Aí eu prefiro até comprar as 500 bisnaguinhas pra usar assim mesmo.. hehehe!
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Gás??! Tá louco? Gás tá beirando os 40,00.....É Fogão à lenha pra fazer isso. :lol:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

auhauhau! ! aí fica anti ecológico ! ! ahahah ! Vai aumentar o efeito estufa...
To pensando em colocar um vinil preto em cima de alguma piscina aqui perto e coletar a água.. hahah! O calor tá de lascar mesmo..
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

luizh escreveu:Hehehe ! ! Ajudou pela tangente ! ! O procedimento de limpeza eu sei ! heheh! Eu não sei ONDE ACHAR a água destilada em quantidades "industriais"! O aditivo eu já tenho o Delco mesmo... não gosto de gambiarras... e mesmo assim tomei o cuidado de pegar o Delco VERDE, pois o irresponsável de uma concessionária que eu fui aqui queria me empurrar o ROSA ! Ia ser colocar e ficar que nem sal de fruta na água.. heheheh! ! Ia furar meu motor todo !

Em que tipo de loja voce comprou os 8 litros?? Foram Galoes, garrafas de 1 litro ou o que?? Não me diga que foi naquelas bisnaguinhas que vende em posto...

Valeu !
Luizh, não entendi qual o problema do ACDelco vermelho/Rosa....
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Ok, pelo que já me informaram, o aditivo AC Delco ROSA tem uma composição que não é recomendável para os motores mais antigos, parece que ele ataca a liga metálica, ou entao reage com os restos dos aditivos que já passaram pelo motor e acaba tendo um efeito corrosivo.
Os carros novos da GM já vem com esse rosa, mas por estarem com ele desde o inicio ou entao por ter uma liga metálica diferenciada ele é adequado.

O verde é o antigo, e sem problemas para o nosso caso. Parece que o rosa tem base química organica e o verde não, e isso reagiria lá dentro.

Eu acredito que seja mais ou menos um efeito semelhante ao de voce colocar óleo sintético misturado com o oleo mineral dentro do motor.. ocorre a sinterização da mistura e ele acaba virando uma pasta e ferra tudo lá dentro.

Só que essa opinião sobre os aditivos é coisa que me falaram, eu ainda nao achei nada concreto que dê fundamento.

Só que VÁRIOS mecanicos e vendedores de peças já falaram que não se deve usar esse fluido rosa nos motores antigos, tirando esse jacu da concessionária... não acho que os outros vendedores iriam falar isso a toa, já que o Rosa era mais caro que o Verde...


De qualquer maneira eu é que não vou testar isso aqui ..eheheheh! ! Podemos até fazer uma busca pela internet ou entao se alguem souber de informaçoes confirmadas a respeito desse problema, passar pro pessoal.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

Entendi, obrigado.

Só uma outra observação: alguém ai em cima disse que conhece alguém que utilizou só água destilada certo? Eu acho, to chutando, que a destilada tem um ponto de ebulição mais baixo que a água mineral o que, em tese, prejudicaria o arrefecimento.. Certo ou errado as duas afirmativas?
Abs
henrique
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Bem, como já disse pro MMurai em outro tópico, eu já não lembro mais das minhas aulas de física, e muito menos das de química pra saber esses detalhes com precisão, mas acredito que estamos tendo um erro de conceitos...

Vamos lá: A "água" que ferve a 100 graus é a agua DESTILADA, PURA ! ! Somente H2O e mais nada.. um procedimento laboratorial com tudo controlado... a água comum que temos, seja ela "torneiral", mineral ou mesmo filtrada para beber, DEVE TALVEZ ter um ponto de fervura maior que 100 graus por conta dos componentes extras, como sais minerais e cloro, fluor e etc...ou de repente pode ter até um ponto menor, pelos mesmos motivos...

Só que o problema da água dentro de um motor, vai além do ponto de fervura e arrefecimento. Claro que quanto mais alto ele for melhor pra gente, mas é o que o Fastback falou anteriormente, a água ferve esfria, ferve esfria, evapora, escapa do sistema e vai deixando os minerais dentro dele que acelerama reação de oxidação do metal e vão deteriorando o motor por dentro.

Uma boa comparação seria com a água do mar, a gente nem cogita em colocar água do mar num motor, certo? Mas é porque a concentração de sal dentro dela é tão maior que já percebemos de cara a diferença no gosto e quando ela evapora na pele fica o salzinho em cima e etc... a água mineral ou a de torneira tem uma concentração bem menor o que nos ilude por nao ter gosto acentuado, fazendo achar que ela seria inofensiva para o motor, acontece que ela fica lá dentro por meses, anos e aí sim aparecem os efeitos.

É como se dois irmãos gemeos fossem separados por 40 anos, e um virasse pescador desses que usam barquinhos no mar e o outro fosse ser pescador de agua doce no canadá por exemplo... se juntassemos os dois depois desse tempo veriamos a diferença causada pelo sol e pela água do mar na pele do que ficou pescando aqui...

Dá pra ver isso claramente quando se pega uma canequinha de aluminio vagabundinha, sem teflon nem nada e bota água pra ferver nela até evaporar tudo, voce vai notar umas manchas esbranquiçadas nas paredes da caneca, que são os restos de minerais que estavam nessa água. Se voce repetir isso várias vezes, vai ver que a caneca vai criar depositos cada vez maiores desses resíduos. Dentro do motor, ocorre o mesmo, com o agravante da pressão interna ser maior...

Por isso é que nao se deve colocar água mineral no motor... e nem mesmo água do mar.. heheh! Daí a necessidade dos aditivos, eles não servem só pra aumentar o ponto de fervura da água(na verdade eles servem mais pra diminuir o ponto de CONGELAMENTO da água, nos países do Norte! Motivo pelo qual tambem existem aqueles selos do motor) mas tambem contém agentes lubrificantes e antiespumantes, para evitar a espuma e o efeito de cavitação das pás da bomba de água.

Cavitação é quando o fluido, por motivos diversos, não acompanha o movimento da pá, criando-se uma espécie de vácuo que faz aquela pá girar mais rápido que o previsto desbalanceando o sistema, e criando espuma que cria mais cavitação até que uma hora o sistema entra em colapso... Isso tambem pode acontecer se ficarem as bolhas de ar no sistema, daí o povo fazer a tal sangria quando se troca a água do motor.

Mas, isso é uma outra história... eu fico viajando e saio do meu motivo do tópico que é ONDE ACHAR A TAL AGUA DESTILADA EM QUANTIDADES MAIORES ?? HEHEHEH! !
Responder