Água destilada

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Água destilada

Mensagem não lida por luizh »

Bom, eu na minha fissura de deixar meu carro 100% pretendo esvaziar o sistema de arrefecimento e encher de novo com uma nova mistura. Só que agora eu quero colocar água destilada, me assustei com o tanto de partículas que eu vi na água que sai da torneira do meu prédio além do cloro. Rapidinho a água no motor ficava turva...

Entao queria saber alguma sugestão de qual tipo de loja venderia água destilada em galões ou pelo menos embalagens de mais de 1 litro. Pois onde pergunto, o povo só sabe indicar aquelas bisnaguinhas que vendem em posto pra completar a bateria...

Como calculo uns 10 litros pra usar na limpeza e preenchimento do sistema, não daria muito certo eu comprar uma caixa daquelas coisas né? Alguém tem sugestões?

Valeu !
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, eu fiz esta limpeza no sistema de arrefecimento do meu monza, no fim de semana passado.
Comprei 8 litros de agua destilada(R$1,50 o litro) e comprei 2 litros de aditivo ACDelco(R$ 30,00 cada litro). O AcDelco é o original, recomendado pela GM.

Tirei o mangote do radiador, e deixei td a água que estava no sistema cair... tirei td a água, o sistema "secou" mesmo....
Proximo passo,foi fazer uma lavagem com água destilada mesmo, coloquei uns três litros, funcionei o carro por poucos minutos... depois arriei a água novamente... fechei o sistema(coloquei o mangote que foi tirado), tirei o sensor de temperatura(deve-se fazer isso p/ n ficar ar no sistema) coloquei os dois litros de aditivo da ACDelco e fui completando com água destilada até começar a sair água pelo local do sensor de temperatura(que foi tirado), depois coloquei o sensor no lugar novamente, completei com água destilada até o nível indicado e pronto..
Agora é so curtir o monzão :D

O meu carro não deu trabalho pra fazer a limpeza, pois eu sempre usei aditivo nele, daí a água é sempre limpinha.. mas mesmo assim, td ano eu troco a água e o aditivo.

Mas em uma Hilux que tivemos aqui em casa, passei uns 20 dias limpando o sistema de arrefecimento dela(será que tava sujo??), fiquei trocando a água do sistema até sai beeeem cristalina!!
Só coloque o aditivo no sistema, qd tiver certeza que a água ta limpinha.

Dica: Se seu carro tiver AR-quente, deixe-o ligado para que a limpeza seja feita nele tbm.

Esperp ter ajudado :)

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Hehehe ! ! Ajudou pela tangente ! ! O procedimento de limpeza eu sei ! heheh! Eu não sei ONDE ACHAR a água destilada em quantidades "industriais"! O aditivo eu já tenho o Delco mesmo... não gosto de gambiarras... e mesmo assim tomei o cuidado de pegar o Delco VERDE, pois o irresponsável de uma concessionária que eu fui aqui queria me empurrar o ROSA ! Ia ser colocar e ficar que nem sal de fruta na água.. heheheh! ! Ia furar meu motor todo !

Em que tipo de loja voce comprou os 8 litros?? Foram Galoes, garrafas de 1 litro ou o que?? Não me diga que foi naquelas bisnaguinhas que vende em posto...

Valeu !
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, compreri garrafinhas de 1L... cada uma saiu a 1,50. Comprei o aditivo verde tbm.

Da uma olhada em lojas que trabalhem com bateria, eles com ctz tem. Cuidado p n comprar solução de bateria. Eu comprei onde mando trocar o óleo do carro.. o cara tem pra vender lá. Da uma olhada em casa de peças, deve ter.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Já que vcs gostam de fazer a coisa bem feita, o ideal é colocar água desmineralizada no sistema, ao invés de água da torneira.
Eu, de minha parte, acho que água filtrada já seria uma boa pedida.

Abraços 8)
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por luizh »

Agua DESTILADA=purissima=DESMINERALIZADA, sacou?? heheh! !! :lol:


A filtrada é teoricamente com menor teor de particulas sólidas e supostamente com menos microorganismos... mas ainda contem Fluor(adicionado obrigatoriamente pelas empresas de saneamento), Cloro(idem) e ainda os sais minerais dos encanamentos por onde passam, além dos que ficam na cuba do filtro(se for de barro) e os sais minerais naturais que vem com ela... água filtrada é boa pra beber e pra lavar as coisas... mas nao pra meter dentro do sistema de refrigeração do carro...


Já vi relatos, mas NÃO comprovei, que o sujeito colocou agua destilada pura sem aditivo sem nada no carro dele... e rodou mais de um ano sem sequer mudar a cor do líquido... É verdade que o motor estava novo e limpinho por dentro... mas mesmo assim...
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

isso é facil fazer em casa.
Poe pra ferver numa panela cheia de agua e fica segurando uma calha em cima da panela.. aquele vapor que escorre é a agua destilada. :D
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

luizh escreveu:Agua DESTILADA=purissima=DESMINERALIZADA, sacou?? heheh! !! :lol:


A filtrada é teoricamente com menor teor de particulas sólidas e supostamente com menos microorganismos... mas ainda contem Fluor(adicionado obrigatoriamente pelas empresas de saneamento), Cloro(idem) e ainda os sais minerais dos encanamentos por onde passam, além dos que ficam na cuba do filtro(se for de barro) e os sais minerais naturais que vem com ela... água filtrada é boa pra beber e pra lavar as coisas... mas nao pra meter dentro do sistema de refrigeração do carro...


Já vi relatos, mas NÃO comprovei, que o sujeito colocou agua destilada pura sem aditivo sem nada no carro dele... e rodou mais de um ano sem sequer mudar a cor do líquido... É verdade que o motor estava novo e limpinho por dentro... mas mesmo assim...

Sim.. O caso é que o que causa a corrosão e acumulo de detritos no sistema, não é a agua em si mas sim os minerais que ela contem. Não éa toa que rapidinho formam-se borras ou cascas brancas de sujeira em tudo o que envolve agua, principalmente de torneira. Um bom exemplo são aqueles umidificadores de ar. Se não tiverem filtro embutido, experimentem usar agua comum neles... Rapidinho forma aquela casca branca, dos minerais da agua que ficam presos na estrutura do mesmo...
O mesmo acontece com o motor. A agua evapora, condensa, evapora, condensa, esquenta, esfria e os minerais estão lá... Colando no bloco, nas paredes do radiador... E por aí vai!
No meu caso, usei agua desmineralizada, que meu pai obtem num filtro que ele tem na firma dele... Ou seja, pelo menos pra mim a agua "sem dureza", como ele diz, é na faixa. hehehe
AGora, acredito que em lojas de produtos quimicos deva ter algo semelhante... Se não tiver, o lance da agua destilada na panela também ajuda mas, haja paciência! hhehehe
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Responder