Trocando a junta do cabeçote

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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david crozeta
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

é...que baile que me deu essa junta :smt005
mas agora vai ficar zerado...assim espero :lol:
passei a tarde me divertindo na desmontagem :mrgreen: ...foi tudo tranquilo, sem problemas... :smt023

aqui uma foto do bloco...repare o quarto pistão como está mais sujo, foi ai que deu o vazamento da junta.
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e aqui das peças desmontadas,segunda feira vou levar pra dar um passe,troca de válvulas,vedador e dar um banho quimico na gaiola e coletor admissão.

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opiniões e sugestões logicamente serão bem vindas, pois nunca mexi com isso....
valeu pessoal... :smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

foi rapido hehehe :D , na foto nao ta a junta ve o estado dela pra comprovar se era o problema nela o defeito, ve se o anel metalico nao ta queimado. quanto as dica limpe a cabeça do pistao com um pano e querosene,diesel oque for... aproveita e limpa a galeria de agua do bloco com mangueira e troca o oleo e o filtro do oleo. nao use o mesmo oleo pos retica nao é recomendavel. limpe o coletor de amissao os duto pra tirar a carbonização e oleo que tenha. troque a correia dentada tb nao custa caro e é garantido teu motor troco quase tudo antes né entao ta praticamente novo vai fica. so fica devendo os pistoes mas isso se ta bom e nao ta fumando nao tem pq mexer.

sobre o cabeçote é isso mesmo banho quimico,assentamento,retentores novos,passe,junta, e pronto pra montar
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david crozeta
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

Rafaelo escreveu:foi rapido hehehe :D , na foto nao ta a junta ve o estado dela pra comprovar se era o problema nela o defeito, ve se o anel metalico nao ta queimado. quanto as dica limpe a cabeça do pistao com um pano e querosene,diesel oque for... aproveita e limpa a galeria de agua do bloco com mangueira e troca o oleo e o filtro do oleo. nao use o mesmo oleo pos retica nao é recomendavel. limpe o coletor de amissao os duto pra tirar a carbonização e oleo que tenha. troque a correia dentada tb nao custa caro e é garantido teu motor troco quase tudo antes né entao ta praticamente novo vai fica. so fica devendo os pistoes mas isso se ta bom e nao ta fumando nao tem pq mexer.

sobre o cabeçote é isso mesmo banho quimico,assentamento,retentores novos,passe,junta, e pronto pra montar
vou fazer isso sim rafaelo...inclusive tirei até a tampa do cárter pra limpar bem...vou trocar todas correias e bomba d'água tbm...
raramente ele dava uma fumada, deve ser retentor... a junta tava bem feia...acho que tava muito velha, sei lá...tinha sinais de ruptura na borda do cilindro...
ah...agora vc vai ter que me ensinar a calibrar esse torquimetro...é daqueles de estalo...
obrigado..... :smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

humm, fazendo isso que tu vai fazer deve resolver o problema como um todo, entao era a junta mesmo geralmente acontece isso de queimar a borda.

a regulagem e uso e tranquilo, nao sei qual modelo tu tem em maos, mas geralmente torquimetro de estalo regula no cabo dele, o valor do torque desejado. digamos que o reaperto do cabeçote do monza seja 22Nm inicial 1º etapa tem que ver no manual.

regula no visor pra 22Nm (220kgf cm²) depois torqueie o parafuso ate sentir um estralo da ferramenta entao pare da torquear, assim ele ja esta no torque estabelecido de 22Nm. a posicao pra segura a ferramenta e importante uma mao segura o eixo do torquimetro e a outra no cabo e gire sem presa ate o estralo. nao use alavanca e tb desaparafusar com ele pq desregula. e bem tranquilo de usar e bem legal assim o motor e fechado conforme a engenharia manda. aproveita a ferramenta e trava todos os parafuso do motor com os torque certos.
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

uma foto do estado do cabeçote...
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a junta....
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limpeza que fiz hoje no bloco e cabeça dos pistões....
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e uma foto do menino estalerado... :mrgreen:
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

Rafaelo escreveu:humm, fazendo isso que tu vai fazer deve resolver o problema como um todo, entao era a junta mesmo geralmente acontece isso de queimar a borda.

a regulagem e uso e tranquilo, nao sei qual modelo tu tem em maos, mas geralmente torquimetro de estalo regula no cabo dele, o valor do torque desejado. digamos que o reaperto do cabeçote do monza seja 22Nm inicial 1º etapa tem que ver no manual.

regula no visor pra 22Nm (220kgf cm²) depois torqueie o parafuso ate sentir um estralo da ferramenta entao pare da torquear, assim ele ja esta no torque estabelecido de 22Nm. a posicao pra segura a ferramenta e importante uma mao segura o eixo do torquimetro e a outra no cabo e gire sem presa ate o estralo. nao use alavanca e tb desaparafusar com ele pq desregula. e bem tranquilo de usar e bem legal assim o motor e fechado conforme a engenharia manda. aproveita a ferramenta e trava todos os parafuso do motor com os torque certos.
então rafaelo.... no torquimetro tem a seguinte marcação....
de um lado ta escrito ''torque foot pounds'' e vai de 20 a 150
do outro lado ta ( m.kps) m.kgs e vai de 2.8 a 20.7

minha dúvida é onde calcular esse Nm :smt023
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

o problema era a junta mesmo repare no canal de retorno da aqua o 'quadrado' do lado do 4 cilindro ate a cor do cilindro enferrujado tava... e no cabeçote tb indica ainda bem que tirou a tempo um calço hidraulico poderia ter dado por entrar aqua no cilindro

joia a limpeza e isso ae assim fica limpinho quando for remontar, lambe o dedo de oleo e esfrega em toda a parede do cilindro de todos os cilindr. a limpeza remove o oleo e ligar a seco nao é bom. e so gira a polia da bomba e colocar em PMS depois em PMI que ja da pra lubrificar bem as camisa com o dedo limpo e com oleo.

a primeira etapa de aperto dos parafuso requer 25Nm seria (18 torque foot pounds) ou seja o minimo do teu torquimetro ta pouco acima do recomendavel, nao tem problema coloque o minimo do torquimetro que é (20 torque foot pounds) 27Nm. veja que nao faz diferença alguma, pode ir tranquilo e faça em todos na mesma escala Minimo da ferramenta.
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Re: ''dúvida'' positivo da bobina

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mas bah....agora já ta me clariando as idéias rafaelo.... se eu tenho um torque x em Nm é só eu abaixar 7 para o foot pounds ?
tipo... 50 Nm = 43 foot pounds ?
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