Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
sampsil
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Fev 2010, 08:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por sampsil »

Pessoal estou suspeitando de um problema na temperatura do meu carro. Tenho uma Zafira 8v e acredito que o sistema de arrefecimento e muito parecido com o monza.
O problema é que sempre o ponteiro do marcador passa um pouco do meio da escala e sempre volta para o meio. Com o A/C ligado parece trabalhar em uma faixa de temperatura mais baixa não passando do meio. Quando estaciono o carro e desligo o motor a ventoinha demora a desligar mesmo com o motor parado.
Tem algum esquema diferente para sangrar o sistema equipado com com ar quente ? Sangrei o sistema com o motor frio pelo sensor perto da valvula termostatica.
Pode ser alguma anomalia na valvula termostatica ? Essa temperatura esta normal ?
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por danilo-sn »

isso acontece com vc andando no bairro? ou rodovia? no bairro é normal ele fica no meio, mas na rodovia c vc mantem os 100km/h ai o ponteiro vai ficar la embaixono meu monza é assim tbm.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por rogertecmec »

sampsil escreveu:Pessoal estou suspeitando de um problema na temperatura do meu carro. Tenho uma Zafira 8v e acredito que o sistema de arrefecimento e muito parecido com o monza.
O problema é que sempre o ponteiro do marcador passa um pouco do meio da escala e sempre volta para o meio. Com o A/C ligado parece trabalhar em uma faixa de temperatura mais baixa não passando do meio. Quando estaciono o carro e desligo o motor a ventoinha demora a desligar mesmo com o motor parado.
Tem algum esquema diferente para sangrar o sistema equipado com com ar quente ? Sangrei o sistema com o motor frio pelo sensor perto da valvula termostatica.
Pode ser alguma anomalia na valvula termostatica ? Essa temperatura esta normal ?
Nâo te preocupa, o vectra, astra e zafira trabalahm mais quente mesmo, é normal o ponteiro andar sempre perto do meio. Te digo isso pois me preocupei muito quando mudei do monza pro astra. O monza trabalha mais frio. Com relação a ventoinha é normal ela continuar funcionando depois que vc desliga o carro, pois quando vc desliga o carro a água deixa de circular pelo sistema e há uma elevação da temperatura da água, o que faz com que a ventoinha fique trabalhando até a temperatura baixar. Quando vc liga o A/C a ventoinha liga na velocidade 1 independente da temperatura do motor, o que faz com que o carro trabalhe com uma temperatura um pouco baixa. Agora na estrada o astra depois de alguns km rodados ficava sempre com o ponteiro um pouquinho acima de 1/4 do mostrador. Agora na cidade a temperatura dele sempre marcou perto do meio
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
sampsil
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Fev 2010, 08:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por sampsil »

Essa situação q eu descrevi acontece andando no bairro ou cidade, na estrada ele tende a baixar um pouco : fica exatamente no meio e um pouquinho antes do meio.
O que eu estranho é q no bairro ou cidade (transito) ele passa do meio e trabalha entre exatamente no meio e passando um pouquinho do meio.
Fiz um teste com o carro parado : liguei o motor e esperei a ventoinha disparar , ela so disparou nessa posição : passando um pouco do meio. Quando liga a ventoinha volta para o meio e assim fica entre estas duas marcas.Esperei ligar a ventoinha 3 vezes e assim ficou.
Verifiquei o seguinte tb : coloquei o motor em funcionamento e e fiquei com a mão encostada no radiador na parte de dentro (lado da ventoinha), notei que esquenta antes de um minuto com o motor funcionando e a parte da frente do radiador não esquenta. Isso é normal ou estaria sem a valvula termostatica ?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Sampsil, se vc está preocupado com a temperatura do motor do seu carro aparentemente alta demais, substitua a válvula termostática.
As vezes a termostática parece funcionar bem, mas não abre totalmente qdo deveria abrir.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
sampsil
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Fev 2010, 08:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por sampsil »

Estou desconfiado do mal funcionamento ou da ausencia da valvula termostatica. Tem como fazer testes ? Os sintomas q descrevi são disso ? Alguem saberia me informar as especificações da valvula termostatica e do cebolão do radiador ? O veiculo é uma Zafira 8v 2.0 gasolina ano 2002.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por RicardoDS »

Tá com cara de Válvula Termostática com problema. (por causa das oscilações, pois a temperatura de trabalho "aparentemente alta" está normal.)
A VT gosta de fazer isso... abrir cedo demais ou não fechar direito.
Se ela for a original do carro, está a 8 anos aí, vida útil dela é +- isso.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Na Zafira 2002 8v a válvula termostática tem o número de peça 93367725 e o sensor de temperatura (responsável pelo acionamento da ventoínha) é o 93358883.
O termostato é usado também no Astra, e o sensor é usado também em vários carros da GM, como Corsa antigo e novo, Astra, Omega, e por aí vai.
Fonte de consulta: Catálogo de Peças GM de agosto de 2006.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder