recuperação do sistema de ar quente

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Walter Stigliano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Jun 2009, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por Walter Stigliano »

Olá, amigos !

estou tentando recuperar o sistema de ar quente de meu Monza 1984 SLE, que, em alguma época, foi destivado, ficando apenas o radiador interno e as pontas das mangueiras dentro do compartimento do motor, após o painel corta-fogo, ficando também, sem função nenhuma, um cabo de comando que sai da alavanca do painel que abre o sistema e vai também para o comprtimento do motor.

Pergunto a quem possa me orientar:

1) o tal cabo que sai da alavanca de acionamento do sistema, no painel interno, liga-se a algum tipo de registro ? (já li em algum lugar neste forum, que o Monza não possui registro de água quente)

2) se não tem mesmo o registro, o cabo vai para onde e como o sistema é acionado?

3) as mangueiras de conexão, saem de que ponto do sistema de arrefecimento do motor?

4) caso tenha de ser instalado um registro para abertura ou passagem da água, qual é o tipo desta válvula e onde posso encontrá-la ?
Observo que se trata de um MONZA 1984 SLE, primeira série de 3 volumes, adquirido por meu sogro diretamente da GM (ele era funcionário) único dono, um tipo de carro diferente, possuindo bancos baixos (sem encosto de cabeça) e rodas de ferro com calota central, muito bem conservado, necessitando, no entanto, ter o ar quente recuperado, para permanecer totalmente original.

Agradeço a quem puder me orientar neste assunto.

Walter
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Olá Walter!
Não tem registro, na alavanca de seleção do ar quente/frio tem um cabinho q serve para abrir e fechar a passagem de ar pelo radiador do ar quente q fica em baixo do painel logo atras do console. Veja q o cabinho é possivel de ver do lado esquerdo abaixo do porta luvas. Quanto as mangueiras sao duas de diametros diferentes que ligam a entrada e saida do radiador (no painel corta fogo) e ligam no sistema de arrefecimento. Uma sai da bomba d agua (proximo do alternador) e a outra deriva de uma mangueira q vai para o radiador do motor. Existe uma peça logo abaixo da tubagem de admissao (peça de plastico) com 3 saidas. Uma delas vai pro radiador do ar quente. O meu radiador está com vazamento, entao acho q o seu provavelmente deve ter sido isolado por esse motivo.

Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2030
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Cidade: Assis Chateaubriand
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por jcseujcs »

Blza Walter!!!

Acho q esse tópico vai lhe ajudar tem até umas fotos q coloquei!!!

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=8442
qualquer coisa é só dar um toque!!

abraços!!! :smt023 :smt023
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Walter Stigliano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Jun 2009, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por Walter Stigliano »

Obrigado, Ronaldo, agradeço a jcseujucs pelos esclarecimentos.

Me chamou a atenção nas fotos postadas, a localização das saídas do radiador interno.

No meu carro, não saem naquele local, mas bem acima, na altura e direção do carburador, sendo que saem apenas as mangueiras, que são ligadas ao radiador ainda dentro do carro, na caixa de ventilação.

O cabinho de aço que mencionei e se liga à alavanca de acionamento, sai por um orificio proximo à passagem do cabo do velocímetro e indo ter ao compartimento do motor. Assim que atravessa o painel corta fogo, faz uma curva para a direita e terminha próximo à segunda mangueira que vem do radiadorzinho (bem atrás do carburador). Esta mangueira foi desconectada de algo, pois possui marca de abraçadeira. Afastada desta, aproximadamente 20 cm. pra a esquerda, uma outra que vem também do radiadorzinho foi cortada, restando marcas da ferramenta de corte.

Tenho certeza que estas duas mangueiras irão se ligar aos pontos indicados nas fotos, pois tais pontos em meu carro, estão vedados por um tampão. Resta-me identificar o formato destas mangueiras e substituí-las.

No entanto, ainda permaneço emdúvida quanto ao tal cabinho. Ele è muito comprido para ligar-se da alavana à portinhola que dá passagem ao ar. Depois, é sugestivo o fato de ir, em formato natural, até a mangueira que tem marca de abaraçadeira.

Considerando o ano do carro, seria possível que tivesse outro tipo de sistema ?

Consultei duas empresas que trabalham com ar condicionado e ambas disseram não mexer com este tipo de instalação.

Agradeço novamente.

Walter
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Mai 2008, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por jolusiri »

Aproveitando o topico, o meu cabo de acionamento esta meio ruim de deslizar o ''arame'' por dentro dele, gostaria de saber se posso passar algum tipo de lubrificante nele que não o estrague, até quebrou a alavanca do ar, tive que reforma-la com aluminio, ainda estou testando e acho que ficou bom, so falta arrumar o cabo de acionamento, agradeço desde já!!!
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Pode lubrificar sim. Verifique se não há alguma dobra ou algo que esteja forçando o cabo. O monza com ar condicionado e sem ar, os radiadores do ar quente realmente sao diferentes. Infelizmente não tenho foto e também não me lembro bem, pois já tive um monza 85 completo e um 86 sle sem direção/ar, mas com ar quente. Vou ver se consigo alguma informação q possa te ajudar.

Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Mai 2008, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: recuperação do sistema de ar quente

Mensagem não lida por jolusiri »

Valew ronaldo theodoro!!! preciso de ar quente rapido!!! Aki ta frio rsrs!!! Vou montar hoje!!!
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
Responder