Limpeza do evaporador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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ronielegervasio
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por ronielegervasio »

Outra coisa, no mesmo lugar temos o evaporador do ar quente também.
Roberto Bomba
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por Roberto Bomba »

Aproveitando esse topico gostaria de saber onde fica essa valvula palito
herbert
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por herbert »

Passei por uma situação parecida com a do lc_ss. Quando comprei o carro, o ar gelava, mas só funcionava por conta de uma gambiarra. Por causa dela, fiquei receoso de ligar o ar e fiquei quase dois anos sem ligá-lo. Depois de desfazer a gambiarra e fazer as ligações originais, o compressor ficava armando e desarmando e não gelava mais. Além disso, o ventilador estava muito fraco. Levei numa loja de ar condicionado e o carinha falou que era falta de gás. Ele repôs o gás, o ar voltou a gelar, mas o ventilador continuou fraco. O carinha me explicou que o ar está fraco porque o evaporador está com muita sujeira e ela está impedindo a passagem do ar gelado para os difusores. O ar gelado está indo para o desembaçador e para os pés.

comecei a desmontar o painel, mas o console central não sai sem remover o banco do passageiro. Já vou levar com tudo desmontado porque se deixar pra esses caras desmontarem... eles judiam das peças....
ronaldo theodoro
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Boa noite! Não é necessário desmontar o painel. Já vi o evaporador com tanta sujeira que parecia um feltro. Essa sujeira fica na entrada de ar do evaporador. Tem que desmontar a carenagem onde fica o motor do ventilador. Retirando é possível fazer uma boa limpeza. Isso ocorre porque o monza não tem filtro de cabine. Quanto a válvula mais conhecida como canetinha fica na entrada do evaporador. Para retirá-la tem q tirar o gas do sistema, soltar a conexão na parede corta fogo (tubo de alumínio mais fino) que é a linha de alta pressão. São duas porcas. Tem que ter cuidado pra não danificar a conexão. Soltando a conexão já dá pra ver essa válvula. Atenção: Pode sair facilmente ou não. Tive um caso de um Kadett q não saiu inteira. Ela quebrou no meio. Daí só retirando o evaporador fora para retirar o pedaço. Se tiver muita sujeira parada na válvula não é bom sinal, pois essa sujeira vem do compressor e pode ser resíduos do desgaste do compressor. E pra resolver isso, somente fazendo limpeza no sistema todo com gás 141b.

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herbert
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por herbert »

Levei o carro com o console central todo desmontado e banco do passageiro removido pra fazer a limpeza no evaporador, mas o "profissional" fugiu do serviço. Aproveitei o painel desmontado pra organizar os fios e acabei revisando aquelas mangueiras coloridas do vácuo na chave seletora. Comparei com as cores no manual de reparações e verifiquei que as minhas estavam na ordem errada. Quando coloquei na ordem correta, o ar ficou mais forte...Fiquei muito feliz, pois eu achava que só ficaria forte após a limpeza do evaporador. Pode ser que eu nem precise fazer essa limpeza por agora, mas apenas fazer uma revisão na chave seletora do ar condicionado. Vou seguir o tutorial do link abaixo.

viewtopic.php?f=14&t=17494

https://docslide.com.br/documents/monza ... acoes.html
ronaldo theodoro
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Herbert, pra ver se tá muito sujo o evaporador, faça o seguinte: No painel corta fogo, na carenagem do ventilador, retire a resistencia das velocidades do ventilador. Com ajuda de uma lanterna vc consegue ver parcialmente o lado da entrada de ar do evaporador. Se tiver muito sujo, retire a carenagem toda.

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mpgfa
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por mpgfa »

Bom dia , essa carenagem que nosso amigo Ronaldo cita acima e aquela parte preta no painel corta fogo?
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Gilmar Martins
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Re: Limpeza do evaporador

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Sim é a única carenagem que tem por ali. Onde se prende o eletro ventilador e as resistências que controlam as velocidades.
Abraços,
Gilmar
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