Aditivo no radiador deve usar ou não?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Fabio_gonzatto
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 171
Registrado em: 16 Fev 2012, 13:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por Fabio_gonzatto »

quero saber qual aditivo o meu monza usa? ano 89.. fui em umas oficinas aqui na cidade e esses " trocador de peças " falam q nao é pra por aditivo pois nunca foi usado e vai dar problema

qual o aditivo correto para ano e modelo do meu carro?
vou fazer a limpeza do sistema e colocar.
lembrando que coloquei bomba da agua nova hj dia 10/11/2014 e revisei o sistema todo..
Aguardo dicas ! :smt023 :smt023 :smt023
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

Fabio_gonzatto escreveu:quero saber qual aditivo o meu monza usa? ano 89.. fui em umas oficinas aqui na cidade e esses " trocador de peças " falam q nao é pra por aditivo pois nunca foi usado e vai dar problema
qual o aditivo correto para ano e modelo do meu carro? vou fazer a limpeza do sistema e colocar.
lembrando que coloquei bomba da agua nova hj dia 10/11/2014 e revisei o sistema todo..
Aguardo dicas ! :smt023 :smt023 :smt023
Qualquer aditivo com etilenoglicol de preferência concentrado para ser diluído na proporção correta (leia as instruções do rótulo do produto)
Bardhal Rad Cool Plus, Radiex, Paraflu, Valeo Protect, Delphi, ACDelco, HiTech, etc

NÃO USE limpa radiadores que provoca vazamentos.

Mais informações e se você se disponibilizar a ler e entender, leia a matéria que segue:

viewtopic.php?f=15&t=28952
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Bom dia pessoal..

Comprei um aditivo da marca Radnaq e estou com uma dúvida, gostaria de saber se alguém ja utilizou o mesmo, se é bom e se pode ser utilizado?

Imagem

Imagem

Estava usando o Valeo Protect.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -valeo-_JM

Só q não sabia que ele era pronto para uso, acabei nao lendo o rotulo pois achava que todos aditivos eram 40% aditivo e 60% água.. ai coloquei dessa forma. Portanto tou querendo tirar e usar esse da Radnaq, o que acham? Ou melhor eu continuar com esse Valeo Protect pronto para uso, retirar todo o aditivo e recolocar 7 litros desse Valeo Protect?

Obs: Meu carro está com o Ar quente desativado

Obrigado..
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Valeo tem aditivo pronto para uso (diluído) e o concentrado. O mesmo ocorre com todas as boas marcas. A diferença é que o diluído só usa ele, no caso do Monza, 7,5 litros (com ar quente) e 7 litros sem ar quente e, no caso do concentrado, a proporção desse 40 por 60%, são 3 litros de aditivo e o restante com água.

Eu conheço a marca e não conheço a qualidade. Não posso opinar. Mas como o rótulo diz para trocar em 6 messes, já não usuaria.

Eu usei por muitos anos o AC Delco (verde) com troca a cada 1 ano. Agora uso o Delphi (vermelho) com troca em pelo menos 3 anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu:O Valeo tem aditivo pronto para uso (diluído) e o concentrado. O mesmo ocorre com todas as boas marcas. A diferença é que o diluído só usa ele, no caso do Monza, 7,5 litros (com ar quente) e 7 litros sem ar quente e, no caso do concentrado, a proporção desse 40 por 60%, são 3 litros de aditivo e o restante com água.

Eu conheço a marca e não conheço a qualidade. Não posso opinar. Mas como o rótulo diz para trocar em 6 messes, já não usuaria.

Eu usei por muitos anos o AC Delco (verde) com troca a cada 1 ano. Agora uso o Delphi (vermelho) com troca em pelo menos 3 anos.

Abs,

Carlos Freire
Pois é, eu comprei o pronto para uso e acabei fazendo 40% por 60%.. Agora queria retirar e colocar esse que comprei 3 litros do Radnaq, mas tou com medo porque nunca utilizei e não sei se é bom. Vou esperar por mais membros pode ser que alguém ja usou esse e possa opinar. Se ngm conhecer vou ver se troco por outra marca melhor ou até mesmo por 7 Litros do Valeo pronto para uso, cada litro custa RS17,00, 7 litros vai ficar R$119,00 :smt010, por isso queria esses de 40% por 60% acaba sendo um pouco mais em conta.

Qual o valor desse AC Delco (verde) e desse Delphi (vermelho) ?

Obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para poder apinar sobre a qualidade de um produto como esse, tem que usar por vários anos e monitorar como fica a água e partes por onde ela passa.
Se usar em pouco tempo, por 1 ano por exemplo, não tem como saber se é bom ou ruim.

Eu por exemplo, usei o AC Delco verde por muitos anos, desde 1999, trocando e fazendo limpeza 1 vez por ano. O sistema está preservado e limpo até hoje.
Agora vamos ver como vai se portar esse Delphi. Na verdade queria colocar o AC Delco vermelho Log Life, mas estava muito caro, rs! Por isso usei o Delphi.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

Há um meio de controlar a atividade/validade do liquido de arrefecimento (40/60 - aditivo e água), bastando
medir a 'condutividade elétrica' do liquido.

vide tópico viewtopic.php?f=15&t=16501

Eu utilizo o HiTech inorgânico há anos e tenho trocado até com 20 meses quando a condutividade atinge 250mV
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por pablopttm »

Eu estou dando uma geral no meu arrefecimento até fiz aquela máquina para limpeza, estou procurando um bom aditivo e o ac delco aqui na região é barato acho que vou usá-lo e também pela indicação positiva do Carlos.

Imagem
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder