A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
branchini
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Nov 2008, 22:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por branchini »

No meu EF500 1990 havia um problema de consumo de combustível carro fazendo 4.3 KM litro, ocorre que frio o sistema manda mais gasolina, depois de aquecido normaliza, o que acontecia com 90 graus ativava a ventoinha, pois a válvula termostática fazia a troca da água entre bloco e radiador, pois bem a ventoinha desligava com 40 graus, motor quase frio, de novo consumo alto, pois estou andando sem nenhuma modificação com 50% de gasolina e 50% de alcool (tá redondo)diagnostiquei que a ventoinha não podia ficar tanto tempo ligada, baixando demais a temperatura do motor, pois este motor funciona melhor aquecido solução encontrada pra resolver o problema de consumo e do rabo de galo,troquei a válvula termostática(conselho nunca retire a mesma, senão vc mata o carro e seu bolso) e troquei o cebolão do radiador colocando um de alcool resultado carro na cidade fazendo 7,5 Kml rodovia 11.8 temperatura arma com 90 graus desarma com 70 graus, ficou joinha, espero aqui ter dado minha colaboração abração Luiz
http://3dpapelmodelismo.blogspot.com/
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O interruptor térmico desarmando com 70ºC? Isso ainda é muito pouco e fora do padrão do Monza. Coloque um que arma aos 92ºC e desarma aos 87ºC.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

branchini, o fato do eletro-ventilador funcionar mais tempo do que o necessário não implica em esfriamento maior do motor.
Se fosse assim, no carros onde o ventilador é acionado mecânicamente, pela correia de acessórios (meu Chevette, que dirigi por 32 anos era assim), o motor estaria permanentemente frio.
A única desvantagem do eletro-ventilador funcionar demais é o consumo de energia elétrica, que se traduz em consumo de combustível, já que o alternador não funciona de graça.
Como vantagem, a água do radiador estará sempre mais fria, o que propiciará um arrefecimento mais eficiente do motor, qdo a válvula termostática abrir.
Se o carro tiver ar condicionado, aí o ar vai funcionar com mais eficiência também.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire e Luiz Carlos,

Estou com uma dúvida sobre a Valvula Termostática do meu Monza e pode ser tbém 'cisma' minha.
Pela escala do ponteiro de temperatura a ventoinha está sendo ligada no 1/2 e desligada no 1/4. E quando tive problema com a ventoinha não ligar (que era devido mal contato no comutador) foi passado no scanner e apontava o acionamento em 102ºC
Pois bem, tenho percebido que a ventoinha tem ficado ligado mais tempo até desligar no 1/4. Essa demora poderia ser além de cisma, algum problema na VT?
ou me ocorreu agora também que a temperatura ambiente está maior, ou seja perto dos 30º e não dos 25º. A cisma sobre a VT é que ela é bem antiga talvez uns 8 anos, a original um anel de borracha tinha travado se me lembro bem.
Pergunto: que sintomas ocorrem quando não está abrindo direito? Se tiver problema na bomba dágua, o que ocorre e como posso verificar sem desmontar.

Obrigado

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

waldir escreveu:Carlos Freire e Luiz Carlos,

Estou com uma dúvida sobre a Valvula Termostática do meu Monza e pode ser tbém 'cisma' minha.
Pela escala do ponteiro de temperatura a ventoinha está sendo ligada no 1/2 e desligada no 1/4. E quando tive problema com a ventoinha não ligar (que era devido mal contato no comutador) foi passado no scanner e apontava o acionamento em 102ºC
Pois bem, tenho percebido que a ventoinha tem ficado ligado mais tempo até desligar no 1/4. Essa demora poderia ser além de cisma, algum problema na VT?
ou me ocorreu agora também que a temperatura ambiente está maior, ou seja perto dos 30º e não dos 25º. A cisma sobre a VT é que ela é bem antiga talvez uns 8 anos, a original um anel de borracha tinha travado se me lembro bem.
Pergunto: que sintomas ocorrem quando não está abrindo direito? Se tiver problema na bomba dágua, o que ocorre e como posso verificar sem desmontar.

Obrigado

waldir
Waldir,

se a válvula termostática tiver um defeito de não abrir, vai restringir o fluxo do líquido de arrefecimento, e por isso, o motor vai superaquecer, o mesmo sintoma de bomba d´água com problemas nas aletas. Se o defeito da válvula termostática for de ficar aberta, o motor levará mais tempo para aquecer, da fase fria para normal, em rodovias e avenidas que se pode andar em velocidade constante, a temperatura vai ficar abaixo do normal, ou seja, na faixa azul do marcador.
Nesta condição, principamente nos veículos EFI, vão consumir muito combustível.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire,
obrigado pela informação. Acredito então que tudo esteja ok com a abertura da válvula. Talvez seja o acrescimo da temperatura do ambiente.
Hoje pela manhã aguardando a sua resposta e a do Luiz Carlos, fiquei pesquisando na Internet lendo tudo que aparecia sobre a tal válvula... e no Monza Club eu li a informação que é conveniente trocar a válvula depois que completar 40.000 Km e nesse interim eu já troquei 2 vezes a correia dentada e 1 vez a carcaça onde vai a válvula e o sensor térmico; na ocasião o mecanico falou que a válvula estava ok.

O sensor de temperatura eu o troquei em julho pp e quando tive problema com o não acionamento da ventoinha eu cogitei que o sensor tivesse pifado, então eu coloquei o antigo e que comprovou não ser ali o defeito. Porém, o sensor antigo estava fazendo acionar a ventoinha quase nos 3/4 ou seja, deveria estar enviando sinal ao modulo para acionar a ventoinha perto dos 110ºC eu creio... substitui é claro por aquele novo que comprei em julho e o sacanner acusou então 102ºC na abertura.

Desculpe o blablablá, mas vale como história ou como referência para quem lê este forum.

Abraços

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir,

fica tranquilo... é sempre bom mostramos experiências vividas, para quem passar por isso ter noção do que está acontecendo.

Certa vez, fiz uma viagem de São Paulo a Presidente Prudente, que fica no interior de SP, a 570km da capital paulista. Fui na madrugada de um dia de julho, que fazia muito frio e com muita neblina pelo caminho. O ponteiro do marcador de temperatura do meu Monza GLS 96 gasolina, não saía da faixa azul. Ao chegar ao destino, percebi que o consumo de combustível foi muito grande. Troquei a válvula termostática e o consumo voltou ao normal.
Esse sintoma voltou a acontecer em junho deste ano, após uns 4 ou 5 anos depois. Felizmente, antes de fazer novamente a mesma viagem. Troquei a peça (VT), e viajei tranquilo para Presidente Prudente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Estou com um termostato novo já comprado, para instalar antes de pegar a estrada no Natal.
O termostato (válvula termostática) que está no motor eu troquei ha uns 3 anos, qdo comprei meu Monza, e a temperatura já não está legal.
Qdo faço o teste dele, antes do ponteiro atingir o meio da escala ele já dá passagem para a água do radiador.

Em trânsito congestionado, calor, etc, ainda dá para levar, mas pegar estrada com ele assim não dá, como disse o Carlos Freire.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder