Pessoal, reitero o pedido de sempre informar qual o modelo e ano do Monza qdo fizer alguma pergunta.
Com isso não surgirão sugestões que não se aplicam ao carro em questão.
No caso do EFI, dá para se estabelecer uma relação entre o momento em que o eletroventilador é acionado e a temperatura do motor, visto que quem comanda o eletroventilador é o sensor que está no motor.
Já no Monza carburado o eletroventilador é acionado em função da temperatura da água no radiador, que, de acordo com a situação de transito no momento, pode fazer o ventilador entrar com motor relativamente frio ou relativamente quente.
Hoje, por exemplo, eu acabei de reinstalar meu radiador e mangueiras, depois de uma 'ajeitada' neles. O radiador eu fiz uma vedação com araldite 24 horas para estancar um pequeno vazamento, e na mangueira inferior eu cortei 5 mm do comprimento, para melhorar o 'casamento' dela com o bocal do radiador.
Qdo estava com o radiador fora, aproveitei e dei uma boa mangueirada de água na colmeia, que tinha muita sujeira.
Qdo funcionei o motor, chegou um momento em que aquela água começou a evaporar, devido ao calor. Se meu carro tivesse cebolão no radiador, certamente ele atrasaria o acionamento do ventilador, já que, segundo dizem alguns fabricantes de ar condicionado doméstico, se vc borrifar água no radiador, melhora sua eficiência. Tanto é assim que alguns aparelhos borrifam aquela água oriunda da condensação do evaporador sobre o condensador (que é um radiador) lá fora.
Abraços
A importancia do Sistema de Arrefecimento.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ