A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Carlos A. Freire
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego,

veja o que o antigo consultor técnico do Monza Clube, Luiz Yoshimura, respondeu a uma consulta:

http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... o_01.shtml

S.O.S. publicado em: 28/09/2000
Enviado por: Renato Trajano de Mattos (Franca, SP)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1995, gasolina

Dúvida: a temperatura do meu carro oscila muito. Com o carro em movimento o marcador fica bem abaixo do meio. Já com o carro andando devagar, ou parado, o marcador sobe acima deste nível. Após o ventilador ligar, novamente a temperatura volta a cair. Já troquei a água do sistema, o aditivo do radiador, a válvula termostática e o sensor de temperatura. Estando o ar-condicionado ligado a temperatura não ultrapassa o meio. Este fenômeno é normal e isto afeta o motor?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: a partir de 1995 o Monza equipado com a injeção EFI à gasolina recebeu uma nova programação na sua unidade de controle eletrônico, assim como também passou a ser equipado com a válvula EGR (recirculação dos gases do escapamento), tendo como finalidade uma melhora na queima e com a intenção de reduzir os níveis de emissões, assim como da carbonização do motor. Entre essas mudanças está o aumento da temperatura de início de trabalho do eletroventilador, fazendo o marcador ultrapassar a marca do meio quando o veículo não está em movimento ou com o ar-condicionado desligado, ou seja, quando o veículo não recebe corrente de ar em seu radiador.

Abs,

Carlos Freire
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José Leal
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por José Leal »

Diego, mas até onde vai minha ignorância, ao ligar o AC, a ventoinha fica disparada na 2ª velocidade, independente da temperatura do motor (controlado por aquele sensor que estava com mal contato no seu carro, lembra-se?).

Olha aqui o esquema:
viewtopic.php?f=9&t=5447#p63772

Logo abaixo tem uma explicação detalhada do Luiz Carlos.

Se no seu caso a ventoinha fica oscilando o funcionamento quando o carro está em marcha-lenta, confira como está o nível de gás no sistema.

Até mais.
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Carlos A. Freire
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza GLS 96, ao ligar o AC, a ventoinha aciona na primeira velocidade (mais lenta) por um tempo, depois entra a segunda velocidade. Fica alternando entre as duas velocidades conforme a necessidade, não fica constantemente em só uma velocidade. Ele é assim desde que comprei em 1999, quando ainda tinha 30.000km. Em janeiro fiz manuetnção no AC, e continuou da mesma forma.
Pelo que já foi comentado aqui neste fórum, parece que o ECM tem programação diferente entre os modelos 95 e 96, para os modelos anteriores. O Luiz Carlos teve essa experiência, pois teve (tem) o Monza dos dois modelos.

Abs,

Carlos Freire
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Ah, sendo assim o meu está correto :mrgreen: todo mundo acha estranho o meu carro, diz que esquenta demais. Mas pelas informações que o Carlos passou, tá certinho :mrgreen:

Valeu, Carlos :smt023
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José Leal
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por José Leal »

Professor, eu sempre achei que a ventoinha ficava funcionando na alta quando o AC está ligado. Sobre a programação da IE, foi o que eu relatei quando troquei a minha central, e depois quando coloquei o chip original.

Obrigado por esclarecer minha dúvida e alertar o meu equívoco :oops:

Até mais.
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waldir
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

Há uns 5 anos atrás eu cismei que a ventoinha ficava ligada, ou seja, só parava quando desligava o carro. Levei no mecanico e falei, dá uma examinada nesta ventoinha deve estar com problema, não desliga nunca, vai quermar esse motor da ventoinha novamente (tinha queimado uma vez)
Ele olhou dentro do capuz, olhou pra minha cara e sorriu e falou está certinho, não tem nada de errado... Eu falei como não se ela não desliga?

Ele respondeu: toda vez que vc ligar a ignição e o AC estiver ligado a ventoinha vai funcionar... tóóóíiiinnnn ... paguei o maior mico, eu andava sempre com o AC ligado.

Há um ano quando desisti de gastar dinheiro com AC eu o desliguei, mas mantive o conector da ventoinha ligado, ou seja, se eu acionar a alavanca do ar ou do desembaçador a ventoinha vai funcionar em baixa. E assim eu mantinha a ventoinha ligada e o motor sempre frio.

Em maio pp entrando aqui no forum vim a descobrir que o Monza a alcool deve trabalhar com temperatura mais altas para facilitar a combustão e se torna mais econômico... pronto, descobri que o motor tem um sensor de temperatura e uma válvula termostática e uma Central que devem operar para as condições que foram projetados hahahahaha

Passei a economizar combustivel e com melhora da performance... e a nova descoberta ontem, foi a troca 'programada' da VT <:o)

Quero morrer afinando este violino chamado Monza (brincadeirinha)

Abraços

waldir
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waldir
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Olá Amigos,

Efetuei a troca da VT e até fiz um tutorial. Não há dificuldade, mas nunca havia trocado eu mesmo... e vi o reposicionamento qdo foi trocado o braço/carcaça onde vai colocada a VT e agora fiz por conta.

Não houve mudança significativa, qdo o motor e a temperatura ambiente estão altas no final da tarde, a ventoinha demora mais para desligar, o que deve ser natural. Continua acionando a ventoinha no meio da escala e desligando 1/4 abaixo, embora quem faça isso é o sensor de temperatura mais a Central.

Penso que pelo estado da VT substituida, ela estava em vias de aprontar comigo :lol:

Fiz um teste com a VT velha 'cozinhando-a" para ver a abertura, porém não é significativa pq falta a pressão da tubulação imprimida pela bomba dágua, mas foi possivel verificar que ela estando fria não fechava bem. Colocando água fria no gargalo de saida ela vazava rapidamente por gravidade devido os aneis internos estarem deformados.

Agradeço os comentarios e informações e a paciência para comigo.

Abraços

waldir
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gleidson
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por gleidson »

pessoal troquei a valvula do meu monza 1.8 alcool na sexta feira passada e o que esta acontecendo é o seguinte :
antes a ventoinha acionava pouco acima da escala azul , mais ou menos na metade da escala, do meio para baixo ,"parte fria " , mas agora ela esta acionando no meio da escala de cima , do meio para cima " parte quente " , agora o ponteiro sempre fica no meio da escala " parte morna ", e o carro esquenta em menos de 5 minutos , isso é normal ?????????? aguardo informaçoes dos amigos monzeiros desculpem me por colocar a mesma mensagem nesse outro topico é que estou preocupado .... .obrigado :( :smt010
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