Manutenção/higienização A/C Monza 89

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Manutenção/higienização A/C Monza 89

Mensagem não lida por Alex »

E aí monzeiros!? :D

Quem têm Monza do mesmo modelo (89 ou anterior) com Ar Condicionado, enfrenta problemas para conseguir mão de obra para realizar manutenção?

Meu A/C está apreentando alguns problemas (cheiro ruim no sistema, ventilação fraca, desembaçador dianteiro não funciona) e não encontro ninguém que conserte aqui em Porto Alegre.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção/higienização A/C Monza 89

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Alex escreveu:E aí monzeiros!? :D

Quem têm Monza do mesmo modelo (89 ou anterior) com Ar Condicionado, enfrenta problemas para conseguir mão de obra para realizar manutenção?

Meu A/C está apreentando alguns problemas (cheiro ruim no sistema, ventilação fraca, desembaçador dianteiro não funciona) e não encontro ninguém que conserte aqui em Porto Alegre.
Pelo que eu saiba, a manutenção é a mesma dos modelos mais novos, sei que o gás refrigerante muda, o usado no seu monza é o r12, já o usado nos monzas de 95 pra cima é o r134A(ecologico). Vc pode estar tendo dificuldade de encontrar o R12, parece que não ta mais vindo esse gás, pq tem CFC que atacam a camada de ozonio. Aqui em Fortaleza, o pessoal ta fazendo uma "conversão" os carros que usam o r12, tão passado a usar o r134...mas pra isso são feitas algumas adaptações no sistema.

Alex, por esses defeitos que vc falou; ventilação fraca e mal chiero...parece ser sujeira na serpentinha(evaporador)....manda da uma conferida. Mas no geral, ele ta gelando bem?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

Obrigado, Diego! Ele tá gelando sim! Só que o ar sai muito fraquinho... além do cheiro ruim! Não dá para usar!

Esse evaporador fica atrás do painel, não? Retirando o painel é fácil de verificar? Assim já posso aproveitar e olhar as chaves de controle do ar se não estão com problemas, abrindo parcialmente as passagens...
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Alex escreveu:Obrigado, Diego! Ele tá gelando sim! Só que o ar sai muito fraquinho... além do cheiro ruim! Não dá para usar!

Esse evaporador fica atrás do painel, não? Retirando o painel é fácil de verificar? Assim já posso aproveitar e olhar as chaves de controle do ar se não estão com problemas, abrindo parcialmente as passagens...
Isso alex, o evaporado fica atras do painel...ali prox do piso. O vento produzido pelo ventilador interno do carro, passa pelo evaporador, se ele estiver sujo, vai dificultar a passagem do vendo...e o mal cheiro deve ser proviniente da sujeira. Vou te adiantando, não é um serviço que possa ser feito em casa, pois vc vai ter que tirar o evaporador e consequentemente perder td o gas. Já que vc vai fazer a manutenção no ar...aproveita e troca o filtro do ar, aquele prateado que fica la no motor, não é mt barato, mas é bom vc trocar ele tbm.
Quanto a chave do ar, é um problema cronico nos monzas, a minha quebrou e num funcionava mais nem uma posição, fui obrigado a trocar. Uma nova tava custanto 295 reais, recorri aos desmanches, e , para minha sorte tinha um monza 95 so me esperando lá...paguei 50tinha na chave do AR que ta zerada...ai eu mesmo fiz a troca da chave. Ficou 100% o ar ate parece que ta gelando mais :D

Outra coisa que influencia na potencia do ar interno, é aquela comporta que fica no compartimento do motor, do lado direito(passageiro) prox ao parabrisa....coberto por uma capa preta, ali controla a entrada do ar externo ou não, com o tempo ela não fecha mais, vc pode fechar comporta manualmente e veda-la com silicone, além de aumentar a potencia do vento, o ar fica mais gelado, pois fica re-circulando no sistema.

Abração
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

agora uma duvida pq todo monza com a/c nao vem com ventilacao forcada? so adaptando como eu?

era alianca da gm com a petrobras para vc so cair no consumo do a/c?????
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Bernardo Gaetani escreveu:agora uma duvida pq todo monza com a/c nao vem com ventilacao forcada? so adaptando como eu?

era alianca da gm com a petrobras para vc so cair no consumo do a/c?????

Como assim, cara? :roll:
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ventilação forçada.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Oi Gaetano.

Explica melhor o que vc quis dizer com 'monza com ac não tem ventilação forçada'.

O monza tem ventilação forçada com 4 velocidades, e vc pode ainda direcionar esse ar. Vc pode aquecer esse ar, mandar ar quente para os pés e ar gelado para as saídas do painel, enfim, pode quase tudo. Infelizmente só não pode controlar a temperatura da saída do ar condicionado, embora algumas fontes dizem que vc pode ligar o ar quente mesmo com ar condicionado ligado, para dosar a temperatura. Acho isso um desperdício, mas é o que dizem que fazem os carros modernos, com controle digital de temperatura do ar condicionado.

Qdo comprei meu atual monza 94, notei que não ventilava. Abri o capô, tirei aquela cobertura plástica que cobre a entrada de ar da ventilação e verifiquei que a borboleta que só deveria fechar qdo vc comanda ar condicionado máximo, estava fechada, vedada com massa de calafate e ainda invertida, de modo a não abrir nem com reza brava.

Refiz a 'cagada' e tudo voltou a funcionar perfeitamente, como era no meu outro monza 94/95

Uma maneira de se descobrir se a ventilação do Monza está funcionando legal é trancar o carro todo (vidros e portas), ligar a ventilação na máxima e sair do carro.

- colocar a mao naquela saída de ar traseira. Deverá estar saindo ar.
- Liga-se o ar condicionado na posição baixa. Deverá continuar saindo ar.
- Liga-se o ar na posição alta. Deverá parar de sair ar lá atrás.

Se estiver saindo ar com o ar condicionado em alta ou não estiver saindo ar com ele em baixa ou ventilação, alguma coisa está impedindo a borboleta da entrada de ar de abrir e fechar.

Abraços 8)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Borboleta da entrada de ar

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Completando...

Se a tal borboleta não estiver fechando legal, o carro perde o ar condicionado máximo.
Uma simples mangueirinha desconectada ou furada pode causar essa pane.

Abraços 8)
Responder