instalação de ar em Monza

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
edcolorado2006
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Dez 2019, 11:23
Cidade: esteio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

instalação de ar em Monza

Mensagem não lida por edcolorado2006 »

Ae amigos monzeiros.
Estou penando em realizar mais um sonho de adolescente e adquirir um Monza S/R.
Como uso meus carros sem fobias, queria pelo menos adquirir um em que pudesse instalar ar condicionado, mas todas os profissionais da área que consulto fogem de Monza como o diabo foge da cruz. Portanto, pergunto a vocêis, porque é tão dificil instalar ar em Monza?
Impossivel não é, pois no canal do Lcd no Youtube há um S/R vermelho 87 com ar instalado e gelando bem.
Para quem não viu, é um vídeo que ele faz em um posto de gasolina.
abraço a todos
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: instalação de ar em Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Edcolorado, os caras correm por vários motivos e os principais são o de dar garantia, mesmo porquê, sendo ou não um serviço profissional e bem feito, não deixa de ser adaptação, adaptação essa que é bem grande, sem falar o custo.

Difícil não é tanto assim, o mais difícil é achar o cara certo para isso, pois não é impossível adaptar.

Estando com tudo para ser montado no carro, você ainda tem de medir na chapa do carro bastante coisa, fixações, cortes, acabamentos, vedações...

Você vai conseguir alguém que faça, se achar alguém que goste e conheça muito do carro e entende dessa área de ar condicionado adaptado, sendo desta forma, pode ser feito e pode sim ficar ótimo e com garantia, mas como falei, com o cara certo e não em qualquer oficina de ar condicionado, mesmo sendo essa de nome grande.

Aqui em SP existe amigos que colocaram e ficou tão bom e bem feito que passa batido numa vistoria, mas desses amigos uns colocaram por próprias mãos, pois gostam e conhecem e são donos do carro.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: instalação de ar em Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vale lembrar que o Monza e o Kadett tem carrocerias diferentes entre modelo com é sem ar condicionado. Esse é o real motivo de muitos reparadores não querem fazer essa adaptação.
Sem essas mudanças na carroceria, onde envolve alterações drásticas na parede corta fogo e na parte abaixo da churrasqueira, que além de desmonte vai precisar de um bom funileiro e pintor.
Há sistemas de ar condicionado genéricos que da para adaptar em Monza ou no Kadett, que de certa forna vai resfriar a cabine de forma satisfatória, mas nunca será como a original de fábrica e assim, pode em alguns lugares, desvalorizar o veículo, se esse estiver em bom estado de conservação.

Além de alterações no sistema de arrefecimento, sistema elétrico, comando de acionamento, suspensão, coxinha de motor e a carroceria acima mencionada, no Monza EFI a UCE também controla o ar condicionado, ativando ou desativando o compressor conforme algumas situações previstas na programação da injeção eletrônica.

Já temos muitos tópicos a respeito dessa adaptação. Com a ferramenta de pesquisa pode encontra-las e decidir se que deixar o carro original, fazer a adaptação genérica ou a adaptação como a original de fábrica.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: instalação de ar em Monza

Mensagem não lida por tyo »

Ou seja, em resumo, quer um Monza com A/C compre um Monza com A/C de fábrica, do contrario não é legal.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: instalação de ar em Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Estou penando em realizar mais um sonho de adolescente e adquirir um Monza S/R.
Como uso meus carros sem fobias, queria pelo menos adquirir um em que pudesse instalar ar condicionado, mas todas os profissionais da área que consulto fogem de Monza como o diabo foge da cruz. Portanto, pergunto a vocêis, porque é tão dificil instalar ar em Monza?
edcolorado2006

Os amigos já disseram aí em cima os motivos pelos quais não vale a pena instalar um sistema de ar condicionado em um Monza que saiu de fábrica sem ar condicionado.
Eu também sempre quis ter um carro com ar. Aqui no Rio é quase uma necessidade. Mas eu não tinha grana para comprar um carro com ar de fábrica. Naquela época poucos carros saíam de fábrica com ar. E as pessoas não compravam carro com ar. Mesmo carros de luxo.
Resolvi uma ocasião instalar ar condicionado no meu Chevette que tinha 3 anos de uso.
Comprei em Manaus um kit próprio para Chevette. Mas era um kit genérico, pois não existia Chevette com ar de fábrica.
Comprei, estudei muito em livros (não existia internet em 1979) e eu mesmo instalei o sistema. Furei lataria, fiz tudo que era necessário e só levei o carro a uma oficina para injetar o gás.
O ar funcionou. Mas, como os amigos já disseram, nunca funcionou como se viesse de fábrica. A marcha lenta teve de ser aumentada, pois não havia no carburador o Kicker, que acelera o motor automaticamente quando o compressor é acionado.
Tive que instalar um radiador do motor de maior capacidade, para evitar superaquecimento do motor. O carro não tinha vidros verdes.

Então, para terminar, se você quer um Monza com ar, e eu recomendo muito isso em cidades onde faz calor, compre um Monza com ar de fábrica. Mesmo que o ar esteja inoperante ou o proprietário tenha removido os componentes.

Garanto que você encontrará com facilidade uma oficina que vai instalar ou reparar o sistema. Sem traumas,

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder