Monza esquentando muito

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Blz

Como eu já disse, foi trocado tudo o que podia estar com defeito como a válvula termostática, bomba d'água, radiador, cebolão radiador e, as mangueiras do cavalete estão ligadas certas, sendo a de baixo ligada no coletor e a de cima é isolada com tampão, e cabeçote foi refeito em pouco tempo. Até hoje não foi solucionado o problema.
A única coisa que eu desconfio agora é que o bloco esteja empenado.
Tem algum risco disso acontecer?
Como faço pra saber se isso aconteceu? Só desmontado?

Obrigado.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por dutra s a »

alemon, me desculpe tantas perguntas, mas estamos aqui pra ajudar, rsrsr!

Tem certeza que as mangueiras foram trocadas e instaladas no sentido certo do fluxo?

Foi certificado que o impulsor da bomba estava boa mesmo, sendo nova?

A posição da bomba está correta para não ter dificuldades com o fluxo?

Foi tirado todo ar do sistema?

A VT é de aplicação correta com abertura e fechamento para o seu carro?

Eu esqueci de citar e não me lembro se pode ser possível, mas vamos lá: a junta de cabeçote foi a correta para o seu bloco e cabeçote?

Foi instalada na posição correta de acordo com as passagens de água/óleo?

Se seu coletor de admissão passa água, foi verificado se tem obstrução nele?

Para um bloco empenar tem de estar numa temperatura absurda e nisso tem de mandar facear, no caso de cabeçote é só plainar e para isso tudo, tem que faltar água e andar até fundir tudo. Então, se a água não baixa e está esquentando mais do que deveria, existe um problema que muitos deixam passar despercebido, e no fim, olhando o que fez acha que está tudo instalado corretamente, quando algum detalhe não está.

Não sei quanto os modelos 90, mas sei que nos EFI álcool, com ar condicionado existe um pressostato no sistema do ar, que se tiver curto a ventoinha dispara numa velocidade exagerada indiferente de o motor estar frio ou quente.

As vezes é problema elétrico simples, pois só ocorre em alta velocidade como você bem disse.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Dutra imagina cara tá de boa

As mangueiras e a bomba d'água acredito está certo porque com o carro quente quando acelero forte dá pra ver ela voltar pro reservatório de expansão.

Agora a VT é de abertura a 82 graus da mte, procurei whaler mas nem no ML eu encontrei.

A junta foi instalada de fibra Sabó com o up pra cima pro monza 1.8 gasolina.

O coletor acredito não ter problema pois na retifica ele foi limpo e jateado.

Se fosse elétrico a ventoinha teria que desligar ou a temperatura do painel teria que baixar o que não está acontecendo, o marcador tá no meio a ventoinha fica o tempo todo ligada, eu acho que é que é problema de circulação.

Desde já obrigado.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por mspagiari »

Experimentou retirar a valvula e deixar sem e ver o q acontece?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por mspagiari »

Com o motor frio desrosqueie o sensor de temperatura pois pode ser bolhas de ar no sistema de arrefecimento, deixe escorrer um pouco de agua e rosqueie novamente.

Reparou se ao acelerar o carro com motor frio ocorrem bolhas de ar no reservatório de agua qdo aberto?

O óleo ta normal?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por dutra s a »

alemon sle escreveu: 16 Ago 2020, 14:15 Dutra imagina cara tá de boa

As mangueiras e a bomba d'água acredito está certo porque com o carro quente quando acelero forte dá pra ver ela voltar pro reservatório de expansão.

Agora a VT é de abertura a 82 graus da mte, procurei whaler mas nem no ML eu encontrei.

A junta foi instalada de fibra Sabó com o up pra cima pro monza 1.8 gasolina.

O coletor acredito não ter problema pois na retifica ele foi limpo e jateado.

Se fosse elétrico a ventoinha teria que desligar ou a temperatura do painel teria que baixar o que não está acontecendo, o marcador tá no meio a ventoinha fica o tempo todo ligada, eu acho que é que é problema de circulação.

Desde já obrigado.
alemon, acreditar nem sempre é ter certeza, rssrr! Pois isso até aqui está com cara de algo invertido, tem de verificar detalhadamente as montagens de cada mangueira.

A água voltar para reservatório não é tanto o problema, mas sim se a água está circulando no sentido certo (pelas mangueiras) e fazendo a troca de calor. Existem muitos relatos, principalmente em Vectra 16v de inversão de mangueiras que tem o mesmo problema e, o seu por ser carburado é mais simples, mas não impossível de acontecer.

A idéia do mspagiari não é ruim, o problema é perder a água e o aditivo tirando a VT e andar sem ela pra ver o que acontece e depois perder de novo para botar a VT.

Obs: cuidado com VT da MTE, pois fui vítima entre muitos também e só uso se não tiver saída.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Eu vou fazer isso mesmo, tirar a VT e ver o q acontece.

O problema eh que WAHLER nem no ML eu estou achando e essa MTE já vi várias pessoas reclamarem dela.

Eu vou ver se consigo mandar foto para ver como que está a posição das mangueiras, para ter certeza que estão no lugar certo.

Agora ar no sistema foi retirado e não tem bolhas indo para o reservatório e, o óleo também está blz, não está falhando e nem está ruim para andar, então o cabeçote está ok.

Obrigado pela compreensão.
👍👍
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...o problema é perder a água e o aditivo tirando a VT e andar sem ela pra ver o que acontece e depois perder de novo para botar a VT.
Eu já esgotei o sistema de resfriamento do Meu Monza mais de uma vez sem jogar o líquido fora.
Comecei lavando com mangueira a área próxima à mangueira inferior do radiador.
Em seguida, coloquei uma bacia grande em baixo e desencaixei com cuidado a ponta da mangueira, depois de remover a braçadeira, deixando o líquido sair aos poucos.
Passei o líquido da bacia para um balde, tomando o cuidado de coar o mesmo usando um pano.
Nessa hora se aproveita para ver se tem algum resíduo no líquido, indicando possível entupimento no radiador, etc.
Substituí o termostato, fechei o sistema e reintroduzi o líquido no motor, devidamente filtrado.

Sobre mangueiras invertidas, só conheço um ponto onde pode haver inversão. É nas saídas traseiras do cavalete, coisa que o alemon já checou e está correto.
Seria interessante medir as temperaturas nos vários pontos do motor, usando um termômetro a laser, para ver como o calor está circulando.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder