Monza esquentando muito

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Olá monzeiros, blz?
Estou com um problema no meu carro de aquecimento.
Já olhei em outros tópicos e não descobri o defeito do carro. Recentemente a 15 dias foi feito o cabeçote, pois já apresentava esse defeito e eu mesmo mexi nele, pois eu tenho um pouco conhecimento e também olhando o fórum deu tudo certo. Foi feita a plaina no cabeçote, trocada as juntas dos coletores troca dos parafusos, bomba d'água, interruptor radiador, foi colocado um Wahler 92 87, válvula termostática com abertura de 82 graus, radiador novo, aditivo e funcionando o carro em marcha lenta a ventoinha arma e desarma blz, mas se colocar na rodovia e forçar mais o motor a temperatura passa do meio do marcador e vai subindo quase até no vermelho e a ventoinha não desliga.
Também observei que a mangueira que sai da válvula termostática para o radiador fica mais quente q a outra. E meu carro não tem ar quente e a saída do cavalete da válvula termostática superior é isolada e a de baixo é ligada no coletor.

Peço ajuda de vocês, pq eu já não tenho a quem recorrer já que os maçanicos só querem mexer em carro novo e mandar trocar peça.

Desde já agradeço.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por jorgeAP »

Se a mangueira que sai do cavalete da VT está aquecendo, é sinal que a VT está aberta.
Falou que a ventoinha NÃO DESLIGA, é isso?
Então ela não está conseguindo refrigerar o líquido. Verifique se a ventoinha está girando para o lado certo.
Ela tem que estar soprando o ar na direção do bloco. Ou seja sugando o ar do radiador.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 605
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por jshawk »

O carro não tem ar quente ou foi desativado o ar quente? Se tem e foi desativado, foi feito um "jumper" para manter a circulação?
Faz o que foi falado ai em cima, ve se o fluxo da ventoinha ta indo para dentro do cofre do motor, o Vectra do meu pai tava apresentando esses sintomas e era exatamente isso, o cara que mexeu inverteu os fios e mudou a direção do fluxo.
Por ultimo eu verificaria a VT, pois ele pode ta com problema.

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

JorgeAP
A válvula termostática é nova e antes de montar ela no carro eu fiz o teste nela com água quente e ela abre e fecha normalmente.
E a ventoinha não desliga mesmo e eu já conferi a rotação dela e ela está puxando o ar p dentro sentido motor.

Jshawk

O carro não tem ar quente mesmo é de fabrica assim.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por tyo »

Como está o ponto do distribuidor? Ponto errado pode fazer o carro esquentar quando forçar e, quanto a plaina do cabeçote não foi muito taxado? Um cabeçote taxado também faz esquentar.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Mas qual outro sintoma que fora do ponto o carro apresenta?
Porque ele anda normal e para funcionar também é normal.
Quanto a plaina, eu não sei se está muito taxado, mas eu vou perguntar o cara da retífica como está.
Obrigado.
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Bom dia monzeiros

Foi conferido o ponto do distribuidor com a pistola de ponto e, também confirmei com o rapaz da retifica, que e ele disse que foi tirado um fiozinho do cabeçote, muito pouco mesmo. Então, ele não está taxado.

Agora a pergunta, se tudo está certo, por que meu carro está aquecendo tanto? Será defeito do carro e é assim mesmo?

Desde já obrigado.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por dutra s a »

Exatidão de taxa de compressão só com o cabeçote fora e fazendo as medidas e contas, no bloco e no cabeçote para saber o quanto tinha de altura o cabeçote e o quanto foi tirado.

Problemas relacionados: válvula termostática ruim ou de aplicação errada ao do carro, bomba d'água ruim, vazamentos tanto de mangueiras como no cavalete ou passagem de água para cilindro ou óleo através da junta, radiador ou mangueira entupidos ou com vazamento, mangueiras com instalação errada, contrária de sentido do fluxo de água, vazamentos em selos (pois pouca água mais quente vai ficar), mistura muito pobre decorrente de ajuste ruim no carburador, ventoinha não compativel ou fluxo contrário ou fraca por problema eletrico, aditivo de baixa qualidade ou de aplicação errada.

: mero engano de ponto acionador da ventoinha (sensor) ou marcador de painel marcando errado.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder