Monza esquentando muito

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Então galera voltei
Eu tava vendo um vídeo no youtube de um cara falando sobre radiador brasado e tubular e ela fala que o tubular não é bom pra troca de calor por ele ser grosso e o brasado é ideal pra isso. Alguém sabe se pro monza isso procede, pois o que eu coloquei no meu é um tubular da marca notus pois é o que tava mais acessível no momento. Vai que é esse meu problema?
Abs
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alemon

De fato, o radiador brasado é mais eficiente que o aletado, que existe para reposição.

Mas o aletado, embora seja um pouquinho menos eficiente, dá conta do recado.
O meu atual é aletado, da marca Valeo. Existe também o Visconde. Todos eles na mesma faixa de preço e com a mesma eficiência.
Procurei um radiador brasado, quando o meu original vazou, mas não existe em lugar algum. Se existir, deve custar mais que o carro.
Se eu quiser o brasado, terei de recuperar o que tirei do carro, que está com uma rachadura na parte plástica.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Então já fico mais tranquilo, porque eu achei que podia ser o radiador, mesmo sendo novo.
Outra coisa, hoje eu eu notei que a parte de baixo do radiador estava mais fria que a superior, tanto que dava para ficar com a mão e em cima não dava. Será que é assim mesmo, por conta do vento que entra na frente ou tem algo errado aí?

Abs
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alemon

A água, dentro do radiador, circula. A quente vai para cima e a fria vai para baixo.
Eu tinha um carro, um DKW Vemag, que não tinha bomba d'água no motor. Mesmo assim, a água circulava no sistema, sem precisar ser bombeada.
Claro que no carro que eu citei o radiador estava colocado em posição adequada, que no caso dele era, por incrível que possa parecer, atrás do motor.
motor de dkw.jpg
Esse seu motor está difícil mesmo de decifrar... :(

Abraços
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

É Luiz nem me fala, já estou com vontade de vender o carro para ver se resolve meu problema 😖😖😖

Abs
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por arnaldo silva »

alemon sle escreveu: 31 Ago 2020, 13:01 É Luiz nem me fala, já estou com vontade de vender o carro para ver se resolve meu problema 😖😖😖

Abs
Será que o cabeçote não está condenado? Será que o camarada da retífica verificou medida? Faz o teste de vazamento de cilindro; teste de compressão. A bomba d'água nova tb pode dar problema no rotor, mas é fácil de saber, com motor quente e retirando tampa do reservatório (com cuidado para não se queimar) tem que jorrar água para fora.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
alemon sle
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:15
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando muito

Mensagem não lida por alemon sle »

Pessoal estava sumido mas voltei.

Nesse tempo fiz algumas alterações para ver se dava algum resultado e não tive nenhum sucesso. O que eu fiz foi andar sem a VT e foi mesma coisa, depois coloquei um cebolão com baixa temperatura e nada. Esquenta arma a ventoinha e não baixa a temperatura de jeito nenhum. O que eu reparei de diferente foi que o radiador fica bem mais frio do meio pra baixo dando a impressão que não tá circulando água no radiador,apesar de ser novo parece que ele não está cumprindo a função dele.

Conclusão com isso ou o radiador mesmo novo está condenado ou o cabeçote, apesar do cara da retífica dizer que está dentro das medidas e que está bom, só pode ser ele.
Será que tem como fazer algum teste no cabeçote sem ter que desmontar ele para saber se ele está muito baixo ou com algum problema?

Abs
Responder