Ventilador interno funcionando sozinho

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 108
Registrado em: 22 Jan 2019, 15:11
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ventilador interno funcionando sozinho

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Olá amigos. Depois de ter resolvido parcialmente a saga do painel digital e a luz da bateria, reporto um defeito muito estranho, deixe eu explicar:

Peguei uma lâmpada de 5W, liguei ao positivo da bateria e liguei ao fio D+ do alternador, atrás do painel digital (azul listra branca), e notei que ao fazer isso, o relê principal do ar condicionado (relê de referência D) arma e se a alavanca das posições do ar estiver na posição "ventilação" o ventilador interno começa a girar, e se eu alterar a velocidade no botão do painel, o ventilador também altera sua rotação, porém se ligo a lâmpada diretamente ao positivo da bateria e ao terminal D+ do alternador, sem passar pelo chicote do painel, o ventilador não arma, seria esse um defeito no chicote?
-CHEVROLET MONZA - A LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA-
-CLASSIC SE 1992/1993 2.0 EFI PRETO MEMPHIS-
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ventilador interno funcionando sozinho

Mensagem não lida por tyo »

Lucas Flores Pozzer escreveu: 27 Mar 2020, 10:56 Olá amigos. Depois de ter resolvido parcialmente a saga do painel digital e a luz da bateria, reporto um defeito muito estranho, deixe eu explicar:

Peguei uma lâmpada de 5W, liguei ao positivo da bateria e liguei ao fio D+ do alternador, atrás do painel digital (azul listra branca), e notei que ao fazer isso, o relê principal do ar condicionado (relê de referência D) arma e se a alavanca das posições do ar estiver na posição "ventilação" o ventilador interno começa a girar, e se eu alterar a velocidade no botão do painel, o ventilador também altera sua rotação, porém se ligo a lâmpada diretamente ao positivo da bateria e ao terminal D+ do alternador, sem passar pelo chicote do painel, o ventilador não arma, seria esse um defeito no chicote?
Isso não é um defeito, isso é o projeto do carro. O ventilador interno só arma com o alternador carregando, para proteger a bateria e, você ligando direto não aciona esse relê.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 108
Registrado em: 22 Jan 2019, 15:11
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador interno funcionando sozinho

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Amigo, realmente, você tem completa razão, o fio do alternador tem ligação direta com esse relê, desculpe a ignorância, obrigado por tirar minha dúvida!
-CHEVROLET MONZA - A LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA-
-CLASSIC SE 1992/1993 2.0 EFI PRETO MEMPHIS-
Responder