Sensor de temperatura quebrado.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

andreirrodrigues escreveu: 19 Mar 2020, 08:27 Pode ser. Pensei em aquecer a peça e depois tentar tirar com um saca parafusos quebrados. O que acha?
Como disse lá em cima, cada caso é um caso e, mediante as condições da peça e do que temos de recurso é que tomamos as providências, junto com a avaliação presencial.
Se tem o saca parafusos é uma boa opção ao meu ver. Mas se colocaram trava rosca ou algum tipo de cola nessa peça, foi um grande erro de quem fez e está pagando por esse erro agora.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Dependendo se a peça foi instalada com algum vedajunta, cola, etc, só depois de começar o processo de remoção é que vai dar para saber se dá certo.
Eu começaria furando a peça com uma broca e tentando depois usar o sacador. Se for o tipo de sacador que estou pensando, aquele que se instala no furo e gira no sentido anti horário.
Se não der certo, aí pode-se aumentar o furo o máximo que der, sem danificar a rosca da peça onde o sensor está instalado.
Depois, com uma talhadeira pequena, vai-se batendo no resto de peça, para dentro, de forma a desgrudar da rosca.

Como disse o Carlos Freire, só estando aí para saber como proceder.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
andreirrodrigues
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 12 Out 2019, 13:47
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por andreirrodrigues »

Consegui tirar. Gastei a peça até ficar fina. Bati com uma chave de fenda que deixei com a ponta bem fina e sai o resto do sensor. Colocaram uma cola no sensor 😤. Deu uma amassada em um fio da rosca, mas bem pouco. Vou passar um macho pra limpar a rosca e instalar um sensor novo.
andreirrodrigues
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 12 Out 2019, 13:47
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por andreirrodrigues »

Passei um macho e coloquei o sensor de volta. Carro 100%
RappeR1
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2022, 03:58
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por RappeR1 »

Pessoal, bom dia. Um help por favor, não sei mais o q fazer para sacar fora esse sensor de temp. Fiz uma rosca no meio dele com o macho, em seguida tentei sacar com o extrator de parafuso usando o vira macho no anti horário mas sem sucesso, acabou que de tanto dar aperto o vira macho quebrou. Encaixei o mandril no extrator de parafuso, apertei o mandril e tentei tirar com a furadeira, não gira para lado nenhum. O q vcs recomendam? Estou querendo comprar outro vira macho e ir tentando, não vejo mais solução simples..
Seguem 2 fotos... sendo a primeira o extrator grudado no sensor e a segunda o vira macho quebrado junto com a ponteira q fiz a rosca.
Obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por luiz sle »

RappeR1 escreveu: 16 Dez 2022, 00:52 Pessoal, bom dia. Um help por favor, não sei mais o q fazer para sacar fora esse sensor de temp. Fiz uma rosca no meio dele com o macho, em seguida tentei sacar com o extrator de parafuso usando o vira macho no anti horário mas sem sucesso, acabou que de tanto dar aperto o vira macho quebrou. Encaixei o mandril no extrator de parafuso, apertei o mandril e tentei tirar com a furadeira, não gira para lado nenhum. O q vcs recomendam? Estou querendo comprar outro vira macho e ir tentando, não vejo mais solução simples..
Seguem 2 fotos... sendo a primeira o extrator grudado no sensor e a segunda o vira macho quebrado junto com a ponteira q fiz a rosca.
Obrigado!
Bom dia!

Esses dois furinhos na lateral da bucha, são para removê-la. Dá para produzir uma ferramenta e removê-la do cabeçote, e com a peça fora do carro é possível que consiga fazer o furo centralizado numa furadeira de bancada. A posição de trabalho aí é ingrata para esse tipo de serviço.
Lembrando que a rosca desse sensor é NPT, e utiliza macho especial para tal.

Achei essa foto, da bucha do Monza 82/83 apenas para ilustrar e você entender como é:
D_NQ_NP_902455-MLB25855870169_082017-O.jpg
Abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
RappeR1
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Nov 2022, 03:58
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por RappeR1 »

luiz sle escreveu: 16 Dez 2022, 10:39
RappeR1 escreveu: 16 Dez 2022, 00:52 Pessoal, bom dia. Um help por favor, não sei mais o q fazer para sacar fora esse sensor de temp. Fiz uma rosca no meio dele com o macho, em seguida tentei sacar com o extrator de parafuso usando o vira macho no anti horário mas sem sucesso, acabou que de tanto dar aperto o vira macho quebrou. Encaixei o mandril no extrator de parafuso, apertei o mandril e tentei tirar com a furadeira, não gira para lado nenhum. O q vcs recomendam? Estou querendo comprar outro vira macho e ir tentando, não vejo mais solução simples..
Seguem 2 fotos... sendo a primeira o extrator grudado no sensor e a segunda o vira macho quebrado junto com a ponteira q fiz a rosca.
Obrigado!
Bom dia!

Esses dois furinhos na lateral da bucha, são para removê-la. Dá para produzir uma ferramenta e removê-la do cabeçote, e com a peça fora do carro é possível que consiga fazer o furo centralizado numa furadeira de bancada. A posição de trabalho aí é ingrata para esse tipo de serviço.
Lembrando que a rosca desse sensor é NPT, e utiliza macho especial para tal.

Achei essa foto, da bucha do Monza 82/83 apenas para ilustrar e você entender como é:
D_NQ_NP_902455-MLB25855870169_082017-O.jpg

Abraço.
Obrigado amigo... Existe uma ferramenta específica para comprar e retirar essa tampa? Não tenho ideia do q usar ali... Uma ponteira com um martelo e batendo consigo tirar, será? Tenho receio de estragar a peça... pensei na chave de esmerilhadeira, mas não sei se encaixa lá
Ahh.. E qual vira macho específico para tentar rodar? Pq o q eu usei quebrou .
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura quebrado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

não sei mais o q fazer para sacar fora esse sensor de temp. Fiz uma rosca no meio dele com o macho, em seguida tentei sacar com o extrator de parafuso usando o vira macho no anti horário mas sem sucesso, acabou que de tanto dar aperto o vira macho quebrou. Encaixei o mandril no extrator de parafuso, apertei o mandril e tentei tirar com a furadeira, não gira para lado nenhum. O q vcs recomendam? Estou querendo comprar outro vira macho e ir tentando, não vejo mais solução simples..
A solução, como eu escrevi em 2020, pode ser o uso de uma talhadeira fina. Já removi milhares (sem exagero, milhares mesmo) de parafusos emperrados, usando talhadeira e martelo. Posiciona-se a talhadeira na beirada da peça e bate-se na talhadeira com um martelo, tentando girar a peça no sentido anti horário. Geralmente funciona.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder