Pessoal, tenho boas e más notícias.
A má notícia é que o ventilador do ar-condicionado continuou fazendo barulho.
A boa notícia é que consegui gravar um vídeo do barulho para vocês escutarem, kk.
Segue o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9Ifi5fIQbj4
Não consegui anexar no tópico, não sei pq.
Não aguento mais esse barulho, socorro
- dutra s a
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Re: Não aguento mais esse barulho, socorro
Vi o vídeo, está da mesma forma que aconteceu comigo quando fui fazer manutenção no sistema onde, ao remover o ventilador ou remontar ele no lugar trinquei uma ponta da aleta e com o tempo foi quebrando de vez. Só percebi olhando bem minuciosamente cada aleta.
No vídeo você tem esse barulho com o ar acionado no frio máximo (acionado por fim), nesse caso pode estar certo que: as grades do ventilador esta desbalanceada, pois em uma ou duas aletas existem presas nelas, uma chapinha para poder balancear no funcionamento, pelo fato de serem de nylon, fica fácil vibrar em alta rpm principalmente o aro, mesmo que o aro das aletas estejam íntegro, se não tiver essa chapinha vai bater em qualquer regime de trabalho. Você pode não ouvir em baixa velocidade nela mesma, mas, ao ganhar velocidade e pressão de ar + alta rpm vai ficar batendo.
Outro fato é estar fora de centro, tanto o ventilador (parte de nylon), como na fixação na caixa, se não for nenhum dos 2 casos, ou é portinhola de ar externo ou tem chapa nesse assoalho solto, rsrssr!
Deveria testar ele numa bancada, numa boa morsa direto numa bateria e talvez irá ver desbalanceada, uma micro trinca pode dar essa dor de cabeça, pois em alta rpm é onde aparece.
abs estamos ai
No vídeo você tem esse barulho com o ar acionado no frio máximo (acionado por fim), nesse caso pode estar certo que: as grades do ventilador esta desbalanceada, pois em uma ou duas aletas existem presas nelas, uma chapinha para poder balancear no funcionamento, pelo fato de serem de nylon, fica fácil vibrar em alta rpm principalmente o aro, mesmo que o aro das aletas estejam íntegro, se não tiver essa chapinha vai bater em qualquer regime de trabalho. Você pode não ouvir em baixa velocidade nela mesma, mas, ao ganhar velocidade e pressão de ar + alta rpm vai ficar batendo.
Outro fato é estar fora de centro, tanto o ventilador (parte de nylon), como na fixação na caixa, se não for nenhum dos 2 casos, ou é portinhola de ar externo ou tem chapa nesse assoalho solto, rsrssr!
Deveria testar ele numa bancada, numa boa morsa direto numa bateria e talvez irá ver desbalanceada, uma micro trinca pode dar essa dor de cabeça, pois em alta rpm é onde aparece.
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Re: Não aguento mais esse barulho, socorro
Valeu pelas dicas. No final do vídeo quando aciono a posição frio máximo o barulho se intensifica.dutra s a escreveu: ↑05 Mar 2020, 00:41 Vi o vídeo, está da mesma forma que aconteceu comigo quando fui fazer manutenção no sistema onde, ao remover o ventilador ou remontar ele no lugar trinquei uma ponta da aleta e com o tempo foi quebrando de vez. Só percebi olhando bem minuciosamente cada aleta.
No vídeo você tem esse barulho com o ar acionado no frio máximo (acionado por fim), nesse caso pode estar certo que: as grades do ventilador esta desbalanceada, pois em uma ou duas aletas existem presas nelas, uma chapinha para poder balancear no funcionamento, pelo fato de serem de nylon, fica fácil vibrar em alta rpm principalmente o aro, mesmo que o aro das aletas estejam íntegro, se não tiver essa chapinha vai bater em qualquer regime de trabalho. Você pode não ouvir em baixa velocidade nela mesma, mas, ao ganhar velocidade e pressão de ar + alta rpm vai ficar batendo.
Outro fato é estar fora de centro, tanto o ventilador (parte de nylon), como na fixação na caixa, se não for nenhum dos 2 casos, ou é portinhola de ar externo ou tem chapa nesse assoalho solto, rsrssr!
Deveria testar ele numa bancada, numa boa morsa direto numa bateria e talvez irá ver desbalanceada, uma micro trinca pode dar essa dor de cabeça, pois em alta rpm é onde aparece.
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O ventilador tem essa chapinha mesmo, não sabia que servia para balanceamento e, pelo que me recordo, algumas aletas estavam mais finas que as outras porque haviam trincado.
Já estou aceitando a ideia de comprar um ventilador novo só para parar de ouvir esse barulho. Será que esse modelo de ventilador é bom?
Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... panema-_JM
Ele é paralelo, até onde entendo, parece bem mais frágil que o original, mas estando novo acredito que a chance de resolver o problema é de uns 95%.
Outra coisa bizarra e inédita que aconteceu comigo hoje. Quando liguei o ar-condicionado o carro ficou acelerando sozinho na lenta. Não é acelerado, é acelerando, nunca tinha visto isso.
Aproveitei que estava filmando o barulho do ventilador e filmei esse sintoma também, no vídeo estou com ar-condicionado ligado.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AddgOnWyDw4
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Re: Não aguento mais esse barulho, socorro
De qualquer forma, paralelo ou não, o ventilador é frágil mesmo. Eu mesmo botei um usado, mas integro e o barulho parou. Bastou ter muito cuidado e com bastante espaço para remontar no carro.
Sobre o novo vídeo, também já aconteceu comigo, rsrsr! Mas só ocorria quando acionava o ar condicionado na fase fria ou ponto de avanço muito adiantado ou entrada de ar falsa ou sensor de temperatura ruim e, só parava quando o motor ficava bem quente e estabilizava, na maioria das vezes era ponto avançado, lembrando que o meu é EFI
Tente botar um ventilador novo é o que resta, mas tendo certeza de que realmente o velho esta com trinca, ou até troque apenas o ventilador pois o motor funciona.
abs estamos ai
Sobre o novo vídeo, também já aconteceu comigo, rsrsr! Mas só ocorria quando acionava o ar condicionado na fase fria ou ponto de avanço muito adiantado ou entrada de ar falsa ou sensor de temperatura ruim e, só parava quando o motor ficava bem quente e estabilizava, na maioria das vezes era ponto avançado, lembrando que o meu é EFI
Tente botar um ventilador novo é o que resta, mas tendo certeza de que realmente o velho esta com trinca, ou até troque apenas o ventilador pois o motor funciona.
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Re: Não aguento mais esse barulho, socorro
Esse tipo de oscilação é o que mais acontece com meu Monza GLS 96 e os Monza EFI de amigos que também faço mais manutenção. Todas as vezes o defeito era de sujeira no eixo do atuador de marcha lenta e, seu local no TBI. Após a limpeza o problema sempre foi sanado.Monzaman escreveu: ↑05 Mar 2020, 01:30
Outra coisa bizarra e inédita que aconteceu comigo hoje. Quando liguei o ar-condicionado o carro ficou acelerando sozinho na lenta. Não é acelerado, é acelerando, nunca tinha visto isso.
Aproveitei que estava filmando o barulho do ventilador e filmei esse sintoma também, no vídeo estou com ar-condicionado ligado.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AddgOnWyDw4
Nunca precisei trocar peças nesses casos, mas qualquer sensor da IE com mau funcionamento pode causar instabilidade na marcha lenta.
Não esqueça também de procurar por entrada falsa de ar, já que mexeu no painel a procura ou conferência das mangueiras coloridas.
No meu Monza, isso ocorre aproximadamente entre 4 e 5 anos de uso. A causa da sujeira é o vapor de óleo do respiro do motor.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Não aguento mais esse barulho, socorro
Mas isso acontece sempre ou só quando liga o ar-condicionado? No seu caso? O que mais achei estranho é que justamente me pareceu um sintoma de sensor de IE, mais relacionado aos Monzas EFI.
O meu modelo é carburado, tirando a possibilidade de ser as mangueiras que conferi, por onde posso começar a investigar esse problema?
Quando acessamos o fórum pelo celular, não aparace os dados do carro e acontece alguns equívocos. Principalmente em cima de uma resposta falando em sensores da IE, rs!
No caso de carburado não é a mesma coisa. Essa oscilação pode ser entrada falsa de ar ou algum problema de kicker acionando e desacionando.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Não aguento mais esse barulho, socorro
Não sou especialista em carburação, já fui muito quando muleque lavando e montando, pois na época estava começando os primeiros EFI do Monza, rsrsr! Mas, já esqueci quase tudo rsr!
Em outras palavras, de certa forma, seria então menos itens de trabalho para procurar, pois na injeção eletrônica, se passar o scaner e não for a peça tem de ir na fiação.
Nesse ponto sobre onde pode caçar, você deve procurar no fórum mesmo e também na seção correta, para não desviar tanto o assunto nas postagens deste tópico, é certo que vai achar aqui no fórum algo para resolver e, de preferência, num pc, rsrsrsr! Se não achar só o santo Carlos Freire para resolver a carburação.
abs estamos ai
Em outras palavras, de certa forma, seria então menos itens de trabalho para procurar, pois na injeção eletrônica, se passar o scaner e não for a peça tem de ir na fiação.
Nesse ponto sobre onde pode caçar, você deve procurar no fórum mesmo e também na seção correta, para não desviar tanto o assunto nas postagens deste tópico, é certo que vai achar aqui no fórum algo para resolver e, de preferência, num pc, rsrsrsr! Se não achar só o santo Carlos Freire para resolver a carburação.
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