Não aguento mais esse barulho, socorro

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por dutra s a »

Legal mestre Freire, pois eu não lembro e ainda não conferi as posições das mangueiras do meu.

Lembro que usei as 2 formas e teve uma mudança sim, mas não lembro qual e nem de como ficaram as mangueiras.

Agora a pouco fui ver o funcionamento da portinhola do meu suspeitando que numa posição da chave ela ficava aberta meio curso, mas não, não tem meio curso na portinhola.

Eu mesmo não uso a válvula acumuladora de vácuo, a mangueira do motor vai direto para o mecanismo, em particular achei melhor a resposta de mudança nos defletores do tabelier, ficou mais rápida.

Fiz uma tabela a mão só pra mostrar com está no meu, do lado direto, quando escrito aberto significa a portinhola aberta para o ventilador.

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 03 Mar 2020, 14:25 Pessoal, passei agora a pouco na oficina mecânica de um amigo, onde está para conserto um Monza GLS 94 com ar condicionado e, fui conferir o funcionamento do porta de entrada externa. Ela funciona exatamente igual ao meu Monza GLS 96. Ou seja, posição desligado e posição frio máximo a porta fica fechada. Todas as outras ficam aberta. Então, agora sabemos que de 94 a 96 a porta de ventilação tem o mesmo funcionamento.

Abs,

Carlos Freire
Interessante ver como a GM pensou em melhorar esse sistema ainda em 94. Acabou que o tópico ficou cheio de informações úteis para a posterioridade.

Ainda não montei meu ventilador de volta para saber se o barulho parou, mas um monzeiro do YouTube me sugeriu que verificasse o balanceamento das rodas do veículo, pois a vibração da roda poderia afetar o motor do ventilador do AC em velocidades altas (100km/h). Alguém já ouviu falar que desbalanceamento pudesse causar algo parecido?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dutra, o curioso que o seu Monza GLS 94 está diferente do GLS 94 na oficina e não conheço de que seja, e do meu GLS 96.
Particularmente vejo mais sentido no funcionamento do meu e esse outro do que a ventilação aberta o tempo todo, com alavanca desligada e, entrando sujeira e odores o tempo todo. Se o meu estiver errado prefiro assim, mas não creio, pois sempre foi assim. Mas tudo bem, vamos ver e comprar com outros anos, especialmente o tubarão, pois fiquei curioso, rs! Vale lembrar que não tem a ver com o problema do criador desse tópico.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 03 Mar 2020, 16:47 Dutra, o curioso que o seu Monza GLS 94 está diferente do GLS 94 na oficina e não conheço de que seja, e do meu GLS 96.
Particularmente vejo mais sentido no funcionamento do meu e esse outro do que a ventilação aberta o tempo todo, com alavanca desligada e, entrando sujeira e odores o tempo todo. Se o meu estiver errado prefiro assim, mas não creio, pois sempre foi assim. Mas tudo bem, vamos ver e comprar com outros anos, especialmente o tubarão, pois fiquei curioso, rs! Vale lembrar que não tem a ver com o problema do criador desse tópico.

Abs,

Carlos Freire
Também me parece um defeito a ventilação estar aberta o tempo todo, mas na realidade não acumula tanta sujeira porque aquela tampa plástica protege o ventilador da ventilação direta, não é?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 03 Mar 2020, 16:46

Interessante ver como a GM pensou em melhorar esse sistema ainda em 94. Acabou que o tópico ficou cheio de informações úteis para a posterioridade.

Ainda não montei meu ventilador de volta para saber se o barulho parou, mas um monzeiro do YouTube me sugeriu que verificasse o balanceamento das rodas do veículo, pois a vibração da roda poderia afetar o motor do ventilador do AC em velocidades altas (100km/h). Alguém já ouviu falar que desbalanceamento pudesse causar algo parecido?
Entendo que balanceamento de rodas fora, daria vibrações no volante e até na carroceria. Estaria sentindo isso antes do barulho na ventoinha, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 03 Mar 2020, 16:49

Também me parece um defeito a ventilação estar aberta o tempo todo, mas na realidade não acumula tanta sujeira porque aquela tampa plástica protege o ventilador da ventilação direta, não é?
Negativo, pois tem as entradas laterais com tela. Repare no pós que está a tampa do meu Monza e já limpei algumas vezes. É bem verdade que faz tempo que não faço essa limpeza.
EU ando mais com a tampa fechada do que aberta, pois uso pouco em ventilação e com ar ligado deixo mais em frio máximo. Em rodovias usa mais o freio normal.

Outro dia eu removi a bandeja inferior da caixa de ventilação e estava limpa. fiquei surpreso, pois nunca tinha aberto e com essa idade achei que estaria em terra pura, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por dutra s a »

As rodas desbalanceadas vibra é tudo que já tiver folga no carro.

Eu vou com tempo, talvez ainda hoje, testar as 2 configurações das posições das mangueiras e ver no que dá mesmo, porque tanto a gramatura das alavancas de todos os Monzas e as membranas de deslocamento e o disco que vai na membrana tem a mesma posição para encaixe para atuar e etc...

Temos de lembrar que as edições dos 96 teve mudanças e melhorias em muitos detalhes, quem sabe nessas partes possa ter tido?

Sobre o sintoma do amigo monzaman, temos de saber uma coisa, ao remover o ventilador e andar com o carro, a corrente de ar externo ira passar com mais facilidade, portanto, com o ventilador instalado e portinhola fechada esse ar vai passar pelas aletas do ventilador a parar no condensador lá embaixo, próx ao radiador de ar quente, onde também tem a portinhola para não deixar passar para cabine e, essa portinhola só atua quando se mexe na alavanca.

O ventilador tem 2 acessos para corrente de ar, uma é por câmera do cofre e a outra é pela caixa da portinhola de ar externo.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A posição de "frio máximo" é não haver recirculação de ar na cabine. Quando se dirige em congestionamento a ventarola se fecha impedindo que o ar externo, normalmente muito poluído entre na cabine.
Na verdade, a portinhola fecha na posição "frio máximo" justamente para o sistema de ar condicionado conseguir baixar bem a temperatura da cabine.
Nessa situação, é aconselhável, de quando em quando, tirar da posição frio máximo pra que entre ar externo, evitando ar viciado (pouco oxigênio) ou envenenamento por gás carbônico. Principalmente se o gás de escapamento penetrar na cabine.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder