Não aguento mais esse barulho, socorro

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Galera estou com muita dificuldade de entender esse sintoma,

O ventilador do meu Monza Classic SE 2.0 álcool faz um barulho muito chato quando estou na rodovia.

A velocidade em que o barulho começa é sempre acima dos 80km/h.

É como se a hélice do ventilador estivesse trepidando com o vento que entra pela grade frontal. Já andei sem o ventilador e o barulho sumiu.

Pensei que fosse uma folga no ventilador. Acabei comprando um usado, sem folgas, e o barulho continua.

Alguém pode me dar uma ideia?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por dutra s a »

Se o barulho sumiu quando andou sem a ventoinha e pelo que descreve, algo entorno do conjunto tem erro. Já procurou por possíveis folgas além da ventoinha, no radiador, algum defletor dianteiro caso tiver?

Se ao acionar a ventoinha para refrigerar o motor não tem esse barulho, então pode não ser ela o problema.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Obrigado pela resposta, Dutra.

O motor que faz barulho é aquele do ar-condicionado, essa peça especificamente:

Imagem

Agora o motivo desse barulho é que está me deixando encucado, já troquei o motor por outro e continua trepidando em altas velocidades.

O mais estranho é que esse ventilador do ar-condicionado faz barulho com o ar-condicionado desligado.

E somente a partir de uma velocidade especifica, perto dos 80km/h ele começa a fazer barulho de trepidação, como se fosse uma turbulência, muito estranho.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por dutra s a »

Ah tá! Rsrsrsr! Me desculpe pelo erro, mas é difícil aparecer esses casos com o ventilador de cabine, mesmo porque você descriminou (a hélice do ventilador, rsrsrs!) e muitos aqui se referem a ventoinha do radiador.

Também se faz barulho depois de 80 km/h faria mais sentido ser algo frontal no veículo pelo que disse, pois bem ,nesse caso, já procurou dar uma olhada na caixa de ventilação externa?

Lá tem a portinhola que deixa transmitir o ar externo pra dentro do carro , quem sabe ele esta solto, pois é fixado na haste de acionamento por vácuo. Essa válvula a vácuo fica atrás do porta luvas e nele verá a haste, pois se o problema for nessas regiões, então (na minha visão) seria ali para poder se mexer a mais de 80km/h, sendo que nessa velocidade o ar pode ta forçando a entrada na caixa de ventilação e fica vibrando. No Monza tubarão para chegar nessa porta de ventilação de ar externo para cabine, tem de desmontar a grade com limpador de para brisa para não correr o risco de forçar o defletor de água da câmara e quebrar. No seu caso, não sei como fazer, porém acredito ser menos complicado.

Seria como algo pegando ar fontal e fica vibrando conforme a pressão de ar aumenta.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Capaz, Dutra, eu que não sei especificar o nome das peças direito ainda.

Na minha teoria é 90% de chance de ser o próprio ventilador do ar-condicionado a peça que ocasiona o barulho. Quando removi esse ventilador do ar-condicionado o barulho de trepidação desapareceu.

Porque, na rodovia, se percebe que o barulho vem do cofre do motor, mas que está localizado atrás do porta-luvas, bem onde fica esse ventilador do ar.

Nas minhas primeiras tentativas de resolver o problema lubrifiquei o ventilador com WD-40 e o barulho pareceu diminuir, mas
agora lubrificar parece que não tem efeito.

A caixa de ventilação fica dentro do carro? Porque o barulho vem de fora.

Será que ninguém nunca passou por isso? kkk
Segue algumas "manutenções" que eu fiz tentando sanar o problema:

Imagem

Limpeza dessa parte aí nem sei o nome, mas tava cheio de folhas, isso após desmontar o ventilador.

Imagem

Também removi e limpei o ventilador o máximo que deu, mas mesmo assim não adiantou nada. O barulho continua.

To sem esperanças já, dá vontade de tirar esse motor do ar-condicionado e não botar mais, ele gela e tudo mais, só fica fazendo esse barulho insuportável de hélice. É quase um limitador de velocidade sonoro, começo a andar rápido ele começa a tremer e fazer uma barulhada pra me lembrar que to acima de 80km/h, kkk, complicado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu tive um problema a anos atrás no motor da ventoinha interna, que fazia ruído se ligasse na primeira velocidade (primeira posição do botão) e, se deixasse a ventilação aberta e o carro ganhasse velocidade. Era como um eixo rodando seco, ferro com ferro. Incomodava bastante.
A solução, foi simples, tirei o motor do carro, desmontei, limpei e lubrifiquei. Depois montei novamente e nunca mais tive problemas.

Lembro que na ponta externa do motor havia um selo de papel/plástico e esse caiu e ficou muito tempo assim. Depois do serviço eu coloquei novamente o selo, para prevenir entrada de sujeira e umidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Valeu pela dica, Carlos.

Lubrificar foi o que melhor teve efeito até agora, mas não pareceu resolver.

Será que foi porque lubrifiquei externamente apenas, naquele eixo em que encaixa essa peça plástica branca?

Posso lubrificar direto através desse furo? Segue a foto:

Imagem

E Carlos, qual lubrificante surte melhor efeito? Tenho um spray tradicional, semelhante ao WD-40 e também tenho graxa branca em spray.

Nesse caso qual dos dois seria mais recomendado? Ou talvez eu deva comprar algum tipo de lubrificante mais duradouro?
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Sobre isso de deixar a ventilação aberta, é possível fechar aquela portinhola sem ligar o ar-condicionado? Como se faz isso?

Quando eu ligo o ar sei que ela sobe e fecha o sistema, mas sem ligar o ar é possível?
Responder