Não aguento mais esse barulho, socorro

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi, essa "bola" é a câmara de vácuo. (recebe o vácuo do motor e aciona as válvulas de controle)
A ventarola só permanece fechada quando a alavanca do controle está na posição "frio máximo". Em todas as outras posições ela permanece aberta. Todos os "monzas" que possuí e o que tenho atualmente é assim. A posição de "frio máximo" é não haver recirculação de ar na cabine. Quando se dirige em congestionamento a ventarola se fecha impedindo que o ar externo, normalmente muito poluído entre na cabine.
É Isso.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Gilmar Martins escreveu: 02 Mar 2020, 20:11 Oi, essa "bola" é a câmara de vácuo. (recebe o vácuo do motor e aciona as válvulas de controle)
A ventarola só permanece fechada quando a alavanca do controle está na posição "frio máximo". Em todas as outras posições ela permanece aberta. Todos os "monzas" que possuí e o que tenho atualmente é assim. A posição de "frio máximo" é não haver recirculação de ar na cabine. Quando se dirige em congestionamento a ventarola se fecha impedindo que o ar externo, normalmente muito poluído entre na cabine.
É Isso.
Abs,
Gilmar
Aaa, entendi agora então, então está tudo funcionando como deveria, obrigado pela resposta! Só preciso resolver o barulho do ventilador do ar-condicionado agora. Já coloquei bastante graxa branca nele, vou esperar até amanhã para montar, depois posto o resultado aqui.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por dutra s a »

monzaman, quando você movimenta a alavanca de acionamento do ar condicionado independente se quer solicitar ar condicionado ou só ar externo, você irá movimentar um componente que atua nas válvulas de vácuo, (parecem uma bola preta), cada válvula dessa tem uma função onde irá responder conforme você posiciona a alavanca.

Cada válvula abre e fecha uma portinhola e cada válvula possui uma mangueira colorida e todo esse sistema de direcionar o ar na cabine, trabalha por vácuo. Em resumo, uma mangueira vai para alavanca que vem do motor (mais precisamente para uma membrana seletora com furos atrás da alavanca) e ao movimentar essa alavanca, você bota uma ou mais válvulas para direcionar o ar na cabine conforme a figura na alavanca e ao mesmo tempo acionando eletricamente o ar condicionado ou só ar externo apenas apenas quente etc... existem muitas combinações de conforto.

O que o mestre Freire se refere é que tem 2 posições nessa alavanca onde o sistema de vácuo não vai atuar nas valvulas e nisso a portinhola do ar externo vai estar fechada (essas 2 posições são fim de curso da alavanca).

Lembrando que seu problema pelo que descreve não seria (até então) o comando acionador do ar, mas é só para você saber como funciona, então de uma olhada no link a seguir, tem fotos meio destorcidas, mas ajuda muito:

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 16c014fa9a

Para ver as válvulas funcionando não é difícil, mas dispõe de deitar e olhar com uma lanterna todo sistema atrás e ao lado do porta luvas com ele funcionando, e ir movimentando a alavanca para cada posição, nisso verá trabalhando e por onde está saindo o ar na cabine etc...
Se tiver o manual do proprietário e verificar nele, fica mais fácil, se não tiver procure no site Monza Clube e baixe o manual.

Por fim, eu ainda acredito que esse barulho é portinhola de ar externo batendo com o forro traseiro dos carros, rsrsr! Pode ser que a portinhola não esteja fechando direito e numa fresta que possa ter fica batendo em razão do ar externo estar passando ali.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por dutra s a »

Me lembrei de algo... Uma dúvida e vou ver essa duvida no meu. Por acaso a portinhola de ar externo não trabalha com 3 posições?

1 posição seria totalmente fechada, 2 totalmente aberto e a 3 meio aberto?????????

Porquê, se as conexões das mangueiras de ponta a ponta e membrana não estiverem bem vedadas o sistema de vácuo no caso as válvulas não atua 100%

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 02 Mar 2020, 23:50 monzaman, quando voce movimenta a alavanca de acionamento do ar condicionado independente se quer solicitar ar condicionado ou só ar externo voce irá movimentar um componente que atua nas valvulas de vacuo , ( parecem uma bola preta ) , cada valvula dessa tem uma função onde irá responder conforme voce posiciona a alavanca ,

cada valvula abre e fecha uma portinhola e cada valvula possui uma mangueira colorida e todo esse sistema de direcionar o ar na cabine trabalha por vácuo , em resumo uma mangueira vai pra alavanca que vem do motor (mais precisamente pra uma membrana seletora com furos atras da alavanca ) e ao movimentar essa alavanca voce bota uma ou mais valvulas pra direcionar o ar na cabine conforme a figura na alavanca e ao mesmo tempo acionando eletricamente o ar condicionado ou só ar externo apenas apenas quente etc... existem muitas combinações de conforto ,

o que o mestre freire se refere é que tem 2 posições nessa alavanca onde o sistema de vacuo nao vai atuar nas valvulas e nisso a portinhola do ar externo vai estar fechada ,( essas 2 posições são fim de curso da alavanca )

lembrando que seu problema pelo que descreve nao seria ( até então ) o comando acionador do ar , mas é só pra você saber como funciona , então de uma olhada no link a seguir , tem fotos meio destorcidas mas ajuda muito

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 16c014fa9a

pra ver as válvulas funcionando não é difícil mas dispõe de deitar e olhar com uma lanterna todo sistema atras e ao lado do porta luvas com ele funcionando , e ir movimentando a alavanca pra cada posição , nisso vera trabalhando e por onde ta saindo o ar na cabine etc....,
se tiver o manual do proprietário e verificar nele fica mais fácil ,se nao tiver procure no site monza clube e baixe o manual,

por fim , eu ainda acredito que esse barulho é portinhola de ar externo batendo como forro traseiro dos carros rsrsr, pode ser que a portinhola nao esteja fechando direito e numa fresa que possa ter fica batendo em razão do ar externo tá passando ali

abs estamos ai
Vlw pelas dicas Dutra!

Mas o estranho é que eu só consigo achar 1 posição em que a portinhola fica fechada, que é a posição que o Gilmar descreveu: frio máximo.

Em todas as outras a portinhola permanece aberta, exceto frio máximo.

Sobre o barulho que está me enlouquecendo:

Fiz dois testes que me levam a crer que de fato é o ventilador trepidando com o vento, quando removi aquela proteção plástica preta, essa aqui:
Imagem

Tive acesso ao motor do ar-condicionado, para constatar que se era ele vibrando ou não, coloquei dois panos flanela, daqueles de limpeza, socados na hélice do ventilador, obviamente não acionei o ventilador depois disso, mas peguei uma rodovia e consegui passar dos 100km/h sem ouvir nenhuma trepidação. O segundo teste foi remover o motor do ar-condicionado, nesse caso também não tive problemas com ruídos. O que me leva a crer que, de alguma forma, o motor do ar-condicionado está vibrando com o ar externo, principalmente em altas velocidades, é como se ele estivesse com uma folga e o vento externo fizesse ele balançar, entende?

Mas a questão é que já comprei outro motor e ele apresentou o mesmo sintoma, por isso estou quase ficando maluco com isso. Amanhã, quando montá-lo novamente, compartilho o resultado da lubrificação interna com vocês, se deu certo ou não, se o barulho continuar, vou gravar um vídeo para vocês analisarem.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Hoje pela manhã fui conferir o que já sabia desde que comprei esse Monza GLS 96. Se os modelos anteriores funcionam diferente e, por isso o esquema das mangueiras não bate com o esquema do manual de reparações do Monza 90, para isso não tenho informações.

Seria legal se o pessoal aqui pudesse conferir especialmente os que tem Monza 95 e 96 com A/C, para sabermos dessa mudança, como ocorreu com o funcionamento da Ventoinha do radiador para esses anos de fabricação.

Eu particularmente prefiro o funcionamento do meu Monza, pois como não há filtro de cabine em todos os Monza, que com tudo desligado e porta fechada evita entrar mais sujeira na caixa de ventilação. Se precisar de ventilação é só mudar a alavanca.

Meu Monza GLS 96 com a alavanca na posição desliga e também na função frio máximo - Porta da entrada externa fechada:
Porta de ventilação fechada.jpg


Meu Monza GLS 96 com a alavanca em qualquer outra posição exceto desligado e frio máximo - porta da entrada externa aberta:
Porta de ventilação aberta.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 02 Mar 2020, 18:41

Imagem

Essa bola aqui caiu quando estava mexendo nas mangueiras dela, estava meio solta, percebi que nessa bola vai a mangueira marrom e uma outra mangueira que parece vir do cofre do motor. Essa mangueira que vem do cofre do motor poderia ser a responsável por a portinhola não estar fechando quando ligo o carro?
Essa bola é o reservatório de vácuo, para ter caso tenha vazamento ou quando desligar o motor e ter um tempo para acionamento das portas da caixa ventilação.

Como seu é um Monza 90, esqueça a ligação das mangueiras que postei do meu Monza GLS 96 e use o esquema do manual de reparações do Monza 90, que tem o link disponível para baixar esse manual aqui no fórum, na seção de manuais.
IMG-20180420-WA0028.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal, passei agora a pouco na oficina mecânica de um amigo, onde está para conserto um Monza GLS 94 com ar condicionado e, fui conferir o funcionamento do porta de entrada externa. Ela funciona exatamente igual ao meu Monza GLS 96. Ou seja, posição desligado e posição frio máximo a porta fica fechada. Todas as outras ficam aberta. Então, agora sabemos que de 94 a 96 a porta de ventilação tem o mesmo funcionamento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder