Trocar alavancas do comando do ar condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
José_Augusto
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jan 2015, 21:58
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Trocar alavancas do comando do ar condicionado

Mensagem não lida por José_Augusto »

Boa tarde monzeiros,
Gostaria de saber como faço para tirar as alavancas do comando do ar condicionado, pois a estrutura do meu está ruim e eu gostaria de reaproveitar as alavancas em outro comando. Não encontrei nenhum topico que explicasse esse procedimento e nem no manual de reparações.
Monza GL 1995 Verde Vivaldi 2.0 Gasolina
Monza SL/e 1989 Marrom claro metálico 2.0 Álcool - Salvamento e Restauração.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocar alavancas do comando do ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa noite.
Tem tópico explicando...

Resumindo... Tem que remover a parte de cima do console, soltar a parte frontal do painel, soltar o parafuso do conjunto de alavancas, soquete que vai na chave do A/C, cabo do ar quente e só isso.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José_Augusto
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jan 2015, 21:58
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocar alavancas do comando do ar condicionado

Mensagem não lida por José_Augusto »

Eu ja fiz tudo isso, inclusive por meio de um excelente tópico. Ele ensina a desmontar a cápsula de vácuo, limpar os contatos, etc. Porem não ensina a tirar as alavancas que são usadas para trocar as posições. Eu preciso tirar as duas alavancas. Segue em anexo as imagens.
images (3).jpeg
download (2).jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GL 1995 Verde Vivaldi 2.0 Gasolina
Monza SL/e 1989 Marrom claro metálico 2.0 Álcool - Salvamento e Restauração.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocar alavancas do comando do ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia. Houve um erro de entendimento no que escreveu e no que precisa fazer.
A maioria troca o conjunto completo e não só a alavanca, pois a maior incidência de problema é a estrutura onde vai essa alavanca e a chave de acionamento do A/C.
Para ser sincero, nunca vi essa alavanca quebrar.
Eu mesmo já troquei a estrutura desse comando, do meu Monza GLS 96, que usei uma peça nova, mas do comando sem ar condicionado e passei todas as peças de uma para outra. Faz muitos anos que fiz isso, mas não me lembro os passos que fiz. Lembro que é simples e fácil de fazer, pois tudo é encaixado.

Use a lógica e o bom senso que vai dar certo. Só tome cuidado com a estrutura, para não danificar, pois pelo tempo de uso pode estar ressecada.

Boa sorte.

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José_Augusto
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jan 2015, 21:58
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocar alavancas do comando do ar condicionado

Mensagem não lida por José_Augusto »

Obrigado pela resposta Carlos.
Acontece que o comando original do meu carro estava com a estrutura ruim. Quando fui procurar na internet, encontrei um por míseros 50 reais e com apenas uma alavanca quebrada, a que alterna ar quente-frio. Provavelmente travou o cabo de aço e forçaram ela, ocorrendo a quebra.
Hoje eu consegui tirar a alavanca do comando velho. Abaixo segue um passo-a-passo para fazer. Não faça com pressa, é quase uma cirurgia. :lol:
É mais jeito do que força.

1. Siga o passo a passo deste tópico para retirar o subconjunto do seletor (peças brancas). Basicamente é soltar as travinhas de aço.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?t=17494

2. Retire o acabamento das pontas (linha vermelha). Basta puxa-los fazendo leves movimentos de um lado para o outro.
Comando1.PNG
3. Retire o acrílico com extremo cuidado com a unha mesmo para controlar a força. Perceba que ele é encaixado (linha vermelha), basta colocar a unha entre o acrílico e a estrutura(linha azul) nos dois lados e levantar. Veja imagem abaixo.
Comando.PNG
4. Retire 1 e 2 que são apenas encaixados.
Comando4.PNG
5. Para retirar a alavanca do ar quente-frio, deve-se leva-la até o meio da escala e com os dedos fazer o movimento para abrir um pouco o vão, o suficiente para puxar a alavanca. Não aconselho utilizar chave de fenda ou qualquer outro objeto metálico, pode estragar a estrutura.
comando 2.PNG
6. Retire a borracha quadrada que está encaixada e desencaixe o garfo na parte traseira.
Comando3.PNG
7. Empurre a alavanca para trás. Pronto, já saiu. Essa é a mais fácil.

Para retirar a alavanca do seletor é mais complicado. A geometria dela atrapalha muito na desmontagem/montagem, por isso ela não sai por trás como a outra.

8. Leve a alavanca até a posição indicada e com extremo cuidado abra o o vão e puxe a alavanca. Se sua estrutura tiver algum tipo de trinca nessa região isso pode causar o colapso dela. Isso deve ser feito com as mãos mesmo, para você controlar melhor a força.
comando5.PNG
Para montagem é só fazer os passos ao contrário.

Como citei em algumas partes, evite usar chaves metálicas, pode estragar uma estrutura boa. Mas se seu caso for como o meu, que precisava tirar as alavancas boas de uma estrutura totalmente condenada para aproveitar em outro, pode usar para agilizar.

Desculpe não ter as fotos reais do procedimento que fiz, pois estou sem câmera no celular.
Qualquer dúvida ou sugestão é só falar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GL 1995 Verde Vivaldi 2.0 Gasolina
Monza SL/e 1989 Marrom claro metálico 2.0 Álcool - Salvamento e Restauração.
Responder