Água fervendo no reservatório

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Evaldo55
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Abr 2018, 21:09
Cidade: Gravatá
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Evaldo55 »

Nobres Amigos boa tarde!
Quando o ponteiro da indicação de temperatura chega próximo ao meio, raramente o ventilador do radiador dispara, (o carro está em manutenção, sempre desligo o motor para evitar danos), o que acontece é começar a sair um vapor d´agua quente pela tampa do reservatório. Recentemente troquei o sensor de temperatura d´agua e o ventilador estava normal e agora retornou a não funcionar novamente. Estou querendo trocar a válvula termostática mas estou em dúvida. Seria esse o problema?
Obrigado!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa tarde.

O problema só vai saber o que é, depois de fazer os devidos testes. Há muitas possibilidades para o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por jorgeAP »

Confere primeiro se a válvula termostática está abrindo.
Para isso é muito fácil e só ligar o carro e a medida que a temperatura for subindo vai colocando a mão na mangueira que saí da válvula para o radiador ela vai estar fria e depois que a válvula for abrindo vai esquentando aos poucos com a passagem de água pro radiador. Ela demora mesmo a abrir geralmente depois que o ponteiro chega proximo ao meio.
Ela vai abrindo aos poucos de acordo com a temperatura.
É um teste simples mas tá pra chegar a uma conclusão se abre ou não. Resta saber se abre o suficiente.ou trava antes de abrir por completo.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mais fácil primeiro testar a tampa que pode ser uma das prováveis causa do sintoma. Depois verificar se tem ar no sistema de arrefecimento.
O teste da tampa é feito com mesmo equipamento de caçar vazamentos do sistema de arrefecimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se o eletro ventilador do radiador não começar a funcionar na hora certa, a água no radiador não vai esfriar, e então poderá sair vapor pela válvula de alívio da tampa.
Qto à válvula termostática, não acredito que ela não esteja abrindo, pois se ela permanecesse fechada a água do reservatório, que se comunica com o lado do radiador, não estaria quente. Estaria quente a água que ficaria represada do lado do motor.
Mas acho que a primeira coisa a se pesquisar é porque o eletro ventilador não está sendo acionado.
Quando tem ar no sistema eu já vi acionar o eletro ventilador antes da hora e não parar mais.
Cuidado para não deixar superaquecer o motor, pois pode queimar a junta do cabeçote e até fundir os casquilhos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Evaldo55
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Abr 2018, 21:09
Cidade: Gravatá
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Evaldo55 »

Obrigado amigos pela atenção.
JORGE, a mangueira que sai da válvula termostática para o radiador realmente ela esquenta a medida que o motor vai funcionando, então acredito que não seja a válvula termostática, valeu a dica.
CARLOS A FREIRE, não tenho esse equipamento para verificar a tampa, teria outra forma de fazer isso? Assim como verificar se tem ar no sistema?
LUIZ CARLOS, você sabe qual componente manda o sinal para o controle do ventilador?
Amigos sou um pouco leigo, mas estou estudando feito um condenado, rsrsrs! Um dia eu chego lá.
Grato
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

CARLOS A FREIRE, não tenho esse equipamento para verificar a tampa, teria outra forma de fazer isso?
Evaldo

Uma maneira seria comprar uma tampa nova. Sairia mais barato do que levar o carro a uma oficina para testar a mesma.
como verificar se tem ar no sistema?
É só afrouxar o sensor de temperatura, aquele que fica próximo da válvula termostática. Se tiver ar no sistema, vão sair bolhas. Espera-se até sair líquido sem bolhas e então aperta-se a válvula.
LUIZ CARLOS, você sabe qual componente manda o sinal para o controle do ventilador?
O componente que envia sinal para o módulo de injeção, para que ele comande o funcionamento do eletro ventilador, é o sensor de temperatura. O mesmo citado aí em cima.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Água fervendo no reservatório

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Aqui na capital paulista, pelo menos os reparadores que conheço, não cobram pelo teste da tampa, mesmo porquê, a incidência de tampa nova com defeito é grande. Sai mais barato testar a tampa do que fazer a manutenção no cabeçote por conta de super aquecimento causado por uma tampa com defeito e, muitas vezes, tampa nova.
Se procurar na internet, vão comprovar o que estou dizendo sobre tampas novas com defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder