Aonde é a posiçao certa pra acionar o eletro ventilador?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
jefferson silvestre
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:10
Cidade: baruari
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Aonde é a posiçao certa pra acionar o eletro ventilador?

Mensagem não lida por jefferson silvestre »

Fala pessoal blz. Meu monza esta acionando o eletro ventilador com 1/4 do ponteiro do painel . vi que por ser etanol tem que acionar com 2/4 .tenhoque me preocupar? A temperatura depois que desliga o eletro ventilador fica pouca coisa acima do azul.a VT é nova de acionamento a 92°.
Fis o cabeçote tem 2 semanas e troquei todo o arrefocimento. Bomba dagua , mangueiras . só nao troquei os dois sensores de temperatura e o radiador. É essa minha duvida . sou novo por aqui desculpem tantas perguntas. Valeu.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aonde é a posiçao certa pra acionar o eletro ventilador?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como já foi comentado em vários tópicos aqui no fórum sobre o mesmo assunto, a condição normal para qualquer Monza independente de ano, modelo
e combustível, é de a ventoinha ligar em 1/2 escala e desligar em 1/4 de escala.
Em 1995 não era fabricado Monza com injeção MPFI, se o seu estiver com esse tipo de IE, houve uma adaptação e como sendo adaptação é preciso avaliar procedimentos, peças e configurações.
Se for um Monza EFI, a VT tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. O sensor CTS que fica no perto da VT é que informa a UCE para que com essas informações ative e desative a ventoinha.
Com um termômetro de mira a laser em conjunto com scanner, faça a aferição da temperatura de trabalho desse motor, caso dor EFI.
A ventoinha liga aos 101ºC e desliga aos 94ºC. Se estiver nessa condição, está em ordem e precisa verificar o problema do painel com a marcação errada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Tiago tfs
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Mai 2018, 01:05
Cidade: Montividiu
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aonde é a posiçao certa pra acionar o eletro ventilador?

Mensagem não lida por Tiago tfs »

No meu caso, ela aciona no painel nem chega no meio , é normal?!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aonde é a posiçao certa pra acionar o eletro ventilador?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tiago tfs escreveu: 28 Mai 2018, 01:27 No meu caso, ela aciona no painel nem chega no meio , é normal?!
Sim é normal e foi comentado acima as condições do marcador do painel, para o momento em que a ventoinha é ativada e desativada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder