Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Problema com ventilador interno do Monza 1986 sem A/C

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Depois de muito lutar pra saber a causa de o ventilador não estar funcionando, fui medir com meu multimetro as saidas do chicotinho onde está ligado o ventilador na parte do motor, e não está indo energia pra lá... E la dentro do carro no chicotinho do seletor de velocidade do ventilador, está indo energia normal. O problema detectei, agora quero saber o motivo de nao estar indo energia na "tomadinha" que liga la no ventilador. Alguém tem alguma ideia? Um amigo disse que pode ser o seletor de velocidade q ta com defeito, será que é isso mesmo? Pois não chega a pegar nenhuma velocidade. Outro ja disse que pode ser um tal de "carvãozinho" que não faço ideia do que seja kkk'.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema com ventilador interno do Monza 1986 sem A/C

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

franklyn_andrade escreveu: 28 Dez 2017, 00:48 Depois de muito lutar pra saber a causa de o ventilador não estar funcionando, fui medir com meu multimetro as saidas do chicotinho onde está ligado o ventilador na parte do motor, e não está indo energia pra lá... E la dentro do carro no chicotinho do seletor de velocidade do ventilador, está indo energia normal. O problema detectei, agora quero saber o motivo de nao estar indo energia na "tomadinha" que liga la no ventilador. Alguém tem alguma ideia? Um amigo disse que pode ser o seletor de velocidade q ta com defeito, será que é isso mesmo? Pois não chega a pegar nenhuma velocidade. Outro ja disse que pode ser um tal de "carvãozinho" que não faço ideia do que seja kkk'.
Lá em cima eu fiz a pergunta se tinha verificado a tensão no motor.

Possíveis problemas: Fusível, chicote, chave seletora e relê. Tem que avaliar e verificar onde a tensão está interrompida.

PS: Já tinha aberto um tópico e não finalizado sobre o mesmo problema, não era preciso abrir outro tópico sobre a mesma conversa. Para melhor organização do fórum, fundi os dois tópicos.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Olá Carlos Freire, bom dia.

Desculpe, sou meio novo por aqui kkk, ainda não tinha usado foruns.

Você ja tinha me falado isso antes msm, mas só agora comprei um multimetro para fazer esse teste. Eu não tinha.
Fusível e relê ja foram verificados, não são. Resta saber se é então o chicote ou a chave seletora.
Como disse, la na chave seletora chega energia, mas não chega la na outra extremidade do chicote, onde liga no motor do ventilador.
O antigo dono relatou que ele usava o ventilador normal, e "de repente" um certo dia parou de funcionar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A tensão tem que entrar e sair da chave seletora. Se tiver tensão entrando e não sai, o defeito está na chave.

Olhando no esquema elétrico do Monza 90, o motor de ventilação interna é de posição M4 e a chave seletora a S25.

A tensão entra na chave e sai um fio para cada velocidade, onde cada velocidade do motor se dá por perda de corrente em resistências.
A 3ª velocidade vai direto ao enrolamento do motor a 1ª e 2ª por resistências.

Entrada na chave: Fio azul de 1,0mm
Saídas da chave:
Velocidade 1 - Fio Azul de 0,75mm, que entra na posição 1 do motor (resistência)
Velocidade 2 - Fio Cinza de 1,0mm e entra na posição 2 do motor (resistência)
Velocidade 3 - Fio amarelo de 1,5mm e entra na posição 3 do motor
O fio marrom de 1,5mm é o aterramento que sai do motor

Agora é só medir tensão nesses pontos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Boa tarde!
Enfim com o ventilador arrumado! :D
Era só a bendita da chave seletora kkk''
obrigado pela atenção que me foi dada!

Feliz Ano Novo a vocês!
tonatto
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:20
Cidade: Tijucas
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por tonatto »

Opa, eu também , estou com este problema, porém o meu tem AC, diz o antigo dono, que se não arrumar o AC o motor do ventilador não fucionará isso procede ?Já verifiquei fusíveis e não estão queimados.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tonatto escreveu: 06 Jan 2018, 15:58 Opa, eu também , estou com este problema, porém o meu tem AC, diz o antigo dono, que se não arrumar o AC o motor do ventilador não fucionará isso procede ?Já verifiquei fusíveis e não estão queimados.
O motor de ventilação interna não depende do A/C para funcionar. Ocorre que nos modelos de Monza com A/C, para a ventilação funcionar o alternador tem que estar carregando a bateria. Ou seja, a luz de carga da bateria tem que acender ao ligar o contato da ignição e apagar assim que o motor entrar em funcionamento. Se a luz de carga da bateria não acender com motor parado e ignição ligada, o alternador só vai carregar a bateria depois que o motor entrar em alta rotação. Então, o primeiro passo é verificar o funcionamento dessa luz. Caso esteja em ordem, ai seria preciso uma análise melhor no relê principal e alimentações elétrica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
tonatto
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:20
Cidade: Tijucas
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por tonatto »

Então amigo . Alternador pelo visto Está ok . Pois ficou uns 4 dias sem funcionar e tive de fazer uma transferência de carga para pegar. Deixei na lenta 20 min depois sei a partida e pegou bem. Irei ver os reles então. Devem estar na caixa de fusível. Obrigado.
Responder